16355
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer que a ação humana pode gerar grandes impactos ambientais e sociais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND03

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Jamboard.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam que a ação humana pode gerar grandes impactos ambientais e sociais. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto, e apresente o tema da aula. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Envie os slides da etapa da contextualização na ordem do plano original.

Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.
Apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Envie a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.
MATERIAL:

     - GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf. Acesso em 30/06/2020

Envie se preferir os links que estão acima, por meio de uma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, peça que assistam o vídeo da maquete digital e em seguida o videoclipe Cacimba de Mágoa, links disponíveis abaixo, distribua para cada aluno uma frase com trechos da música.

Inicialmente peça que eles leiam as frases e discutam o significado de cada uma. O debate deverá girar em torno de algumas questões, como por exemplo: como era e como está agora a região, quais ecossistemas foram afetados, quais foram os outros tipos de impactos gerados, o que aconteceu com o rio Doce, qual foi o destino final do material que estava na barragem, como a vida das pessoas foi transformada após o acidente, se existem culpados e se o acidente podia ser evitado. Oriente que eles registrem no caderno, a sua parte da letra da música.

     - Frases da letra da música: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Links para os vídeos: Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana. Tempo: 1:26 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw. Acesso em 30/06/2020

     - Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY. Acesso em 30/06/2020

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente oralmente os alunos. Peça que se organizem em duplas e distribua para cada dupla uma folha com as perguntas da entrevista.

Diga que eles devem se encontrar por meio do WhatsApp.

Lembre-os de que cada dupla deverá criar uma personagem que viveu e ainda vive o drama do acidente. Essa personagem é quem irá responder a entrevista. Permita que, se necessário, recorram à ficha de leitura preenchida para criarem as respostas da entrevista.

     - Ficha de Leitura preenchida. Questionário da entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Após o preenchimento do questionário, oriente a turma para que, cada dupla, crie uma frase que possa resumir um sentimento, uma denúncia ou um alerta sobre o que estudaram do acidente de Mariana. Lembre-os de que existe um espaço para escrever essa frase, abaixo do questionário da entrevista.

Se preferir, acrescente o uso da ferramenta do Google Jamboard. O Jamboard é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, como parte da família G Suite.

     - Tutorial da ferramenta. https://www.youtube.com/watch?v=zXoi7qRZ8R4&t=358s. Acesso em 30/06/2020

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam ao documentário que segue como sugestão:

     - Tragédia em Mariana – Documentário- https://www.youtube.com/watch?v=DvprawvqQgs&t=940s. Acesso em 04/07/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND03

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas