16343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Caminhos indígenas: as primeiras redes de transporte e comunicação do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Reconhecer a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres do interior do Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Theobaldo Yamaguti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais); internet e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês discutirão a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres pelo interior do Brasil.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de problematizar a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres no Brasil. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, as imagens que estão na problematização desta aula (são 3 imagens). Diga que não é necessária a impressão do material, mas que os estudantes devem, a partir da observação das imagens, pesquisar os nomes desses locais, buscando compreender sua relação com os indígenas.

Ação propositiva
A ação propositiva deste plano será completamente transformada dada a impossibilidade de realização da dinâmica proposta originalmente. A partir da pesquisa realizada na contextualização, envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, os seguintes materiais de apoio: 1) "Existem estradas que nasceram do caminho dos índios" (Estadão, 2014), disponível aqui; 2) videoaula sobre os bandeirantes paulistas, disponível aqui. A partir destes dois materiais de apoio, solicite que os estudantes escrevam um parágrafo no caderno de Geografia respondendo à seguinte questão: que relação podemos estabelecer entre os caminhos traçados pelos indígenas e as atuais rotas de estradas no Brasil?

Sistematização
Peça aos estudantes que enviem a resposta à questão anterior por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. A partir da análise do material recebido, avalie a necessidade da gravação de um áudio para envio aos estudantes esclarecendo a relação discutida na aula. Caso não veja a necessidade, envie alguns exemplos de bons parágrafos aos colegas.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os caminhos indígenas assistindo, junto com os estudantes, à reportagem da TV Brasil disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Judith Nuria Maida e Renata Capovilla


Código: GEO7_07UND01

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas