Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão discutir o que são comunidades e povos tradicionais, quais são esses povos no contexto brasileiro e qual é a importância deles na formação da nação brasileira.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a conhecer o que são comunidades e povos tradicionais do Brasil. No plano original detsa aula há três imagens na problematização que devem ser enviadas aos alunos, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Peça que os estudantes pesquisem sobre o que está sendo representado nessas imagens e elaborem um título e uma legenda para cada uma.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes. Originalmente, a atividade deveria ser feita por rotação de estações; porém, como eles farão a atividade individualmente, edite o arquivo com os enunciados enumerando-os como três atividades. Oriente os estudantes a realizarem as três atividades no caderno de Geografia.
Sistematização
Como sistematização desta aula, faça um áudio comentando cada uma das atividades e envie aos estudantes. Peça que façam a revisão das respostas no caderno, com base no seu aúdio.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades e os povos tradicionais do Brasil. Para isso, envie o documentário disponível aqui para assistirem.
Sugestão Enviada Por: Regina Tunes
Código: GEO7_01UND02
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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