16360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência do México: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência do México: os grupos sociais envolvidos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.

Material complementar:

Material para a Contextualização

Fotografia do Palácio Nacional do México, da bandeira mexicana e o Texto “ Um palácio e uma história” para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7qZH8E2pQvRb7R4rJAWWp4a8xDJ88uwFMWR6kvRJu9q5ACEQYyMzbyH5Jwa/his8-07und02-fotografia-do-palacio-nacional-do-mexico-e-quadro-informativo-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para a Problematização

Pintura Mural A Guerra de Independência do México (1929-1951), de Diego Rivera. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hYCWyc3Y3RAq622CrfSmKHwtZX99U4Fc75F5uDAqqvTpaF3rAqgyAbE5DMD4/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Fragmento de texto da obra História da América Latina, de Tulio Halperin Donghi.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5StwqHJXSD842ZnGzFnDzZJruVagkmArkBrNG53XDWz8cD2enhFq64rqbp/his8-07und02-fragmento-de-texto-da-obra-historia-da-america-latina-para-uso-na-problematizacao.pdf

Material para a Sistematização

Balões de diálogo. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96hW4McF5QNg529EQShkpYWkvnaGHrZMyqmdbSyvCQrmrTKtRCfW7DyTGtEc/his8-07und02-baloes-de-dialogo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DONGHI, Tulio Halperin. História da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjBmg74QPXb9cyXN2dYJRPkPdNndTed9QXxjJb9rYJSbfFJvzMbhWCHjxYtf/bethell-historia-de-america-latina-5-independencia.pdf. Acesso em: 3/12/2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima esta imagem e a do próximo slide bem como o texto “Um palácio e uma história” para os alunos. Caso não seja possível a impressão colorida das imagens, faça-a em preto e branco.

Para dar início à aula, primeiramente apresente para os alunos a fotografia contida neste slide. Peça que observem com muita atenção cada detalhe da imagem. Depois do primeiro contato dos alunos com a imagem, solicite a eles que comentem o que observaram, caso não haja uma participação efetiva, você pode usar alguns questionamentos para incentivar a participação dos discentes. Questões podem fomentar a participação dos alunos e incentivá-los

a compartilhar o que conseguiram observar com toda a turma.

  • O que a fotografia está representando? (Mais certo que os alunos irão dizer que se trata de um prédio muito grande, porém instigue-os para que eles possam ir além de observar apenas o prédio central da fotografia, incentive os alunos a olhar para outros elementos que compõem a imagem como é o caso da bandeira do país.)
  • Em qual país deve estar localizado este prédio? (Provavelmente os alunos dirão que é o México, uma vez que este é o tema da aula, mas, caso não percebam este detalhe, convide-os a observar a bandeira que se encontra representada na imagem. Caso eles não consigam identificar a bandeira, direcione a aula para o próximo slide, siga as orientações e logo em seguida retome novamente para este slide.)
  • Quando acham que esse prédio deve ter sido construído?
  • Qual a função deste prédio?

O interessante deste momento é que muitas vezes os alunos vão observar coisas que você talvez não tenha percebido. Caso os alunos atentem para algo que você não consiga esclarecer, não tenha receio em dizer que você não consegue sanar a dúvida naquele momento, mas se comprometa a trazer a informação em uma próxima aula. Temos disponibilizado muito material de apoio para você se inteirar melhor do assunto discutido nesta aula. Após se esgotar a maioria das possibilidades de análise do documento, siga para o slide que indica a leitura do texto “Um palácio e uma história”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Convide os alunos a observar com bastante atenção a bandeira representada. Questione-os sobre a qual país ela faz referência e lance algumas questões sobre a bandeira, buscando dar ênfase à presença do elemento asteca no centro do elemento e o que isto pode significar tanto em relação à ocupação deste território por estes povos quanto da participação indígena na construção da nação mexicana.

