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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - (Trans) formação histórica do território brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Identificar a (trans) formação do território brasileiro resultante da dinâmica histórica de uso e ocupação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suellen Freitas Stefanon Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão contextualizar a formação territorial atual do Brasil, além de problematizá-la enquanto resultado de processos históricos de apropriação de terras com a finalidade de ocupá-las e utilizá-las economicamente.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de identificar as transformações da formação territorial do Brasil ao longo do tempo. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, as 3 imagens que representam o território brasileiro em momentos históricos diferentes. Diga que não é necessária a impressão do material, mas que os estudantes devem, a partir da observação dos mapas, listar as características de cada um deles, a formação do território brasileiro em cada um dos momentos retratados.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula; porém, a atividade será realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro presencial. Originalmente, a atividade estava organizada para rotação de estações; assim, professor, edite o arquivo com as questões, transformando-o em 3 exercícios (cada um observando com atenção um dos mapas enviados na etapa anterior). Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo editado com as 3 questões.

Sistematização
Peça para os estudantes, após a finalização da atividade da ação propositiva, escreverem um parágrafo com a síntese desta aula, respondendo à questão: "O que o conjunto de mapas nos revela sobre as mudanças no território brasileiro?". Peça que enviem a resposta por escrito, via e-mail. Dê feedbacks individuais.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as diferentes formas de regionalização do território brasileiro. Visite o Portal do IBGE, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_02UND01

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.


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