Fonte 1 da problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Confederação do Equador (1824)
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das fontes da Contextualização e da Problematização.
Imagem dos torcedores: https://www.gettyimages.com/detail/news-photo/players-of-brazil-and-colombia-stand-for-the-national-news-photo/589403154
Imagem do time cantando o Hino Nacional:
Textos sobre os ataques xenofóbicos:
Fontes da Problematização:
Fonte 1: ANDRADE, Manoel de Carvalho Paes de. Manifesto. 1824. Disponível em:
<http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Fonte 2: PANFLETO manuscrito. 1824. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Para você saber mais:
A Confederação do Equador foi um movimento republicano, constitucionalista e com um viés separatista que eclodiu na província de Pernambuco em 1824.
A Confederação foi uma resposta ao autoritarismo do monarca D. Pedro I. O estopim da revolta foi a nomeação de Francisco Pais Barreto como presidente de província no lugar de Manoel Paes de Andrade, que havia sido escolhido pelos políticos da província pernambucana. Além da questão da nomeação do presidente havia uma grande tensão em torno da Constituição outorgada pelo imperador, considerada autoritária e centralizadora.
O movimento cresceu e contou com participação popular. O objetivo era formar uma república independente na área que hoje corresponde à região Nordeste. Após a radicalização do processo muitos membros da elite abandonaram o movimento, que acabou sendo derrotado pelas forças imperiais.
Até hoje o movimento é resgatado como um marco da identidade nordestina, tendo sido homenageado em música interpretada pela cantora Elba Ramalho chamada “Nordeste independente”.
Link da música: https://www.youtube.com/watch?v=C8JOf7pwl3A. Acesso em: 3 dez. 2018.
Para mais informações: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro e leia o objetivo para toda a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos de três ou quatro alunos e apresente as imagens acima. As imagens mostram o paradoxo do sentimento de unidade nacional. De um lado a união de sentimentos provocada pela torcida na Copa do Mundo, quando brasileiros de todas as regiões se unem no pertencimento a um time que vai disputar um jogo, e de outro a ruptura desta união quando o assunto é política e ficam evidenciadas diferentes visões de mundo, necessidades e demandas. Explique aos alunos o que significa preconceito relacionado a lugar de origem, pois na segunda imagem do slide a legenda utiliza o termo xenofobia, que não seria o termo apropriado porque diz respeito a uma aversão ao estrangeiro. Entretanto, neste caso o conceito xenofobia está sendo utilizado significando “Hostilidade; receio, medo ou rejeição direcionados a quem não faz parte do local onde se vive ou habita” presente em: (https://www.dicio.com.br/xenofobia/). E importante que se faça esta observação aos alunos e se certifique de que eles compreendam a questão apresentada.
Sinta-se à vontade para acessar os links com os textos na íntegra e utilizar outros elementos além da manchete se achar mais interessante.
Enquanto eles observam as imagens faça provocações aos alunos organizadas em alguns pontos:
- O que provoca o sentimento de união nacional na Copa do Mundo?
(Espera-se que os alunos comentem que a população se une pelo sentimento de expectativa de vencer os jogos e compartilha todas as angústias e alegrias que o jogo proporciona como se fossem parte de um só. E este sentimento também é um desdobramento da construção da nacionalidade.)
- Em que outros momentos podemos perceber esta união?
(Os alunos podem citar feriados nacionais, como o Dia da Independência e a Proclamação da República, quando o professor também poderá relembrar que os feriados são utilizados para forjar este sentimento de nacionalidade, fazendo lembrar de algum acontecimento selecionado pelo seu significado.)
- Você já presenciou algum caso de preconceito contra nordestinos?
(A resposta a esta provocação vai variar muito diante do local e/ou da turma em que a aula for aplicada. Em regiões do Sul e do Sudeste é mais comum ouvir piadas, expressões e ações preconceituosas contra nordestinos, mas alunos da própria região podem relatar algo que tenham visto nas mídias.)
- Por qual motivo este problema sempre se acentua nas eleições presidenciais?
(Se os alunos não conseguirem responder nada o professor deve ressaltar o ponto de que o Brasil é muito grande e diverso, e que naturalmente os interesses das pessoas não são os mesmos, variando conforme classe social, raça, etnia, gênero e também região.
Os ataques preconceituosos partem de uma incompreensão da realidade do outro, o que gera ódio e agressões.)
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar as imagens uma de cada vez pode-se imprimi-las e entregar aos grupos ou ainda escrever as manchetes no quadro e levar imagens semelhantes e com a mesma proposta de recorte de jornais ou revista e fazer circular entre
os grupos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações para a fonte 1: Divida a turma em grupos e distribua cópias da fonte 1 para estes grupos. A fonte é um manifesto escrito pelo então presidente da província de Pernambuco, Manoel de Carvalho Paes de Andrade, convocando todos os brasileiros para aderir à Confederação do Equador.
O importante a ser observado nesta fonte são os argumentos utilizados para se opor ao regime imperial de D. Pedro I.
Recomendo disponibilizar alguns dicionários para os alunos consultarem em caso de dúvidas quanto ao significado de palavras presentes na fonte 1.