Sugestões de questões que podem ser realizadas:

  • A qual país esta bandeira faz referência?
  • Alguém conhece a história deste país? Onde ele está localizado? Quem foram os seus primeiros habitantes?
  • O que chama a atenção nesta bandeira? (Provavelmente os alunos irão comentar que é o desenho central.)
  • O que será que o desenho do centro da bandeira significa?

Após a análise dos alunos, retorne ao slide anterior e continue com as questões de análise da fotografia do ponto de onde parou.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua aos alunos o texto “Um palácio e muitas histórias”, que contém as informações históricas importante sobre o Palácio Nacional e convide-os a fazer uma leitura do documento. Caso você não tenha como projetar as fotografias, uma alternativa é realizar uma impressão colorida das imagens e distribuí-las aos alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas sem que o objetivo da aula seja comprometido.

Após a leitura, peça aos alunos que busquem identificar as características históricas do Palácio Nacional contidas no texto e logo em seguida comparem com a análise feita da fotografia. Para auxiliar neste momento lance algumas questões:

  • O que você acertou em relação à origem do Palácio?
  • O que chama mais a atenção nas informações apresentadas no texto?

Outras questões podem ser inseridas para promover a participação dos alunos.

Você deve dar ênfase às funções que o local onde o prédio está inserido ocupou ao longo da trajetória da construção da história mexicana, é fundamental que o aluno perceba que o espaço onde o Palácio Nacional se encontra hoje foi já foi sede de diferentes sistemas de governo, inclusive foi o local onde estava localizado o centro político do império asteca.

Fotografia do Palácio Nacional do México, da bandeira mexicana e o texto “Um palácio e muitas histórias” para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7qZH8E2pQvRb7R4rJAWWp4a8xDJ88uwFMWR6kvRJu9q5ACEQYyMzbyH5Jwa/his8-07und02-fotografia-do-palacio-nacional-do-mexico-e-quadro-informativo-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Palácio Nacional do México. Fonte: Site do Palácio Nacional do México. Disponível em: http://www.palacionacionaldemexico.mx/home.html Acesso em: 3/12/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para este momento os alunos farão uso de duas fontes históricas: uma iconográfica e uma textual. Ambas trazem informações importantes sobre o processo de independência do México. Na primeira análise, os alunos poderão perceber, segundo a visão do muralista Diego Rivera, quais grupos sociais participaram da luta pela Independência mexicana. Na segunda fonte, os alunos terão a visão do historiador argentino Tulio Halperin Donghi sobre quais grupos sociais participaram do processo de construção da Independência do México.

Projete ou imprima as fontes históricas. Em seguida convide os alunos a observar primeiro o mural de Diego Rivera. Exponha para os alunos informações técnicas sobre o Mural e seu autor e lembre-se de ressaltar que o original do mural se encontra no Palácio Nacional do México, analisado no momento da Contextualização. Estas informações você pode encontrar no Material complementar. É importante que os alunos tenham ciência de que esta imagem é a visão de um artista e de uma época sobre as lutas pela independência do México.

Após apresentar as informações técnicas sobre o mural, indague os alunos a respeito do que o artista quis representar com o desenho. Para começar a análise solicite que os alunos apontem o que veem na imagem. Peça aos alunos que anotem os elementos que eles estão observando e compartilhem com a turma.

Após esta primeira análise, convide novamente os alunos a olhar para a imagem e para os elementos que eles identificaram nela. Lance algumas questões para orientar os alunos durante esta análise mais sistemática.

Sugestões de questões:

  • Quais grupos sociais vocês observaram que estão presente na imagem?
  • O que significa a presença destes grupos nesta imagem?
  • Como cada grupo está posicionado dentro da imagem?
  • Existem alguns elementos que representam a cultura asteca na imagem?
  • Qual acontecimento esta imagem representa?
  • Segundo a imagem do muralista Diego Rivera, como foi a luta pela Independência no México?

