16348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - (Trans) formação histórica do território brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Identificar a (trans) formação do território brasileiro resultante da dinâmica histórica de uso e ocupação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suellen Freitas Stefanon Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_02UND01

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nessa aula irão contextualizar a formação territorial atual do Brasil, e problematizá-la enquanto resultado de processos históricos de apropriação de terras com a finalidade de ocupá-las e utilizá-las economicamente.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de identificar as transformações ao longo do tempo da formação territorial do Brasil. Assim, professor, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as 3 imagens que representam o território brasileiro em momentos históricos diferentes. Diga que não é necessário a impressão, mas que os estudantes devem, a partir da observação dos mapas, listar as características de cada um deles. Por características entendemos a formação do território brasileiro em cada um dos momentos.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, com a adaptação de que a atividade será realizada individualmente dada a impossibilidade de encontro presencial. Originalmente, a atividade estava organizada para rotação de estações, assim, professor, edite o arquivo com as questões, transformando em 3 exercícios (cada um observando com atenção um dos mapas enviados na etapa anterior). Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo editado com as 3 questões.

Sistematização
Peça para os estudantes, após a finalização da atividade da ação propositiva, que escrevam em um parágrafo a síntese dessa aula respondendo à questão: "O que o conjunto de mapas nos revela sobre as mudanças no território brasileiro?". Peça que enviem por escrito e por e-mail a resposta. Dê um feedback individual, professor.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecer um pouco mais sobre diferentes formas de regionalização do território brasileiro. Visite o Portal do IBGE, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_02UND01

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas