16361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência do Haiti: seus líderes, suas causas e seus efeitos.

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência do Haiti: seus líderes, suas causas e seus efeitos.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data Show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas, imagens e textos.

Material complementar:

Mapa do Haiti:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZh8n5VEaRHVhDnyFyTRXtTV5TRGUhUXQRn7wEVAkdMJYWhqgttcz7rvtMvh/his8-10und01-mapa-haiti.pdf

Rebelião de escravos em São Domingos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxKMSJNZWmBW38P2utbgu6gXQ8GZdmJeCT3PQ3QQfgvUcnJz2AvjdxsaJM6T/his8-10und01-revolta-geral-dos-negros-massacre-dos-brancos.pdf

Imagem de Toussaint L’Overture e síntese sobre o personagem histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PpMNdcFGTgkPfyqwa6kGSQAKMvKqEMh78FFKccUyuJUWKxPPPRJ75rQM79Rf/his8-10und01-toussaint.pdf

Trecho de carta de Toussaint L’Overture:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvHAMxbPMCpbVuFXjvzUFjrFGY9tThtN9CN2sjS2Bnb28rxz3tsUWd9eqQwg/his8-10und01-trecho-escrito-por-toussaint.pdf

Estátua de Toussaint L’Overture para elaboração de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8vMyQfUmsNmj2CWuYRKwYXDeTaFrd2QhRr46ysFw2TVA38rNwwRhEjjzaVev/his8-10und01-cartao-postal-para-sistematizacao.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não seja fornecido a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado ao fim da aula. Pode-se provocar os alunos para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e “independência”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Questione aos alunos sobre a localização geográfica do Haiti no mapa. Destaque que Haiti e República Dominicana formam uma das grandes ilhas do Oceano Atlântico. Questione se, com as informações do mapa, é possível identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti. Caso necessário, chame atenção para o fato do país não estar na África, mas na América. Neste ponto, vale questionar o motivo de muitas pessoas acharem que o Haiti é um país africano e pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre isso.

Fonte: Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92246.shtml . Acesso em: 16/12/2018.

Caso não seja possível projetar o mapa, leve a imagem impressa ou um atlas que permita aos alunos localizar geograficamente o Haiti.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa imagem representa a Rebelião de escravos em São Domingos, em 1795. Ela é parte de uma série de revoltas de escravizados iniciada em 1791 e que acabaram levando à independência do território juntamente com a abolição.

A partir dessa imagem, provoque os alunos com alguns questionamentos:

  • O que mais chamou atenção nessa imagem?
  • Notaram a grande quantidade de fumaça na pintura? O que ela representa?
  • Qual seria a causa da revolta?
  • Por que os brancos estão fugindo?
  • Notaram a grande quantidade de negros na pintura? Por que eles estavam tão revoltados?

Obra: Revolta geral dos negros. Massacre dos Brancos. "Saint-Domingue, ou histoire de ses revolutions ..." (Paris, 1815). Autor anônimo.

Fonte da imagem: Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint-Domingue%2C+ou+histoire+de+ses+revolutions&title=Special%3ASearch&go=Ir#/media/File:Frontispiece_from_the_book_Saint-Domingue,_ou_Histoire_de_Ses_R%C3%A9volutions._ca._1815_(colorcopy).jpg . Acesso em: 18/12/2018.

Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida.

Para você saber mais:

SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia com a turma sobre a questão demográfica do Haiti durante o processo de independência. Questione acerca da formação populacional da ilha naquele contexto, para que os estudantes observem que 90% da população era formada por escravizados. Caso seja necessário, retorne para a imagem anterior e verifique como os dados demográficos aparecem na pintura.

Para você saber mais:

SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Essa imagem representa Toussaint L’Overture. Peça aos alunos que comentem as impressões iniciais passadas pela imagem. Faça as seguintes provocações:

  • Quem seria essa pessoa?
  • É um militar?
  • Que detalhes da imagem indicam que ele é um militar?
  • Qual a etnia dele?
  • Ele fazia parte da maioria da população?
  • Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre?
  • Essa pintura faz alguma referência à França?
  • As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme remete aos de militares franceses?
  • Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação no processo de independência?
  • Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo?

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:G%C3%A9n%C3%A9ral_Toussaint_Louverture.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

Se houver interesse de aprofundar a figura do líder da Revolução Haitiana, fazendo-o de modo comparativo, apresente uma pintura de Napoleão Bonaparte e estabeleça semelhanças em relação a pintura de L’Overture.

Pintura de Toussaint L´Overture:

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:Toussaint_Louverture,_chef_des_insurg%C3%A9s_de_Saint-Domingue.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

Pintura de Napoleão Bonaparte:

Fonte: Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/orinoco/media/images/large/2017/03/15/cavalo-branco-de-napoleao.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

A partir dessa imagem, pode-se observar como ambos estão sendo apresentados nas pinturas, analisando que ambos são militares, representados como heróis nacionais em seus cavalos. Pode-se questionar se os ideais de L’Overture e Bonaparte eram semelhantes ou opostos.

É possível, ainda, enriquecer mais a comparação adicionando a imagem de Jean Jacques Dessalines.

Fonte: Haiti Libre. Disponível em: http://www.haitilibre.com/images-a/g-22419.jpg . Acesso em: 15/11/2018.

O ex-escravizado Jean-Jacques Dessalines liderou outros cativos no combate e conseguiram expulsar o exército francês do território. Em 31 de dezembro de 1803, a Declaração de Independência do novo país foi aprovada e a colônia de São Domingos foi proclamada independente, recebendo o nome de Haiti.

Pode-se estabelecer semelhanças em relação ao uniforme, ao modo como cada um foi representado e o fato de, em ambos, haver destaque para o caráter militar e heróico dos personagens históricos.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida. Se não for colorida, informe os estudantes a respeito das cores que a compõe.

Para você saber mais:

Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:

Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia esse pequeno texto com a turma e levante alguns questionamentos: a participação de libertos no exército francês contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da escravidão na ilha? Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas colônias? Qual a participação de Toussaint L’Overture no processo de independência?

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar, o conteúdo desse slide pode ser lido aos alunos ou escrito no quadro.

Para você saber mais:

Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:

Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o trecho aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Após a leitura, questione os alunos:

  • A quem Toussaint está dirigindo esse texto?
  • Como ele se dirige aos destinatários?
  • Como Toussaint se apresenta para seu povo?
  • O que Toussaint quis dizer na frase: “Eu empreendi a vingança de minha raça”?
  • Qual a proposta de Toussaint em relação à escravidão?
  • Qual a intenção da carta de Toussaint?

Além desses questionamentos, caso não seja percebido pelos alunos, destaque o uso das palavras “liberdade” e “igualdade” na carta de Toussaint, relembrando que esses ideais indicam a influência da Revolução Francesa no processo de independência do Haiti.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o texto, leve o material impresso.

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar o debate sobre o processo de independência do Haiti com os alunos, seguem duas sugestões de trechos do historiador Leslie Bethel tratando do tema:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQwmZHMH2qbbKxHXnBkhzWaEQJzVrkrE9kHnNfRyGh6kFeGq8a8B7nfnJetE/his8-10und01-proposta-complementar-para-estudo-da-independencia-do-haiti.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha que os alunos produzam um cartão postal relatando o que foi discutido em aula sobre a História da independência do Haiti.

Dependendo da possibilidade de impressão do postal, a atividade pode ser em duplas, trios ou em grupos.

Em uma parte do cartão postal, os alunos devem assinalar o que foi aprendido na aula escrevendo informações sobre o processo de independência com intensa participação de escravizados e ex-cativos.

Em outra parte do postal, peça que os alunos encaminhem uma breve mensagem contando sobre o Haiti, sua visita à ilha e sobre a importância da independência na História do país.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8vMyQfUmsNmj2CWuYRKwYXDeTaFrd2QhRr46ysFw2TVA38rNwwRhEjjzaVev/his8-10und01-cartao-postal-para-sistematizacao.pdf

Caso queira imprimir uma imagem no verso do cartão postal, é sugerido a estátua de Toussaint L’Overture, permitindo que os alunos façam uma sistematização mais direcionada na figura do líder da independência, assinalando sua importância no processo emancipatório e abolicionista.

Link: http://lodehoyrd.com/wp-content/uploads/2017/08/f39e1c37f7af9df6b0fae63bd1f2a716-toussaint-africa.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

O cartão postal deve ser impresso e distribuído aos alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir muitas cópias do cartão postal, a atividade pode ser realizada em grupos. Caso não seja possível fazer a impressão, peça que os alunos elaborem o seu próprio cartão postal.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data Show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas, imagens e textos.

Material complementar:

Mapa do Haiti:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZh8n5VEaRHVhDnyFyTRXtTV5TRGUhUXQRn7wEVAkdMJYWhqgttcz7rvtMvh/his8-10und01-mapa-haiti.pdf

Rebelião de escravos em São Domingos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxKMSJNZWmBW38P2utbgu6gXQ8GZdmJeCT3PQ3QQfgvUcnJz2AvjdxsaJM6T/his8-10und01-revolta-geral-dos-negros-massacre-dos-brancos.pdf

Imagem de Toussaint L’Overture e síntese sobre o personagem histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PpMNdcFGTgkPfyqwa6kGSQAKMvKqEMh78FFKccUyuJUWKxPPPRJ75rQM79Rf/his8-10und01-toussaint.pdf

Trecho de carta de Toussaint L’Overture:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvHAMxbPMCpbVuFXjvzUFjrFGY9tThtN9CN2sjS2Bnb28rxz3tsUWd9eqQwg/his8-10und01-trecho-escrito-por-toussaint.pdf

Estátua de Toussaint L’Overture para elaboração de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8vMyQfUmsNmj2CWuYRKwYXDeTaFrd2QhRr46ysFw2TVA38rNwwRhEjjzaVev/his8-10und01-cartao-postal-para-sistematizacao.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não seja fornecido a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado ao fim da aula. Pode-se provocar os alunos para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e “independência”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Questione aos alunos sobre a localização geográfica do Haiti no mapa. Destaque que Haiti e República Dominicana formam uma das grandes ilhas do Oceano Atlântico. Questione se, com as informações do mapa, é possível identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti. Caso necessário, chame atenção para o fato do país não estar na África, mas na América. Neste ponto, vale questionar o motivo de muitas pessoas acharem que o Haiti é um país africano e pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre isso.

Fonte: Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92246.shtml . Acesso em: 16/12/2018.

Caso não seja possível projetar o mapa, leve a imagem impressa ou um atlas que permita aos alunos localizar geograficamente o Haiti.

Slide Plano Aula

Orientações: Essa imagem representa a Rebelião de escravos em São Domingos, em 1795. Ela é parte de uma série de revoltas de escravizados iniciada em 1791 e que acabaram levando à independência do território juntamente com a abolição.

A partir dessa imagem, provoque os alunos com alguns questionamentos:

  • O que mais chamou atenção nessa imagem?
  • Notaram a grande quantidade de fumaça na pintura? O que ela representa?
  • Qual seria a causa da revolta?
  • Por que os brancos estão fugindo?
  • Notaram a grande quantidade de negros na pintura? Por que eles estavam tão revoltados?

Obra: Revolta geral dos negros. Massacre dos Brancos. "Saint-Domingue, ou histoire de ses revolutions ..." (Paris, 1815). Autor anônimo.

Fonte da imagem: Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint-Domingue%2C+ou+histoire+de+ses+revolutions&title=Special%3ASearch&go=Ir#/media/File:Frontispiece_from_the_book_Saint-Domingue,_ou_Histoire_de_Ses_R%C3%A9volutions._ca._1815_(colorcopy).jpg . Acesso em: 18/12/2018.

Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida.

Para você saber mais:

SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia com a turma sobre a questão demográfica do Haiti durante o processo de independência. Questione acerca da formação populacional da ilha naquele contexto, para que os estudantes observem que 90% da população era formada por escravizados. Caso seja necessário, retorne para a imagem anterior e verifique como os dados demográficos aparecem na pintura.

Para você saber mais:

SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Essa imagem representa Toussaint L’Overture. Peça aos alunos que comentem as impressões iniciais passadas pela imagem. Faça as seguintes provocações:

  • Quem seria essa pessoa?
  • É um militar?
  • Que detalhes da imagem indicam que ele é um militar?
  • Qual a etnia dele?
  • Ele fazia parte da maioria da população?
  • Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre?
  • Essa pintura faz alguma referência à França?
  • As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme remete aos de militares franceses?
  • Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação no processo de independência?
  • Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo?

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:G%C3%A9n%C3%A9ral_Toussaint_Louverture.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

Se houver interesse de aprofundar a figura do líder da Revolução Haitiana, fazendo-o de modo comparativo, apresente uma pintura de Napoleão Bonaparte e estabeleça semelhanças em relação a pintura de L’Overture.

Pintura de Toussaint L´Overture:

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:Toussaint_Louverture,_chef_des_insurg%C3%A9s_de_Saint-Domingue.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

Pintura de Napoleão Bonaparte:

Fonte: Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/orinoco/media/images/large/2017/03/15/cavalo-branco-de-napoleao.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

A partir dessa imagem, pode-se observar como ambos estão sendo apresentados nas pinturas, analisando que ambos são militares, representados como heróis nacionais em seus cavalos. Pode-se questionar se os ideais de L’Overture e Bonaparte eram semelhantes ou opostos.

É possível, ainda, enriquecer mais a comparação adicionando a imagem de Jean Jacques Dessalines.

Fonte: Haiti Libre. Disponível em: http://www.haitilibre.com/images-a/g-22419.jpg . Acesso em: 15/11/2018.

O ex-escravizado Jean-Jacques Dessalines liderou outros cativos no combate e conseguiram expulsar o exército francês do território. Em 31 de dezembro de 1803, a Declaração de Independência do novo país foi aprovada e a colônia de São Domingos foi proclamada independente, recebendo o nome de Haiti.

Pode-se estabelecer semelhanças em relação ao uniforme, ao modo como cada um foi representado e o fato de, em ambos, haver destaque para o caráter militar e heróico dos personagens históricos.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida. Se não for colorida, informe os estudantes a respeito das cores que a compõe.

Para você saber mais:

Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:

Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia esse pequeno texto com a turma e levante alguns questionamentos: a participação de libertos no exército francês contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da escravidão na ilha? Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas colônias? Qual a participação de Toussaint L’Overture no processo de independência?

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar, o conteúdo desse slide pode ser lido aos alunos ou escrito no quadro.

Para você saber mais:

Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:

Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o trecho aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Após a leitura, questione os alunos:

  • A quem Toussaint está dirigindo esse texto?
  • Como ele se dirige aos destinatários?
  • Como Toussaint se apresenta para seu povo?
  • O que Toussaint quis dizer na frase: “Eu empreendi a vingança de minha raça”?
  • Qual a proposta de Toussaint em relação à escravidão?
  • Qual a intenção da carta de Toussaint?

Além desses questionamentos, caso não seja percebido pelos alunos, destaque o uso das palavras “liberdade” e “igualdade” na carta de Toussaint, relembrando que esses ideais indicam a influência da Revolução Francesa no processo de independência do Haiti.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o texto, leve o material impresso.

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar o debate sobre o processo de independência do Haiti com os alunos, seguem duas sugestões de trechos do historiador Leslie Bethel tratando do tema:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQwmZHMH2qbbKxHXnBkhzWaEQJzVrkrE9kHnNfRyGh6kFeGq8a8B7nfnJetE/his8-10und01-proposta-complementar-para-estudo-da-independencia-do-haiti.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha que os alunos produzam um cartão postal relatando o que foi discutido em aula sobre a História da independência do Haiti.

Dependendo da possibilidade de impressão do postal, a atividade pode ser em duplas, trios ou em grupos.

Em uma parte do cartão postal, os alunos devem assinalar o que foi aprendido na aula escrevendo informações sobre o processo de independência com intensa participação de escravizados e ex-cativos.

Em outra parte do postal, peça que os alunos encaminhem uma breve mensagem contando sobre o Haiti, sua visita à ilha e sobre a importância da independência na História do país.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8vMyQfUmsNmj2CWuYRKwYXDeTaFrd2QhRr46ysFw2TVA38rNwwRhEjjzaVev/his8-10und01-cartao-postal-para-sistematizacao.pdf

Caso queira imprimir uma imagem no verso do cartão postal, é sugerido a estátua de Toussaint L’Overture, permitindo que os alunos façam uma sistematização mais direcionada na figura do líder da independência, assinalando sua importância no processo emancipatório e abolicionista.

Link: http://lodehoyrd.com/wp-content/uploads/2017/08/f39e1c37f7af9df6b0fae63bd1f2a716-toussaint-africa.jpg. Acesso em: 15/11/2018.

O cartão postal deve ser impresso e distribuído aos alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir muitas cópias do cartão postal, a atividade pode ser realizada em grupos. Caso não seja possível fazer a impressão, peça que os alunos elaborem o seu próprio cartão postal.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano