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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A independência da América Espanhola: Estados e territórios em construção

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A independência da América Espanhola: Estados e territórios em construção

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a fotografia com a tradução da frase para o português e o mapa do contexto, juntamente com alguns questionamentos para facilitarem a análise das fontes pelos estudantes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Questões para refletirem:
- Para que servem os muros?
- O que você acha da frase escrita no muro?
- O que significa o muro estar em um local que é uma fronteira entre dois países?
- O que está sendo representado no mapa? Ele representa por completo o continente? Como se chamam as pessoas que nascem nesse continente?
- Quais são os maiores países representados no mapa?

Questões para responderem:
- O que será que os dois países que fazem a fronteira onde está o muro têm em comum para serem considerados irmãos?
- Como se chamam as pessoas que nascem no continente representado pelo mapa?
- Quais países vocês conseguem identificar no mapa?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito da frase ou do mapa.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar os dois mapas juntamente com as questões por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios e analisarem os mapas conjuntamente, conversando por e-mail, Whatsapp ou outro meio de comunicação.

Questões para refletirem:
Mapa América Latina no século XIX
- O que está sendo representado no mapa?
- Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
- O que as datas transcritas no mapa representam?
- Por quais povos esses países foram colonizados anteriormente?

Mapa América Latina no século XVI
- O que está sendo representado no mapa?
- Quais informações esse mapa apresenta (imagens e textos)?
- O que representam as áreas em destaques no mapa?
- Como se encontra a divisão territorial da América Latina segundo o mapa?

Questões para responderem:
- Os dois mapas representam o mesmo território?
- Quais as diferenças entre o primeiro e o segundo mapa?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.

Sistematização
Para a atividade de sistematização, se for possível, você pode encaminhar as imagens da sistematização e propor que os estudantes imprimam o mapa em casa e façam a atividade conforme previsto no plano. Nesse caso, solicite que enviem uma fotografia do mapa que fizerem no Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet ou outro. Outra possibilidade para trabalhar com o mapa é encaminhá-lo em formato de imagem para que os estudantes possam fazer as fronteiras utilizando o paint ou outro programa de edição de imagens.

Você também pode propor que façam uma linha do tempo com as datas de independência dos países, seguindo o primeiro mapa da problematização. A linha do tempo pode ser feita no próprio caderno ou no Padlet, por exemplo.

Independentemente da forma que escolher fazer a sistematização, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_07UND01

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.


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