16360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência do México: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência do México: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Canva.

Contexto
Como uma forma de instigar a turma sobre o tema a ser estudado, envie apenas a foto do Palácio Nacional do México e peça para que formulem uma hipótese sobre:
- Provável local deste prédio;
- Provável data em que foi construído;
- Provável função.
Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Dê um prazo para que possam responder no grupo da turma e, então, encaminhe o objetivo da aula, a bandeira do México, os textos sobre o Brasão das Armas da bandeira do México e “Um palácio e muitas histórias”, que você encontra na aba Materiais e Atividades. Informe que, agora, eles irão confirmar ou não as hipóteses.

Para a análise das fontes, encaminhe algumas questões norteadoras.

Questões para refletirem:
Bandeira
- A qual país esta bandeira pertence?
- O que você conhece sobre a história deste país? Onde ele está localizado? Quem foram os primeiros habitantes?
- O que será que o desenho do centro da bandeira significa?
Brasão de armas
- O que este símbolo representa?

Questões para responderem:
Um palácio e muitas histórias
- O que havia no local do Palácio antes da chegada dos europeus à América?
- O que ocorreu em Tenochtitlan após a chegada dos europeus?
- Quem construiu o Palácio? Para qual função? O Palácio permanece sendo utilizado para os mesmos fins atualmente?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para esta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Encaminhe a imagem do mural e o texto, juntamente com questões, para que eles reflitam e respondam sobre as duas fontes.
Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.

Questões para refletirem:
- Observe as roupas, a cor da pele e os objetos carregados pelas pessoas na imagem e tente identificar a quais grupos sociais elas pertencem? O que você acredita que significa a presença destes grupos?
- Como cada grupo está posicionado dentro da imagem?
- Existem elementos que representam a cultura asteca na imagem? Quais?
- Segundo o texto, que grupos sociais iniciaram o processo de Independência do México?

Questões para responderem:
- Que acontecimento esta imagem representa? Qual a visão do artista a respeito deste acontecimento?
- De acordo com o texto, no que se diferencia o movimento de Independência do México do restante da América do Sul?
- O texto confirma ou nega a visão apresentada por Diego Rivera em seu mural?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala, ou por escrito, via e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.

Sistematização
Para a atividade de sistematização, você pode propor que os alunos editem a imagem do Mural de Rivera com balõezinhos de diálogo. Para isso, existem vários aplicativos para computador e celular gratuitos que permitem adicionar balões de diálogo e sites, como o Canva.

Outra opção para a sistematização é propor que os estudantes façam uma releitura da obra incluindo os diálogos. A releitura pode ser feita através de um desenho ou de uma história em quadrinhos. Existe, ainda, a opção de propor que os alunos façam encenações com as frases, gravando áudios ou vídeos.

Independentemente da forma que escolher fazer a sistematização, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros.

Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilharem as criações com os familiares e com os amigos através das redes sociais.
O perfil do Instagram do Museu Dolores Olmedo no México disponibiliza imagens de várias obras em sua página, e algumas fotografias de Diego Rivera (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_07UND02

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas