Fotografia e Mapa para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A independência da América Espanhola: Estados e territórios em construção
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver essa aula é necessário datashow (caso houver), impressões e canetas ou lápis coloridos.
Material complementar:
Material para Contextualização
Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para Problematização
Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf
Material para Sistematização
Modelos de mapas. Link:
Para você saber mais: Para compreender mais sobre os motivos da fragmentação territorial da América Espanhola, acesse a reportagem “Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?” Fonte: BBC Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45229400 Acesso em: 15/11/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou imprima essa imagem e a do próximo slide para os alunos (Caso não seja possível nenhuma das duas alternativas, faça uso de um mapa da América atual que a escola tenha disponível. Para a imagem do muro, transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português).
Para começar a aula, convide os alunos a observar a fotografia. Durante essa observação, lance algumas questões para que os alunos possam refletir sobre a imagem. Sugestão de questões a serem feitas aos alunos:
- Para que servem os muros?
- O que vocês acham da frase escrita nele?
- O que significa ele estar neste local que é uma fronteira entre dois países?
- O que será que os dois países têm em comum para serem considerados irmãos?
Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Em seguida, convide os alunos a observar o mapa do próximo slide.
Fotografia do muro na fronteira entre Paraguai e Brasil e Mapa político atual da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hWtQyDzpX6PrqwPfF8cc7kbYYenPAGCuDQGMvHPbfN9EBvhxGMb3QKs4FvK/his8-07und01-fotografia-e-mapa-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Conceito de Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.
Contexto
Orientações: Durante a observação do mapa desse slide, acompanhe os alunos na tarefa de análise fazendo uso de questões que podem instigar e contribuir para que os estudantes compreendam melhor o mapa apresentado.
Sugestão de questões que podem ajudar os alunos na análise do documento:
- O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
- A imagem representa por completo o continente identificado?
- Como se chamam as pessoas que nascem nesse continente?
- Quais países vocês conseguem identificar no mapa?
- Quais países fazem fronteiras com o Brasil?
- Quais são os maiores países representados na imagem?
Outras questões podem ser formuladas levando em consideração o contexto onde a aula vai ser desenvolvida. Neste momento é importante que se compreenda o conceito de fronteira, caso julgue necessário, disponibilize aos estudantes a definição a seguir:
Fronteira- Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Fronteira/ Acesso em: 15/11/2018.
É importante que os alunos compreendam a configuração da América Latina para que mais tarde possam identificar como os movimentos independentistas contribuíram para o processo de definição dos territórios que a compõem atualmente.
Caso não tenha como projetar as imagens utilizadas para os alunos, uma alternativa é realizar uma impressão colorida e distribuir aos alunos. Impressões em preto e branco também podem ser utilizadas sem que o objetivo da aula seja comprometido. Caso ainda não seja possível nenhuma das alternativas anteriores, para o primeiro mapa, use um mapa geográfico disponível na Escola, para a imagem do muro transcreva no quadro a frase pintada na língua nativa e sua tradução em português.
Para você saber mais: O artigo “A questão nacional na América Latina” ajuda a compreender melhor sobre como os países latino americanos se formaram historicamente.
Fonte: Scielo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141988000100003&script=sci_arttext&tlng=es Acesso em: 15/11/2018.
Conceito de Território - Fonte: Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/territ%C3%B3rio/ Acesso em: 15/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: De acordo com suas possibilidades, projete ou imprima para os alunos os mapas da América Latina deste e do próximo slide. O primeiro é referente ao mapa da América Latina no século XIX e o segundo mapa é referente a América Latina no século XVI.
Apresente esse mapa para os alunos e solicite que eles observem a imagem e apontem o que veem de diferente nesse mapa em relação ao analisado durante a contextualização.
A ideia nesse parte da aula é que os alunos analisem no mapa seu título e as datas que são apresentadas juntamente com o nome dos países, compreendendo que se referem a independência destas regiões. Para auxiliar os estudantes nesta análise, algumas questões poderão ser feitas, como:
- O que está sendo representado no mapa?
- Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
- A qual(is) século refere-se as datas indicadas juntamente com o nome de cada país?
- O que as datas transcritas no mapa representam?
- Por quais povos esses países foram colonizados anteriormente, ou quais as línguas oficiais destes países (para que entendam o domínio colonial de Espanha e Portugal).
É importante que os alunos reconheçam as proximidades entre as datas de independências dos países latino-americanos e formulem hipóteses sobre esses acontecimentos. Que motivos os levaram a alcançar suas independências em momentos tão próximos? Neste ponto, a discussão deve considerar a história colonial em comum na região, sob a hegemonia metropolitana de Espanha e Portugal.
Em seguida mostre o outro mapa, agora do período colonial espanhol, contendo as divisões dos vice-reinos.
Problematização
Orientações: Repita o processo aplicado no slide anterior, incentivando os alunos a realizarem uma análise do documento. Faça uso de questionamentos para ajudar os alunos em suas análises. Algumas sugestões de questões são:
- O que está sendo representado no mapa? ( o esperado é que os alunos respondam o que é um continente, caso essa resposta não aconteça, conduza a situação de modo que os alunos consigam chegar a essa conclusão)
- O que podemos perceber em destaque no mapa?
- O que representam as áreas em destaques no mapa?
- Como se encontra a divisão territorial da América Latina segundo o mapa?
Ao final desse momento conduza um debate a respeito das diferenças entre os dois mapas apresentados. A ideia é que os alunos consigam reconhecer o processo de transformação das divisões dos territórios e levantem questões relacionadas a ele. Auxilie essa análise colocando questões para que os alunos reflitam, como por exemplo:
- Quais as diferenças entre o primeiro e o segundo mapa?
- Eles representam o mesmo território?
Mapas da América Latina. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bfpDDjfcmgGHkWgj8S95qCh6qbWu26kFsBm8QbhSM6TGFh6Tmg5y3S2qUNpr/his8-07und01-mapas-da-america-latina-para-a-problematizacao.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para que os estudantes possam se expressar acerca dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula é importante realizar uma atividade final. Para isso, sugerimos que os alunos trabalhem com os mapas apresentados como base para construir um terceiro mapa, no qual possam comparar sobre as mudanças e continuidades das fronteiras na América Latina ao longo do tempo. Para a realização dessa atividade, siga as orientações abaixo:
- Distribua uma folha que contém três mapas da América Latina. O primeiro mapa representa a América Latina no período colonial; o segundo, a América Latina atual e o terceiro é um mapa com as delimitações de fronteiras internas em branco.
- Primeiramente solicite que os alunos utilizem o Mapa 1 para reproduzir as fronteiras em cima do Mapa 3.
- Em seguida, solicite que eles façam a mesma coisa, mas agora reproduzindo as fronteiras do Mapa 2 em cima do Mapa 3.
- Oriente os alunos a fazer cada reprodução utilizando lápis ou canetas de cores diferentes.
Após realizarem a atividade, convide alguns alunos, de acordo com o tempo disponível, para apresentar a experiência da atividade. A intenção nesse momento é que eles exponham acerca da fragmentação do território da América Latina quando compara-se o século XVI com o século XIX, reconhecendo, enfim, sua configuração atual como fruto destes processos históricos passados (colonização e descolonização), dentre outros.
Modelos de Mapa para a realização da atividade de sistematização.
Esse material será distribuído aos alunos para que possam fazer a atividade indicada na Sistematização.
Como adequar à sua realidade: Caso não possa gerar as cópias dos mapas para os alunos, solicite que eles reproduzam os mapas com base em um modelo disponibilizado em papel vegetal. Esteja atento ao fato de que, caso isso aconteça, será necessário uma maior demanda de tempo. Se preciso alterar o tempo sugerido para a Sistematização.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a fotografia com a tradução da frase para o português e o mapa do contexto, juntamente com alguns questionamentos para facilitarem a análise das fontes pelos estudantes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Para que servem os muros?
- O que você acha da frase escrita no muro?
- O que significa o muro estar em um local que é uma fronteira entre dois países?
- O que está sendo representado no mapa? Ele representa por completo o continente? Como se chamam as pessoas que nascem nesse continente?
- Quais são os maiores países representados no mapa?
Questões para responderem:
- O que será que os dois países que fazem a fronteira onde está o muro têm em comum para serem considerados irmãos?
- Como se chamam as pessoas que nascem no continente representado pelo mapa?
- Quais países vocês conseguem identificar no mapa?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito da frase ou do mapa.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar os dois mapas juntamente com as questões por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios e analisarem os mapas conjuntamente, conversando por e-mail, Whatsapp ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
Mapa América Latina no século XIX
- O que está sendo representado no mapa?
- Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
- O que as datas transcritas no mapa representam?
- Por quais povos esses países foram colonizados anteriormente?
Mapa América Latina no século XVI
- O que está sendo representado no mapa?
- Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
- O que representam as áreas em destaques no mapa?
- Como se encontra a divisão territorial da América Latina segundo o mapa?
Questões para responderem:
- Os dois mapas representam o mesmo território?
- Quais as diferenças entre o primeiro e o segundo mapa?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, se for possível, você pode encaminhar as imagens da sistematização e propor que os estudantes imprimam o mapa em casa e façam a atividade conforme previsto no plano. Nesse caso, solicite que enviem uma fotografia do mapa que fizerem no Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet ou outro. Outra possibilidade para trabalhar com o mapa é encaminhá-lo em formato de imagem para que os estudantes possam fazer as fronteiras utilizando o paint ou outro programa de edição de imagens.
Você também pode propor que façam uma linha do tempo com as datas de independência dos países, seguindo o primeiro mapa da problematização. A linha do tempo pode ser feita no próprio caderno ou no Padlet, por exemplo.
Independentemente da forma que escolher fazer a sistematização, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Os processo de independência nas Américas
Objeto (s) de conhecimento: Independências na América espanhola
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Palavras Chave: América, Território, Fronteiras, Colônias, Independências
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA