16355
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer que a ação humana pode gerar grandes impactos ambientais e sociais.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.

Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.

Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.

Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6kACRZzabT46jH4ZctdPZWuynR46mR2Bd38TBftT3raHubB9fzFSVzjWcXwn/geo6-12und03-anexo-2-ficha-de-leitura.pdf

GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY

Para você saber mais:

É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.

Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:

htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.

Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce

Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.

Como adequar à sua realidade:

Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence a Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo da maquete digital e em seguida o videoclipe Cacimba de Mágoa, links disponíveis abaixo, distribua para cada aluno uma frase com trechos da música e então promova um debate. Peça inicialmente que eles leiam as frases e discutam o significado de cada uma. O debate deverá girar em torno de algumas questões, como por exemplo: como era e como está agora a região, quais ecossistemas foram afetados, quais foram os outros tipos de impactos gerados, o que aconteceu com o rio Doce, qual foi o destino final do material que estava na barragem, como a vida das pessoas foi transformada após o acidente, se existem culpados e se o acidente podia ser evitado.

Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download dos vídeos previamente.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Frases da letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana. Tempo: 1:26 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY Tempo: 4:30 minutos

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Projete esse slide ou/e oriente oralmente os alunos. Peça que se organizem em duplas e distribua para cada dupla uma folha impressa com as perguntas da entrevista. Caso não seja possível a impressão, escreva as perguntas no quadro.

Lembre-os de que cada dupla deverá criar uma personagem que viveu e ainda vive o drama do acidente. Essa personagem é quem irá responder a entrevista.

Permita que, se necessário, recorram à ficha de leitura preenchida para criarem as respostas da entrevista.

Acompanhe o trabalho de cada dupla, tirando dúvidas e dando sugestões.

Material complementar:

Ficha de Leitura preenchida.

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após o preenchimento do questionário, oriente a turma para que, cada dupla, crie uma frase que possa resumir um sentimento, uma denúncia ou um alerta sobre o que estudaram do acidente de Mariana. Lembre-os de que existe um espaço para escrever essa frase, abaixo do questionário da entrevista.

Cada dupla deverá compartilhar com a sala a frase que elaboraram.

Desdobramentos para aulas subsequentes.

A partir dessa entrevista os alunos podem criar um texto jornalístico na aula de Português.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.

Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.

Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.

Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6kACRZzabT46jH4ZctdPZWuynR46mR2Bd38TBftT3raHubB9fzFSVzjWcXwn/geo6-12und03-anexo-2-ficha-de-leitura.pdf

GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY

Para você saber mais:

É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.

Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:

htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.

Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce

Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.

Como adequar à sua realidade:

Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence a Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.

Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.

Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.

Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.

Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.

Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf

GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo da maquete digital e em seguida o videoclipe Cacimba de Mágoa, links disponíveis abaixo, distribua para cada aluno uma frase com trechos da música e então promova um debate. Peça inicialmente que eles leiam as frases e discutam o significado de cada uma. O debate deverá girar em torno de algumas questões, como por exemplo: como era e como está agora a região, quais ecossistemas foram afetados, quais foram os outros tipos de impactos gerados, o que aconteceu com o rio Doce, qual foi o destino final do material que estava na barragem, como a vida das pessoas foi transformada após o acidente, se existem culpados e se o acidente podia ser evitado.

Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download dos vídeos previamente.

Material complementar:

GEO6_12UND03. Frases da letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf

Links para os vídeos:

Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana. Tempo: 1:26 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw

Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY Tempo: 4:30 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Projete esse slide ou/e oriente oralmente os alunos. Peça que se organizem em duplas e distribua para cada dupla uma folha impressa com as perguntas da entrevista. Caso não seja possível a impressão, escreva as perguntas no quadro.

Lembre-os de que cada dupla deverá criar uma personagem que viveu e ainda vive o drama do acidente. Essa personagem é quem irá responder a entrevista.

Permita que, se necessário, recorram à ficha de leitura preenchida para criarem as respostas da entrevista.

Acompanhe o trabalho de cada dupla, tirando dúvidas e dando sugestões.

Material complementar:

Ficha de Leitura preenchida.

GEO6_12UND03. Questionário da entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após o preenchimento do questionário, oriente a turma para que, cada dupla, crie uma frase que possa resumir um sentimento, uma denúncia ou um alerta sobre o que estudaram do acidente de Mariana. Lembre-os de que existe um espaço para escrever essa frase, abaixo do questionário da entrevista.

Cada dupla deverá compartilhar com a sala a frase que elaboraram.

Desdobramentos para aulas subsequentes.

A partir dessa entrevista os alunos podem criar um texto jornalístico na aula de Português.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano