16356
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Aquíferos brasileiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Conhecer e comparar as características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto


Código do plano: GEO6_12UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam e compararem as características dos aquíferos Guarani e Alter do Chão. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga pergunte, por exemplo, se eles sabem o que é, para que serve e como se forma um aquífero. Reforce o conceito de aquífero, e se achar necessário, envie no grupo de WhatsApp. As respostas também deverão ser encaminhadas por lá.

Contextualização (45 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Apresente o mapa para a sala, leia o título, após isso, com o objetivo de despertá-los para o tema, lance para a sala algumas questões. Por exemplo: Vocês sabem que no Brasil existem dois grandes aquíferos? No mapa eles estão representados com qual cor? Quais são os nomes deles? Qual é maior?

     - Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, leia o texto presente nele e comente com os alunos que o mapa já nos indica algumas características de cada um dos dois aquíferos, como por exemplo, a localização (região), a extensão superficial, se está ou não totalmente localizado em território nacional, no entanto, se quiserem obter mais informações terão que consultar outras fontes. É importante sinalizar quais informações eles podem obter do mapa mas deixe que eles, posteriormente, descubram sozinhos.

     - Mapa. Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020

     - Se necessário, apresente o mapa Brasil - Regiões, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7KSXZENWThKAn7GYSkcFKtDdhWv7E94CZ3GSJnSHpHXg9SjZMDq5fwxZGKQC/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf >, Acesso em 04/07/2020

Peça que observem esse mapa no atlas ou em um livro didático.

Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Apresente as orientações, leia e explique para a turma as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas. Oriente para que eles se organizem em quartetos.

     1. Orientações. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3BSgQrqenn89rfeGAvpXpcQKTu6j8ZYxMZcHzrENQYFYgjngdFkUDwP9Q53D/geo6-12und01-acao-propositiva-orientacoes.pdf. Acesso em 04/07/2020

     2. Textos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d4epqjgaNcHmbDJz2yATBbsCTPrr7QV24PQjb8bDvjsMSfxdcwSFJBwH8bpj/geo6-12und01-acao-propositiva-textos.pdf. Acesso em 04/07/2020

     3. Mapa - Os maiores aquíferos do Brasil. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5en5QARNcVx5x85BU36CnuQF3f4zhm7VdcmX4DZVjECaEV6yE8c5gzB22kAx/geo6-12und01-contextualizacao-mapa-maiores-aquiferos-do-brasil.pdf. Acesso em 04/07/2020

     4. Quadro resumo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hrMK4eXXFZhBGSCWuEYGtUmkuDXEMjjzCP29Z9z8PYbmZvMnVfEzYEMg8w8/geo6-12und01-acao-propositiva-quadro-resumo.pdf. Acesso em 04/07/2020

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Acompanhe o desenvolvimento do trabalho caminhando pela sala. Tire dúvidas de vocabulário, verifique se estão destacando de forma correta as características de cada aquífero, se estão preenchendo corretamente o quadro e finalmente se elaboraram um título e colocaram a fonte corretamente.

Lembre os alunos que a letra legível e a organização do quadro são critérios importantes.

Quando todos tiverem concluído, faça uma correção oral, pedindo que eles apresentem as suas respostas por meio de áudios no WhatsApp.
Gabarito do quadro resumo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9DEhUWtcvHgjJd8qwQjA2naMZGkwZMNpNk9zaEYVUBXd9CXUAyDaa9yXZu3/geo6-12und01-sistematizacao-gabarito-do-quadro-resumo.pdf. Acesso em 04/07/2020

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na ação propositiva.

Fica a sugestão dos vídeos sobre os aquíferos.

     - Paraíso Brasil - O Rei dos Aquíferos- https://www.youtube.com/watch?v=hwBEfPJm1Ak. Acesso em 04/07/2020

     - Sistema Aquífero Guarani- https://www.youtube.com/watch?v=embTw1Rq5DI. Acesso em 04/07/2020

     - Por que falta água no Brasil?- https://www.youtube.com/watch?v=DxvHMilNM_Q. Acesso em 04/07/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND01

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas