16363
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - A Balaiada (1838) - Versões sobre o conflito

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Balaiada (1838) - Versões sobre o conflito

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais:PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o provérbio africano e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- O leão é um animal feroz, considerado o rei da selva, mas sofre com a desvantagem tecnológica em relação aos seres humanos. Imagine que os leões falassem, você acha que eles iriam dizer que é justo serem caçados por seres humanos que têm armas de fogo, binóculos, carros, entre outras tecnologias que eles não têm?
- Será que, para os leões, o caçador deve ser glorificado?

Questão para responder:
- Qual a lição que este provérbio busca ensinar?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões acima e debatam, no próprio grupo da sala, a questão para responder. Estabeleça um prazo para que possam fazer isso.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes e os questionamentos propostos nas orientações da etapa. No caso de textos antigos, como do jornal Chronica Maranhense, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta, para que os alunos possam acompanhar lendo juntos e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, eles consigam compreender melhor o texto.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Para produzir o quadro comparativo entre as duas fontes da problematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode enviar o modelo do quadro, que está disponível na aba materiais e atividades deste plano, e os alunos podem preenchê-lo usando o computador ou smartphone, imprimir e responder à mão, ou fazer um quadro no caderno (baseando-se no modelo enviado). Nestes dois últimos casos, os alunos podem enviar fotografia dos quadros para que você e o restante da turma possam ver.

Se você optar por marcar uma aula síncrona ao final da problematização, pode aproveitar este momento e construir o quadro coletivamente com a turma.
De qualquer maneira, incentive os estudantes a compartilharem as visões sobre os dois textos com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_16UND01

(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas