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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Confederação do Equador (1824)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Confederação do Equador (1824)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS8_16UND02

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto e imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que estejam utilizando, encaminhe o objetivo da aula, os materiais e os questionamentos propostos nesta etapa.

Você pode enviar um pequeno áudio ou vídeo explicando que, apesar de uma das manchetes dizer que o “Nordeste é alvo de xenofobia do Sudeste”, que este termo não é o mais apropriado pois se refere a aversão/ódio ao estrangeiro, mas que no caso da reportagem este termo está sendo utilizado com o significado de preconceito e rejeição relacionados ao lugar de origem de alguém, mesmo sendo do mesmo país.

Dê um prazo para que os alunos possam refletir sobre as fontes e responder os questionamentos. Eles podem enviar suas respostas escritas ou em formato de áudio ou vídeo, no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar as fontes, acompanhadas dos questionamentos propostos nas orientações da etapa, uma de cada vez, assim como previsto originalmente, ou pode encaminhar as duas fontes ao mesmo tempo, com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para que os alunos as analisem.

No caso de textos antigos, como o Manifesto, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta, para que os alunos possam acompanhar o texto lendo junto com você e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, eles consigam compreender melhor o texto.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as suas respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Para produzir o cordel, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode enviar informações sobre como fazer um cordel, disponíveis nas orientações desta etapa. Você também pode propor que os alunos produzam um texto, poema, desenho, entre outros, relacionando xenofobia e política com base no que foi discutido durante a aula.

Se você optar por marcar uma aula síncrona ao final da problematização, você já pode aproveitar este momento e criar o cordel coletivamente com a turma.
De qualquer maneira, incentive os estudantes a compartilhar as suas visões sobre os dois textos com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil: <https://tvescola.org.br/videos/historia-do-brasil-por-boris-fausto-imperio/>.

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país: https://www.eravirtual.org/visitas-virtuais/     - 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
     - Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
     - Google Sala de Aula (como criar uma turma): https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020273?hl=pt-BR&ref_topic=9049977
     - Google Drive (como organizar pastas): https://youtu.be/CI_jN0ieQCw
     - Google Meet (como criar uma reunião online): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_16UND02

(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.


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