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Plano de aula > Geografia > 7º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A formação do Estado-nação brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a concepção de Estado-Nação a partir do território brasileiro

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Da Silva Rodrigues Cecim

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos históricos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo com foco nas concepções e ideias construídas sobre o território. Compreender os aspectos que envolvem a formação de um Estado-nação é o principal objetivo deste plano especificamente. Seus principais recursos envolvem uma discussão sobre fronteiras e identidade nacional, seguida de uma construção coletiva dos conceitos de Estado, nação e território.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor ou livro didático (para Mapa da América do Sul e mapa do Brasil)
  • Papéis recortados com três palavras em destaque (Estado, território, nação) e mais nove palavras-chave que servirão de apoio para a construção das definições dos conceitos (instituições, soberania, administração, identidade, comunidade, cultura, fronteiras, poder, espaço).

Materiais complementares:

-Atividade propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gepXuSYBczzrmftv8KQu3hFncjJV6XjeMKhgZ2WB8ee3zAqgvZQTqAdz3PDX/geo7-01und01-acao-propositiva-definicoes-de-conceitos.pdf

-Possibilidades de definições de conceitos na Sistematização:

-Imagens “O que é ser brasileiro?” (grupo indígena, carnaval, futebol) - etapa de Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FDGU6Jx9jbZNazsHfkMNHw3kgxQyvqvUA54yVmtGPYFA9YwApn6hMmjAJa4W/geo7-01und01-problematizacao-imagens.pdf

Link para os mapas:

Mapa da América do Sul IBGE: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_mundo/politico/america_sul_pol.pdf

(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa da América do Sul disponível em livros didáticos).

Mapa do Brasil do IBGE:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf

(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa do Brasil disponível em livros didáticos).

Mapa do Brasil do IBGE e Mapa da América do Sul do IBGE:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que neste aula vocês irão discutir sobre o território e em como ele nos auxilia a entender conceitos como Estado, nação e governo. Posteriormente, eles discutirão esses conceitos a partir de questionamentos sobre o que nos torna brasileiro, seguida de uma atividade em grupo sobre as definições desses conceitos. Essa é uma aula introdutória sobre as relações entre o território, o Estado e a nação e, desta forma, os conceitos serão construídos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e das discussões levantadas em sala.

Como adequar à sua realidade: Caso a região em que você se encontre seja palco de algum conflito territorial, grupos separatistas e/ou comunidades tradicionais, recomenda-se que eles sejam levados para a discussão em sala de aula.

Para você saber mais: As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente um mapa da América do Sul e peça para que eles tentem se localizar neste mapa, apontem lugares que já viajaram ou ouviram falar, como que eles acreditam que as leis para se atravessar de um país para o outro são as mesmas para todos os países e etc. Perguntem sobre o que eles acreditam ser essas linhas que eles veem dividindo os países no mapa. Será que são linhas reais ou imaginárias? Questione o que entendem por um país, como este pode ser formado, como fronteiras são delimitadas. Pergunte quais são as relações entre o Estado e um governo, quais são as relações entre as identidades de um grupo para se pensar uma nação (Ex. Já ouviram a palavra “nação” em algum lugar? O que ela significava? Qual era o contexto em que ela estava sendo falada?). Procure buscar identificar as referências que os alunos trazem sobre essas palavras; um filme, um time de futebol, uma série, internet, televisão e etc.

Materiais complementares:

Mapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

“Os elementos que compõem um mapa” da Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

“Mapas Temáticos” do Mundo Educação:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente um mapa da América do Sul e peça para que eles tentem se localizar neste mapa, apontem lugares que já viajaram ou ouviram falar, como que eles acreditam que as leis para se atravessar de um país para o outro são as mesmas para todos os países e etc. Perguntem sobre o que eles acreditam ser essas linhas que eles veem dividindo os países no mapa. Será que são linhas reais ou imaginárias? Questione o que entendem por um país, como este pode ser formado, como fronteiras são delimitadas. Pergunte quais são as relações entre o Estado e um governo, quais são as relações entre as identidades de um grupo para se pensar uma nação (Ex. Já ouviram a palavra “nação” em algum lugar? O que ela significava? Qual era o contexto em que ela estava sendo falada?). Procure buscar identificar as referências que os alunos trazem sobre essas palavras; um filme, um time de futebol, uma série, internet, televisão e etc.

Materiais complementares:

Mapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

“Os elementos que compõem um mapa” da Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

“Mapas Temáticos” do Mundo Educação:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens levadas para a aula (que poderão ser projetadas ou impressas). Escreva no quadro ou projete a pergunta “o que é ser brasileiro?”. A partir das imagens e da pergunta levantada, estabeleça um diálogo pedindo para que os alunos respondam a essa pergunta principal. Deste modo, levante questionamentos do tipo: “Todos os brasileiros são iguais?”, “Todo brasileiro gosta de samba, futebol, churrasco, feijoada e etc.?”, “Ser brasileiro é falar português?”, “Ser brasileiro é morar no Brasil?”, “Ser brasileiro é ter documento de identidade? Quem não tem não é brasileiro?”. A ideia principal desta etapa da aula é que os alunos possam colocar o que pensam sobre este assunto de modo que, a partir da sua mediação, possam ir construindo uma concepção de nação, sobre qual é o papel do Estado brasileiro e em como esses dois aspectos se relacionam com a existência (ou não) de um território delimitado.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FDGU6Jx9jbZNazsHfkMNHw3kgxQyvqvUA54yVmtGPYFA9YwApn6hMmjAJa4W/geo7-01und01-problematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Vídeo “Identidade nacional: o que é ser brasileiro” da revista Nexo em entrevista com a professora de Antropologia da USP, Lilia Schwarcz, e a professora de História da UFMG, Heloisa Starling.

https://www.youtube.com/watch?v=Q9LIEDRmlcE

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de modo que cada grupo fique com um conjunto de três palavras (conceitos) e nove palavras-chave que os ajudarão na construção do significado de cada conceito. As palavras-chave devem ser entregues todas misturadas de modo que os alunos serão responsáveis por separar três palavras-chave que eles achem que faça parte da definição de cada conceito. Se necessário, explique que as palavras-chave são palavras que resumem o sentido principal de um texto.

Materiais complementares:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gepXuSYBczzrmftv8KQu3hFncjJV6XjeMKhgZ2WB8ee3zAqgvZQTqAdz3PDX/geo7-01und01-acao-propositiva-definicoes-de-conceitos.pdf

Palavras-chave correspondentes:

Estado: instituições, soberania, administração

nação: identidade, comunidade, cultura

território: fronteiras, poder, espaço

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida os alunos em grupos de modo que cada grupo fique com um conjunto de três palavras (conceitos) e nove palavras-chave que os ajudaram na construção do significado de cada conceito. As palavras-chave devem ser entregues todas misturadas de modo que os alunos serão responsáveis por separar três palavras-chave que eles achem que fazem parte da definição de cada conceito. Se necessário, explique que as palavras-chave são palavras que resumem o sentido principal de um texto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Confira as palavras-chave que cada grupo selecionou para cada conceito, discutindo rapidamente os casos discordantes. A partir das discussões levantadas na etapa de contextualização, problematização e da atividade propositiva, construa no quadro, juntamente com os alunos, as definições de cada um dos conceitos estudados. É importante destacar que essas são possibilidades de definições dos conceitos, mas não são as únicas formas de defini-los, existindo sempre muitos debates entre os profissionais das ciências humanas sobre suas definições.

Material complementar:

Possibilidades de definições dos conceitos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5kdNMQjq2sNve5etjzuXXMRdMFbEUaUcuxQKZqVy2wQMq9AntCwTvZ3NQZZ8/geo7-01und01-sistematizacao-possibilidades-de-definicoes.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos históricos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo com foco nas concepções e ideias construídas sobre o território. Compreender os aspectos que envolvem a formação de um Estado-nação é o principal objetivo deste plano especificamente. Seus principais recursos envolvem uma discussão sobre fronteiras e identidade nacional, seguida de uma construção coletiva dos conceitos de Estado, nação e território.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor ou livro didático (para Mapa da América do Sul e mapa do Brasil)
  • Papéis recortados com três palavras em destaque (Estado, território, nação) e mais nove palavras-chave que servirão de apoio para a construção das definições dos conceitos (instituições, soberania, administração, identidade, comunidade, cultura, fronteiras, poder, espaço).

Materiais complementares:

-Atividade propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gepXuSYBczzrmftv8KQu3hFncjJV6XjeMKhgZ2WB8ee3zAqgvZQTqAdz3PDX/geo7-01und01-acao-propositiva-definicoes-de-conceitos.pdf

-Possibilidades de definições de conceitos na Sistematização:

-Imagens “O que é ser brasileiro?” (grupo indígena, carnaval, futebol) - etapa de Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FDGU6Jx9jbZNazsHfkMNHw3kgxQyvqvUA54yVmtGPYFA9YwApn6hMmjAJa4W/geo7-01und01-problematizacao-imagens.pdf

Link para os mapas:

Mapa da América do Sul IBGE: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_mundo/politico/america_sul_pol.pdf

(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa da América do Sul disponível em livros didáticos).

Mapa do Brasil do IBGE:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf

(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa do Brasil disponível em livros didáticos).

Mapa do Brasil do IBGE e Mapa da América do Sul do IBGE:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que neste aula vocês irão discutir sobre o território e em como ele nos auxilia a entender conceitos como Estado, nação e governo. Posteriormente, eles discutirão esses conceitos a partir de questionamentos sobre o que nos torna brasileiro, seguida de uma atividade em grupo sobre as definições desses conceitos. Essa é uma aula introdutória sobre as relações entre o território, o Estado e a nação e, desta forma, os conceitos serão construídos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e das discussões levantadas em sala.

Como adequar à sua realidade: Caso a região em que você se encontre seja palco de algum conflito territorial, grupos separatistas e/ou comunidades tradicionais, recomenda-se que eles sejam levados para a discussão em sala de aula.

Para você saber mais: As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente um mapa da América do Sul e peça para que eles tentem se localizar neste mapa, apontem lugares que já viajaram ou ouviram falar, como que eles acreditam que as leis para se atravessar de um país para o outro são as mesmas para todos os países e etc. Perguntem sobre o que eles acreditam ser essas linhas que eles veem dividindo os países no mapa. Será que são linhas reais ou imaginárias? Questione o que entendem por um país, como este pode ser formado, como fronteiras são delimitadas. Pergunte quais são as relações entre o Estado e um governo, quais são as relações entre as identidades de um grupo para se pensar uma nação (Ex. Já ouviram a palavra “nação” em algum lugar? O que ela significava? Qual era o contexto em que ela estava sendo falada?). Procure buscar identificar as referências que os alunos trazem sobre essas palavras; um filme, um time de futebol, uma série, internet, televisão e etc.

Materiais complementares:

Mapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

“Os elementos que compõem um mapa” da Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

“Mapas Temáticos” do Mundo Educação:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente um mapa da América do Sul e peça para que eles tentem se localizar neste mapa, apontem lugares que já viajaram ou ouviram falar, como que eles acreditam que as leis para se atravessar de um país para o outro são as mesmas para todos os países e etc. Perguntem sobre o que eles acreditam ser essas linhas que eles veem dividindo os países no mapa. Será que são linhas reais ou imaginárias? Questione o que entendem por um país, como este pode ser formado, como fronteiras são delimitadas. Pergunte quais são as relações entre o Estado e um governo, quais são as relações entre as identidades de um grupo para se pensar uma nação (Ex. Já ouviram a palavra “nação” em algum lugar? O que ela significava? Qual era o contexto em que ela estava sendo falada?). Procure buscar identificar as referências que os alunos trazem sobre essas palavras; um filme, um time de futebol, uma série, internet, televisão e etc.

Materiais complementares:

Mapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K7vjN8YDpX8gYUpwuvwaCscJmqGJD6jsm2zyzArJSTvhE34jqmGBHKjTqYM5/geo7-01und01-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

“Os elementos que compõem um mapa” da Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

“Mapas Temáticos” do Mundo Educação:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens levadas para a aula (que poderão ser projetadas ou impressas). Escreva no quadro ou projete a pergunta “o que é ser brasileiro?”. A partir das imagens e da pergunta levantada, estabeleça um diálogo pedindo para que os alunos respondam a essa pergunta principal. Deste modo, levante questionamentos do tipo: “Todos os brasileiros são iguais?”, “Todo brasileiro gosta de samba, futebol, churrasco, feijoada e etc.?”, “Ser brasileiro é falar português?”, “Ser brasileiro é morar no Brasil?”, “Ser brasileiro é ter documento de identidade? Quem não tem não é brasileiro?”. A ideia principal desta etapa da aula é que os alunos possam colocar o que pensam sobre este assunto de modo que, a partir da sua mediação, possam ir construindo uma concepção de nação, sobre qual é o papel do Estado brasileiro e em como esses dois aspectos se relacionam com a existência (ou não) de um território delimitado.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FDGU6Jx9jbZNazsHfkMNHw3kgxQyvqvUA54yVmtGPYFA9YwApn6hMmjAJa4W/geo7-01und01-problematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Vídeo “Identidade nacional: o que é ser brasileiro” da revista Nexo em entrevista com a professora de Antropologia da USP, Lilia Schwarcz, e a professora de História da UFMG, Heloisa Starling.

https://www.youtube.com/watch?v=Q9LIEDRmlcE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de modo que cada grupo fique com um conjunto de três palavras (conceitos) e nove palavras-chave que os ajudarão na construção do significado de cada conceito. As palavras-chave devem ser entregues todas misturadas de modo que os alunos serão responsáveis por separar três palavras-chave que eles achem que faça parte da definição de cada conceito. Se necessário, explique que as palavras-chave são palavras que resumem o sentido principal de um texto.

Materiais complementares:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gepXuSYBczzrmftv8KQu3hFncjJV6XjeMKhgZ2WB8ee3zAqgvZQTqAdz3PDX/geo7-01und01-acao-propositiva-definicoes-de-conceitos.pdf

Palavras-chave correspondentes:

Estado: instituições, soberania, administração

nação: identidade, comunidade, cultura

território: fronteiras, poder, espaço

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Orientações: Divida os alunos em grupos de modo que cada grupo fique com um conjunto de três palavras (conceitos) e nove palavras-chave que os ajudaram na construção do significado de cada conceito. As palavras-chave devem ser entregues todas misturadas de modo que os alunos serão responsáveis por separar três palavras-chave que eles achem que fazem parte da definição de cada conceito. Se necessário, explique que as palavras-chave são palavras que resumem o sentido principal de um texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Confira as palavras-chave que cada grupo selecionou para cada conceito, discutindo rapidamente os casos discordantes. A partir das discussões levantadas na etapa de contextualização, problematização e da atividade propositiva, construa no quadro, juntamente com os alunos, as definições de cada um dos conceitos estudados. É importante destacar que essas são possibilidades de definições dos conceitos, mas não são as únicas formas de defini-los, existindo sempre muitos debates entre os profissionais das ciências humanas sobre suas definições.

Material complementar:

Possibilidades de definições dos conceitos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5kdNMQjq2sNve5etjzuXXMRdMFbEUaUcuxQKZqVy2wQMq9AntCwTvZ3NQZZ8/geo7-01und01-sistematizacao-possibilidades-de-definicoes.pdf

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