Atividade de Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo convencional da adição e subtração
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos básicos da adição e subtração a partir do sistema de numeração decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
- Resolver situações-problema a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo convencional da adição e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver situações-problema a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo convencional da adição e subtração.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )
Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.
Realize a atividade de forma coletiva.
Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.
Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.
Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:
- Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )
Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.
Realize a atividade de forma coletiva.
Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.
Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.
Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:
- Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.(slides 3 a 6 )
Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.
Realize a atividade de forma coletiva.
Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.
Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.
Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:
- Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )
Orientações: Questione os alunos quanto às respostas da Gislaine e do Fernando. Faça as perguntas e peça que justifiquem as respostas. Permita que os alunos registrem no quadro as estratégias. Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.
Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças entre a resolução de Gislaine e Fernando?
- Qual é a certa? Ou as duas estão certas?
- Podemos resolver das duas maneiras?
- Qual você escolheria para resolver a situação problema apresentada?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )
Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
- Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )
Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
- Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )
Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
- Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )
Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
- Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seu raciocínio.Valorize suas estratégias. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Se não aparecerem as três possibilidades de resoluções do arquivo de resolução, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.
Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças e identificando que estratégia do algoritmo também pode ser utilizada na resolução de problemas.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do algoritmo na resolução de problemas de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual a vantagem entre utilizar o algoritmo convencional ou estratégias pessoais próprias?
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade e chegar a errar a atividade?”
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula. .
Orientação: Leia o que está escrito dentro do balão e explique aos alunos que o algoritmo é uma forma de resolução mais rápida das operações.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
- Qual operação poderemos fazer?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
- Qual operação poderemos fazer?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via Whatsapp, email etc.).
Optativos: Zoom, Meet.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
Encaminhe aos alunos os problemas dos slides 7, 8 e 9 impressos, por imagem ou documento, que estão disponíveis na aba materiais e atividades. Os alunos deverão resolver os problemas usando o algoritmo da adição. Junto com as atividades, encaminhe um áudio com as orientações. Peça para resolverem e devolverem para você as respostas pela internet, através de imagem, ou impressas e entregues pelos pais, conforme a realidade de cada aluno.
Se estiver em momento síncrono com a turma, usando o Zoom ou o Meet, compartilhe sua tela com os slides. Dê um tempo para que respondam e faça as perguntas de intervenção sugeridas nas orientações, conforme achar necessário. Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados do quadro e entendam o que devem fazer. Explique que essa atividade será resolvida individualmente.
Discussão das soluções
Socialize e discuta por meio do Whatsapp as soluções encontradas pelos alunos, destacando as semelhanças e diferenças, e ressaltando que a estratégia do algoritmo também pode ser utilizada na resolução de problemas. Os alunos podem fotografar os algoritmos resolvidos e enviar no grupo de Whatsapp para os colegas verem. Também podem gravar um áudio para os colegas explicando como foi que pensaram para resolver e se o uso do algoritmo ajudou na resolução.
Use as perguntas para mediar a discussão:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual a vantagem entre utilizar o algoritmo convencional ou estratégias pessoais próprias?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade e chegar a errar a atividade?
Conduza a discussão levando os alunos a perceberem que na resolução do total de faltas de cada equipe, usando o algoritmo da adição, a ordem das parcelas não altera a soma. Aproveite as diferentes ordens das parcelas que os alunos tenham usado, seja por meio de imagens ou depoimentos enviados para você. Ressalte a propriedade da adição.
Se estiver em momento síncrono com os alunos, pelo Zoom ou Meet, incentive que apresentem para a turma a forma que utilizaram o algoritmo e como foi que pensaram para resolvê-lo. Você pode reunir as soluções em um slide conforme eles forem falando e depois projetar a tela para a turma toda.
Encerramento
Valide todas as respostas e dê devolutivas aos alunos, que podem ser enviadas impressas, via Whatsapp ou de modo síncrono, se for possível. Caso não tenha feito a discussão com toda a turma, reúna as diferentes formas de resolução e encaminhe junto com a validação da resposta de cada um. Resuma a aprendizagem da aula explicando aos alunos que o algoritmo é uma forma de resolução mais rápida das operações.
Convite às famílias
Envolva os familiares na aprendizagem dos alunos solicitando apoio para a leitura dos problemas, das comandas e das linhas no quadro de respostas. Se achar melhor, envie um áudio com orientações aos pais ou escreva um pequeno texto junto com a atividade.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
- Resolver situações-problema a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo convencional da adição e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).
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