Ao longo da análise da imagem outras questões podem ser organizadas por você com base nas próprias observações dos alunos. Ao finalizar o trabalho com esta fonte, siga para o próximo slide.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Convide os alunos a ler o fragmento de texto contido neste slide. É um trecho da obra História da América Latina, do historiador Tulio Halperin Donghi. Neste fragmento é possível observar, segundo as pesquisas realizadas por Donghi, como foi o processo de construção do movimento de independência do México e quais grupos sociais protagonizaram esta luta.

Primeiramente peça aos alunos para realizar uma leitura individual e silenciosa, em seguida, solicite que um aluno leia o trecho em voz alta para toda a sala.

Após a leitura, faça uso de algumas questões para fomentar uma análise mais sistemática do documento por parte dos alunos.

  • Segundo o fragmento, qual grupo social iniciou o processo de Independência do México?
  • Qual seria a especificidade do movimento de Independência do México quando comparado ao restante da América do Sul?
  • O que aconteceu com este movimento ao longo do tempo?
  • O texto contrapõe ou contribui para a afirmação da imagem do movimento mexicano transmitida por Rivera em seu mural?
  • Quais informações oferecidas por Rivera são confirmadas no fragmento de Halperin Donghi? Quais se distanciam?

Outras questões podem orientar a análise do documento. É importante que o professor busque realizar uma conexão deste documento com o analisando anteriormente, ressaltando os pontos que os aproximam e os que os distanciam.

Pintura Mural A Guerra de Independência do México (1929-1951), de Diego Rivera. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hYCWyc3Y3RAq622CrfSmKHwtZX99U4Fc75F5uDAqqvTpaF3rAqgyAbE5DMD4/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Fragmento de texto da obra História da América Latina, de Tulio Halperin Donghi.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5StwqHJXSD842ZnGzFnDzZJruVagkmArkBrNG53XDWz8cD2enhFq64rqbp/his8-07und02-fragmento-de-texto-da-obra-historia-da-america-latina-para-uso-na-problematizacao.pdf

Caso não tenha como projetar a imagem e o texto, uma alternativa é realizar uma impressão colorida da imagem e em preto e branco do fragmento de texto para os alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas para a imagem, no entanto, você precisará informar a respeito das disposições de cores do original para que os estudantes possam realizar adequadamente a análise.

Para você saber mais:

Análise dos murais de Rivera como representações das lutas de independência no México. Fonte: As representações das lutas de Independência no México na ótica do muralismo: Diego Rivera e Juan O’Gorman. Disponível em: https://journals.openedition.org/orda/2516 Acesso em: 3/12/2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para este momento você irá propor aos alunos uma atividade a qual foi dada o nome de “Diálogos sobre a Independência mexicana”.
O objetivo é que os alunos usem o conhecimento adquirido ao longo da aula para dar voz aos personagens do mural de Rivera. Será necessário a impressão do mural de Rivera e de balões de diálogos. Caso você já tenha feito a impressão do mural para o momento de Problematização, não será preciso fazê-la novamente e você deverá apenas imprimir os balões de diálogo.

Peça aos alunos que se organizem em grupos de quatro pessoas. Distribua a eles os balões de diálogos e explique para que serve cada um deles. Logo em seguida, solicite aos alunos que criem falas para os personagens que compõem a obra de Rivera. Explique que a ideia é que eles elaborem frases que estariam sendo ditas por cada personagem no Contexto da situação retratada por Rivera. No final da aula, peça a cada grupo que apresente os diálogos que construíram.

Balões de diálogo. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96hW4McF5QNg529EQShkpYWkvnaGHrZMyqmdbSyvCQrmrTKtRCfW7DyTGtEc/his8-07und02-baloes-de-dialogo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Caso você não tenha como realizar as impressões, você deve fazer uso do data show para reprodução do mural de Rivera e no ambiente onde ele está sendo projetado os alunos poderão fixar os balões. Para os balões de diálogos você pode solicitar aos alunos que eles mesmos produzam, seguindo orientações que você pode escrever no quadro.

Para você saber mais: Informações sobre os balões de fala e seus significados. Fonte: Nerds & Otome Universe. Disponível em: http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html Acesso em: 26/11/2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.

Material complementar:

Material para a Contextualização

Fotografia do Palácio Nacional do México, da bandeira mexicana e o Texto “ Um palácio e uma história” para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7qZH8E2pQvRb7R4rJAWWp4a8xDJ88uwFMWR6kvRJu9q5ACEQYyMzbyH5Jwa/his8-07und02-fotografia-do-palacio-nacional-do-mexico-e-quadro-informativo-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para a Problematização

Pintura Mural A Guerra de Independência do México (1929-1951), de Diego Rivera. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hYCWyc3Y3RAq622CrfSmKHwtZX99U4Fc75F5uDAqqvTpaF3rAqgyAbE5DMD4/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Fragmento de texto da obra História da América Latina, de Tulio Halperin Donghi.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5StwqHJXSD842ZnGzFnDzZJruVagkmArkBrNG53XDWz8cD2enhFq64rqbp/his8-07und02-fragmento-de-texto-da-obra-historia-da-america-latina-para-uso-na-problematizacao.pdf

Material para a Sistematização

Balões de diálogo. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96hW4McF5QNg529EQShkpYWkvnaGHrZMyqmdbSyvCQrmrTKtRCfW7DyTGtEc/his8-07und02-baloes-de-dialogo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DONGHI, Tulio Halperin. História da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EjBmg74QPXb9cyXN2dYJRPkPdNndTed9QXxjJb9rYJSbfFJvzMbhWCHjxYtf/bethell-historia-de-america-latina-5-independencia.pdf. Acesso em: 3/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima esta imagem e a do próximo slide bem como o texto “Um palácio e uma história” para os alunos. Caso não seja possível a impressão colorida das imagens, faça-a em preto e branco.

Para dar início à aula, primeiramente apresente para os alunos a fotografia contida neste slide. Peça que observem com muita atenção cada detalhe da imagem. Depois do primeiro contato dos alunos com a imagem, solicite a eles que comentem o que observaram, caso não haja uma participação efetiva, você pode usar alguns questionamentos para incentivar a participação dos discentes. Questões podem fomentar a participação dos alunos e incentivá-los

a compartilhar o que conseguiram observar com toda a turma.

  • O que a fotografia está representando? (Mais certo que os alunos irão dizer que se trata de um prédio muito grande, porém instigue-os para que eles possam ir além de observar apenas o prédio central da fotografia, incentive os alunos a olhar para outros elementos que compõem a imagem como é o caso da bandeira do país.)
  • Em qual país deve estar localizado este prédio? (Provavelmente os alunos dirão que é o México, uma vez que este é o tema da aula, mas, caso não percebam este detalhe, convide-os a observar a bandeira que se encontra representada na imagem. Caso eles não consigam identificar a bandeira, direcione a aula para o próximo slide, siga as orientações e logo em seguida retome novamente para este slide.)
  • Quando acham que esse prédio deve ter sido construído?
  • Qual a função deste prédio?

O interessante deste momento é que muitas vezes os alunos vão observar coisas que você talvez não tenha percebido. Caso os alunos atentem para algo que você não consiga esclarecer, não tenha receio em dizer que você não consegue sanar a dúvida naquele momento, mas se comprometa a trazer a informação em uma próxima aula. Temos disponibilizado muito material de apoio para você se inteirar melhor do assunto discutido nesta aula. Após se esgotar a maioria das possibilidades de análise do documento, siga para o slide que indica a leitura do texto “Um palácio e uma história”.

Slide Plano Aula

Orientações: Convide os alunos a observar com bastante atenção a bandeira representada. Questione-os sobre a qual país ela faz referência e lance algumas questões sobre a bandeira, buscando dar ênfase à presença do elemento asteca no centro do elemento e o que isto pode significar tanto em relação à ocupação deste território por estes povos quanto da participação indígena na construção da nação mexicana.