Transcrição da fonte 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJugAGSX7Suaz4eHpARuy3jzdeNCMV3QSFaAG3fSTr5uysWQBSP6fM3ZdG8Q/his8-16und02-fonte-1-da-problematizacao.pdf
Antes de os alunos começarem a leitura, o professor deve contextualizar a fonte nos acontecimentos da época. A Confederação do Equador é um movimento republicano que surgiu como resposta à dissolução da Assembleia Constituinte, em 1823. Os líderes deste movimento reclamavam do autoritarismo de D. Pedro I que ficou evidente tanto no ato da dissolução da Assembleia quanto no próprio conteúdo da carta. Diante disso, este documento nos ajuda a entender tanto as disputas da época em torno do sistema de governo e do autoritarismo imperial quanto as discordâncias
entre poderes centrais e regionais, que são o foco desta aula.
Após esta breve explicação os alunos deverão ler e analisar a fonte. Para auxiliar a leitura da fonte e assegurar que pontos fundamentais não passem despercebidos o professor deverá circular entre os grupos e fazer algumas provocações:
- De que maneira o presidente de província se refere ao sistema de governo da época dele?
No texto autor se refere à monarquia como um “sistema de governo defeituoso em sua origem” além de fazer várias críticas à centralização de poder e recursos.
- Qual sentimento ele tem em relação aos portugueses?
O autor do manifesto se refere aos portugueses como inimigos.
- O presidente de província cita os Estados Unidos e a Europa. Qual relação ele estabelece com cada um destes lugares e por quê?
No texto está claro que o manifesto se refere positivamente aos Estados Unidos, que eram uma república em concordância com as “luzes” da época, no qual ele afirma que os sistemas dos dois países deveriam ser idênticos. Já em relação à Europa ele usa o adjetivo “encarnecida” e rejeita o sistema monárquico que vem de lá.
Problematização
Orientações para a fonte 2: 10 minutos após a atividade com a fonte 1, distribua cópias da fonte 2 para todos os grupos. Antes de os alunos começarem a leitura e a análise do segundo, é importante contextualizar, sucintamente, que estes versos são parte de um manifesto anônimo encontrado nas ruas de Recife durante o processo da Confederação do Equador. Caso deseje e possua recursos necessário, projete a imagem do texto manuscrito, que pode ser encontrado no link abaixo.
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento. Acesso em: 3 dez. 2018.
Transcrição da fonte 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JpwE9wSJmPwzcxcDdnkzgAAsvZRndYhXf4sTFyhdmTBJ3tHDtTK8593bYwaw/his8-16und02-fonte-2-da-problematizacao.pdf
A fonte 2 utiliza uma linguagem mais poética para expressar sentimentos parecidos com os que estão presentes no manifesto da fonte 1. Os alunos deverão encontrar estas similaridades, oriente-os neste sentido. Saliente também junto dos alunos qual a estrutura deste texto, faça com que eles reparem nas rimas e nas estrofes.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Mantenha os grupos unidos e peça para que cada um deles produza coletivamente um cordel com o tema preconceito contra pessoas de outros lugares e política no Brasil atual. Os alunos deverão se posicionar criticamente em relação aos ataques xenofóbicos sofridos por nordestinos em época de eleição, que foram lembrados na Contextualização da aula. O professor deve instruir os alunos a citar partes das fontes
da Problematização nas suas produções ou que façam referência ao movimento da Confederação do Equador com base nas fontes analisadas.
A estrutura do cordel baseia-se em estrofes de quatro versos com rimas. Para saber mais sobre as características do cordel acesse https://www.estudopratico.com.br/literatura-de-cordel/
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, os materiais e os questionamentos propostos nesta etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Você pode enviar um pequeno áudio ou vídeo explicando que, apesar de uma das manchetes dizer que o “Nordeste é alvo de xenofobia do Sudeste”, este termo não é o mais apropriado pois se refere a aversão ou ódio ao estrangeiro. Explique que, no caso da reportagem, este termo está sendo utilizado com o significado de preconceito e rejeição relacionados ao lugar de origem de alguém, mesmo sendo do mesmo país.
Dê um prazo para que os alunos possam refletir sobre as fontes e responder os questionamentos. Eles podem enviar as respostas escritas, em formato de áudio ou vídeo, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, acompanhadas dos questionamentos propostos nas orientações da etapa, assim como previsto originalmente, ou enviar as duas ao mesmo tempo, com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para que os alunos as analisem.
No caso de textos antigos, como o Manifesto, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta, para que os alunos possam acompanhar o texto lendo junto com você e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, eles consigam compreender melhor o texto.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Umapossibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Para produzir o cordel, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode enviar informações sobre como fazer um cordel, disponíveis nas orientações desta etapa. Também pode propor que os alunos produzam um texto, poema, desenho, entre outros, relacionando xenofobia e política com base no que foi discutido durante a aula.
Se optar por marcar uma aula síncrona ao final da problematização, você pode aproveitar este momento e criar o cordel coletivamente com a turma.
De qualquer maneira, incentive os estudantes a compartilharem as visões sobre os dois textos com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Carlos de Melo Silva
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil do século XIX
Objeto(s) de conhecimento: O poder regencial e as contestações ao poder central.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI16 Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Palavras-chave: Confederação do Equador, separatista, Nordeste, império.
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