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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Os efeitos da expansão urbana na ocorrência de inundações

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender os efeitos da expansão urbana na ocorrência de inundações.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND02

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam os efeitos da expansão urbana na ocorrência de inundações. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente com os alunos que nesta aula eles vão observar as imagens e debater sobre os efeitos do crescimento urbano na ocorrência de inundações.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

As imagens apresentadas nos slides são de uma inundação ocorrida na costa da Alemanha, Holanda e parte da Escandinávia em 25 de dezembro de 1717 e de uma inundação ocorrida em 1914 em Fredericia, na Dinamarca.

Pergunte se as imagens também são observadas nos dias atuais em sua localidade ou em sua região. Caso não aconteça ou não seja frequente tal fenômeno, pergunte se eles já observaram na mídia fatos sobre enchentes.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides que apresentam registros da ocorrência de inundação e deslizamento de terra no município de Blumenau/SC, em 2008. Este foi o período de ocorrência de uma catástrofe que deixou vítimas fatais, prejuízos ambientais e econômicos. Ao fundo (Figura 1), observa-se o rio Itajaí-Açu, maior curso d’água da bacia do Rio Itajaí/SC. Por ser uma área urbanizada e em processo de expansão na periferia é de se esperar que áreas sejam desmatadas para dar lugar a novos empreendimentos. Assim, muitas partículas de solo são carregadas para os cursos d’água assoreando os rios e também causando problemas de saúde coletiva, pois os rejeitos depositados em locais impróprios também são levados pelas águas da chuva contaminando a água escoada. Além disso, deslizamentos de terra ocorreram no mesmo período, fruto da ocupação de áreas de risco (Figura 2).

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie a atividade por meio do link da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YUsMaxpQGhWgepdw4zD7j34ACgZHFeAdaAYkTyxPy35nacNkZyBK9V4xR3P7/geo6-10und02-acao-propositiva-atividade.pdf. Acesso em 03/07/2020

Espera-se como resposta sobre as consequências das inundações são danos ambientais, danos econômicos, como interdição e perda de casas, perda de móveis, objetos, entre outros; danos humanos, como contaminação das águas, transmissão de doenças e até mesmo mortes por afogamento.

Altere as perguntas, caso queira que a atividade seja realizada individualmente.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Envie a atividade que se encontra por meio do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5faNRWD4NMB4k4fBaRGhuyXW8yBAwNjuGY4BkGXs8WmMWTyUamg4U7dJU9C/geo6-10und02-acao-propositiva-imagem.pdf. Acesso em 30/06/2020

Diga que eles irão planejar a ocupação do solo da área da bacia hidrográfica de forma que as áreas destinadas à ocupação humana não contribuam para a ocorrência de inundações.

Para servir de subsídio, acesse a cartilha do Código Florestal no link http://www.ciflorestas.com.br/cartilha/APP-localizacao-e-limites_protecao-conservacao-dos-recursos-hidricos-dos-ecossistemas-aquaticos.html . Acesso em 30/06/2020

Convite às famílias

Oriente que as famílias leiam com os estudantes outros textos sobre as inundações.

CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE AS INUNDAÇÕES EM SANTA CATARINA, EM 2008, E RIO DE JANEIRO, EM 2011 EM:

     - http://www.ceped.ufsc.br/2011-inundacoes-e-deslizamento-na-regiao-serrana-do-rio-de-janeiro/ Acesso em 30/06/2020

     - http://www.ceped.ufsc.br/2008-deslizamentos-e-inundacoes-no-vale-do-itajai-em-santa-catarina/. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND02

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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