Sugestões de questões que podem ser realizadas:

  • A qual país esta bandeira faz referência?
  • Alguém conhece a história deste país? Onde ele está localizado? Quem foram os seus primeiros habitantes?
  • O que chama a atenção nesta bandeira? (Provavelmente os alunos irão comentar que é o desenho central.)
  • O que será que o desenho do centro da bandeira significa?

Após a análise dos alunos, retorne ao slide anterior e continue com as questões de análise da fotografia do ponto de onde parou.

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua aos alunos o texto “Um palácio e muitas histórias”, que contém as informações históricas importante sobre o Palácio Nacional e convide-os a fazer uma leitura do documento. Caso você não tenha como projetar as fotografias, uma alternativa é realizar uma impressão colorida das imagens e distribuí-las aos alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas sem que o objetivo da aula seja comprometido.

Após a leitura, peça aos alunos que busquem identificar as características históricas do Palácio Nacional contidas no texto e logo em seguida comparem com a análise feita da fotografia. Para auxiliar neste momento lance algumas questões:

  • O que você acertou em relação à origem do Palácio?
  • O que chama mais a atenção nas informações apresentadas no texto?

Outras questões podem ser inseridas para promover a participação dos alunos.

Você deve dar ênfase às funções que o local onde o prédio está inserido ocupou ao longo da trajetória da construção da história mexicana, é fundamental que o aluno perceba que o espaço onde o Palácio Nacional se encontra hoje foi já foi sede de diferentes sistemas de governo, inclusive foi o local onde estava localizado o centro político do império asteca.

Fotografia do Palácio Nacional do México, da bandeira mexicana e o texto “Um palácio e muitas histórias” para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7qZH8E2pQvRb7R4rJAWWp4a8xDJ88uwFMWR6kvRJu9q5ACEQYyMzbyH5Jwa/his8-07und02-fotografia-do-palacio-nacional-do-mexico-e-quadro-informativo-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Palácio Nacional do México. Fonte: Site do Palácio Nacional do México. Disponível em: http://www.palacionacionaldemexico.mx/home.html Acesso em: 3/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para este momento os alunos farão uso de duas fontes históricas: uma iconográfica e uma textual. Ambas trazem informações importantes sobre o processo de independência do México. Na primeira análise, os alunos poderão perceber, segundo a visão do muralista Diego Rivera, quais grupos sociais participaram da luta pela Independência mexicana. Na segunda fonte, os alunos terão a visão do historiador argentino Tulio Halperin Donghi sobre quais grupos sociais participaram do processo de construção da Independência do México.

Projete ou imprima as fontes históricas. Em seguida convide os alunos a observar primeiro o mural de Diego Rivera. Exponha para os alunos informações técnicas sobre o Mural e seu autor e lembre-se de ressaltar que o original do mural se encontra no Palácio Nacional do México, analisado no momento da Contextualização. Estas informações você pode encontrar no Material complementar. É importante que os alunos tenham ciência de que esta imagem é a visão de um artista e de uma época sobre as lutas pela independência do México.

Após apresentar as informações técnicas sobre o mural, indague os alunos a respeito do que o artista quis representar com o desenho. Para começar a análise solicite que os alunos apontem o que veem na imagem. Peça aos alunos que anotem os elementos que eles estão observando e compartilhem com a turma.

Após esta primeira análise, convide novamente os alunos a olhar para a imagem e para os elementos que eles identificaram nela. Lance algumas questões para orientar os alunos durante esta análise mais sistemática.

Sugestões de questões:

  • Quais grupos sociais vocês observaram que estão presente na imagem?
  • O que significa a presença destes grupos nesta imagem?
  • Como cada grupo está posicionado dentro da imagem?
  • Existem alguns elementos que representam a cultura asteca na imagem?
  • Qual acontecimento esta imagem representa?
  • Segundo a imagem do muralista Diego Rivera, como foi a luta pela Independência no México?

Ao longo da análise da imagem outras questões podem ser organizadas por você com base nas próprias observações dos alunos. Ao finalizar o trabalho com esta fonte, siga para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Convide os alunos a ler o fragmento de texto contido neste slide. É um trecho da obra História da América Latina, do historiador Tulio Halperin Donghi. Neste fragmento é possível observar, segundo as pesquisas realizadas por Donghi, como foi o processo de construção do movimento de independência do México e quais grupos sociais protagonizaram esta luta.

Primeiramente peça aos alunos para realizar uma leitura individual e silenciosa, em seguida, solicite que um aluno leia o trecho em voz alta para toda a sala.

Após a leitura, faça uso de algumas questões para fomentar uma análise mais sistemática do documento por parte dos alunos.

  • Segundo o fragmento, qual grupo social iniciou o processo de Independência do México?
  • Qual seria a especificidade do movimento de Independência do México quando comparado ao restante da América do Sul?
  • O que aconteceu com este movimento ao longo do tempo?
  • O texto contrapõe ou contribui para a afirmação da imagem do movimento mexicano transmitida por Rivera em seu mural?
  • Quais informações oferecidas por Rivera são confirmadas no fragmento de Halperin Donghi? Quais se distanciam?

Outras questões podem orientar a análise do documento. É importante que o professor busque realizar uma conexão deste documento com o analisando anteriormente, ressaltando os pontos que os aproximam e os que os distanciam.

Pintura Mural A Guerra de Independência do México (1929-1951), de Diego Rivera. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hYCWyc3Y3RAq622CrfSmKHwtZX99U4Fc75F5uDAqqvTpaF3rAqgyAbE5DMD4/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf

Fragmento de texto da obra História da América Latina, de Tulio Halperin Donghi.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5StwqHJXSD842ZnGzFnDzZJruVagkmArkBrNG53XDWz8cD2enhFq64rqbp/his8-07und02-fragmento-de-texto-da-obra-historia-da-america-latina-para-uso-na-problematizacao.pdf

Caso não tenha como projetar a imagem e o texto, uma alternativa é realizar uma impressão colorida da imagem e em preto e branco do fragmento de texto para os alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas para a imagem, no entanto, você precisará informar a respeito das disposições de cores do original para que os estudantes possam realizar adequadamente a análise.

Para você saber mais:

Análise dos murais de Rivera como representações das lutas de independência no México. Fonte: As representações das lutas de Independência no México na ótica do muralismo: Diego Rivera e Juan O’Gorman. Disponível em: https://journals.openedition.org/orda/2516 Acesso em: 3/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para este momento você irá propor aos alunos uma atividade a qual foi dada o nome de “Diálogos sobre a Independência mexicana”.
O objetivo é que os alunos usem o conhecimento adquirido ao longo da aula para dar voz aos personagens do mural de Rivera. Será necessário a impressão do mural de Rivera e de balões de diálogos. Caso você já tenha feito a impressão do mural para o momento de Problematização, não será preciso fazê-la novamente e você deverá apenas imprimir os balões de diálogo.

Peça aos alunos que se organizem em grupos de quatro pessoas. Distribua a eles os balões de diálogos e explique para que serve cada um deles. Logo em seguida, solicite aos alunos que criem falas para os personagens que compõem a obra de Rivera. Explique que a ideia é que eles elaborem frases que estariam sendo ditas por cada personagem no Contexto da situação retratada por Rivera. No final da aula, peça a cada grupo que apresente os diálogos que construíram.

Balões de diálogo. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96hW4McF5QNg529EQShkpYWkvnaGHrZMyqmdbSyvCQrmrTKtRCfW7DyTGtEc/his8-07und02-baloes-de-dialogo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Caso você não tenha como realizar as impressões, você deve fazer uso do data show para reprodução do mural de Rivera e no ambiente onde ele está sendo projetado os alunos poderão fixar os balões. Para os balões de diálogos você pode solicitar aos alunos que eles mesmos produzam, seguindo orientações que você pode escrever no quadro.

Para você saber mais: Informações sobre os balões de fala e seus significados. Fonte: Nerds & Otome Universe. Disponível em: http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html Acesso em: 26/11/2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano