16354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A formação do Estado-nação brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a concepção de Estado-Nação a partir do território brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Da Silva Rodrigues Cecim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão discutir sobre o território e como ele nos auxilia a entender conceitos como Estado, nação e governo.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado terá o objetivo de levar o estudante a se aproximar, inicialmente, dos conceitos de Estado, nação e governo. No plano original desta aula há um conjunto que imagens que devem ser enviadas aos alunos: 1) mapa da América do Sul; 2) mapa do Brasil; 3) fotografias com atividades cotidianas. Envie as imagens por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, e peça a eles que, a partir das fotos, pesquisem os conceitos de Estado, nação e governo.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um diagrama com algumas palavras-chave. Edite o arquivo que está na ação propositiva adaptando-o para uma atividade individual. Peça que, com base na pesquisa realizada anteriormente, eles construam o diagrama com os três conceitos: nação, Estado e governo. Peça que enviem por e-mail a fotografia ou o arquivo da atividade realizada.

Sistematização
Com base nas atividades entregues pelos estudantes, dê um feedback geral, em forma de aúdio, destacando o que diferencia conceitualmente os três termos.

Convite às famílias
Convide os familiares para pesquisarem junto com os estudantes as nações que não possuem território no mundo. É o caso, por exemplo, dos palestinos e dos curdos. A pesquisa pode ser feita livremente, na internet, e a sistematização pode ser enviada para a escola.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_01UND01

(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas