10227
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Algoritmo convencional da adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre resolver situações-problema a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração, ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via Whatsapp, email etc.). 
Optativos: Zoom, Meet.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Atividade principal
Encaminhe aos alunos os problemas dos slides 7, 8 e 9 impressos, por imagem ou documento, que estão disponíveis na aba materiais e atividades. Os alunos deverão resolver os problemas usando o algoritmo da adição. Junto com as atividades, encaminhe um áudio com as orientações. Peça para resolverem e devolverem para você as respostas pela internet, através de imagem, ou impressas e entregues pelos pais, conforme a realidade de cada aluno.

Se estiver em momento síncrono com a turma, usando o Zoom ou o Meet, compartilhe sua tela com os slides. Dê um tempo para que respondam e faça as perguntas de intervenção sugeridas nas orientações, conforme achar necessário. Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados do quadro e entendam o que devem fazer. Explique que essa atividade será resolvida individualmente.

Discussão das soluções
Socialize e discuta por meio do Whatsapp as soluções encontradas pelos alunos, destacando as semelhanças e diferenças, e ressaltando que a estratégia do algoritmo também pode ser utilizada na resolução de problemas. Os alunos podem fotografar os algoritmos resolvidos e enviar no grupo de Whatsapp para os colegas verem. Também podem gravar um áudio para os colegas explicando como foi que pensaram para resolver e se o uso do algoritmo ajudou na resolução.

Use as perguntas para mediar a discussão:
     - Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
     - Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
     - Qual a vantagem entre utilizar o algoritmo convencional ou estratégias pessoais próprias?
     - Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade e chegar a errar a atividade?

Conduza a discussão levando os alunos a perceberem que na resolução do total de faltas de cada equipe, usando o algoritmo da adição, a ordem das parcelas não altera a soma. Aproveite as diferentes ordens das parcelas que os alunos tenham usado, seja por meio de imagens ou depoimentos enviados para você. Ressalte a propriedade da adição.

Se estiver em momento síncrono com os alunos, pelo Zoom ou Meet, incentive que apresentem para a turma a forma que utilizaram o algoritmo e como foi que pensaram para resolvê-lo. Você pode reunir as soluções em um slide conforme eles forem falando e depois projetar a tela para a turma toda.

Encerramento
Valide todas as respostas e dê devolutivas aos alunos, que podem ser enviadas impressas, via Whatsapp ou de modo síncrono, se for possível. Caso não tenha feito a discussão com toda a turma, reúna as diferentes formas de resolução e encaminhe junto com a validação da resposta de cada um. Resuma a aprendizagem da aula explicando aos alunos que o algoritmo é uma forma de resolução mais rápida das operações.

Convite às famílias
Envolva os familiares na aprendizagem dos alunos solicitando apoio para a leitura dos problemas, das comandas e das linhas no quadro de respostas. Se achar melhor, envie um áudio com orientações aos pais ou escreva um pequeno texto junto com a atividade.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_05NUM03

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas