GEO07_07UN01 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Caminhos indígenas: as primeiras redes de transporte e comunicação do Brasil
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano queremos estimular o pensamento espacial a respeito das primeiras redes abertas em nosso continente, os caminhos indígenas existentes antes da chegada dos colonizadores e que foram usufruída por eles posteriormente. Este plano de aula pode iniciar uma sequência a respeito das redes de transporte e de comunicação.
Materiais necessários:
- Fita crepe ou de demarcação. Caso não disponha desses materiais, o mobiliário (mesas e cadeiras) da sala podem ser utilizados para criar as “vias” que representam esses caminhos.
- Oito folhas impressas com o nome dos produtos. Se não houver a possibilidade de impressão, escreva o nome desses produtos em folhas de sulfite.
Material complementar:
Imagens para Problematização:
Atividade da Ação Propositiva:
Questões para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vbsm2rS2KSSHcha55HztfJtRDx5CTygRKrTs6dmY66RPagZjADKv8HRumQUz/geo07-07un01-sistematizacao-questoes.pdf
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto ou projete para os alunos. Ao tratar dos caminhos indígenas como tema do plano de aula, queremos estabelecer um marco histórico e geográfico a respeito das redes de transportes e comunicação. Pergunte aos estudantes se eles conhecem algum caminho indígena? Se já ouviram falar sobre esse assunto.
Ao visualizar um trilha, retomamos a ideia da velocidade dos deslocamentos feitos a pé, a conservação dos espaços naturais pelos povos indígenas e o questionamento: por que elas existiram?
Muitas dessas trilhas ou caminhos foram aproveitadas pelos colonizadores e transformadas em rodovias e outros espaços de circulação (como o Vale do Anhangabaú em São Paulo). Os caminhos serviram de base e referência na “modernização” de nossas redes de transportes terrestres.
Em nossa proposta de ação propositiva, a intenção é que o aluno entenda uma das funções desses caminhos: nesse caso, as trocas. Os produtos incluídos na atividade fazem parte das riquezas naturais de nosso continente (depois foram levados para outros continentes), e que eram utilizados pelos povos indígenas. Se os alunos tiveram contato com algumas características das civilizações pré-colombianas e o bandeirantismo na disciplina de História, a ação propositiva fará ainda mais sentido para eles (por exemplo, a busca por metais no interior do continente, e a utilização dos metais pelos Incas).
Como adequar à sua realidade:
Em regiões muito úmidas, ou mesmo com a presença de muitos rios, é possível que não existam trilhas ou vestígios de caminhos indígenas antigos. Questione os estudantes, por que as trilhas podem desaparecer em lugares chuvosos ou de vegetação mais densa (como florestas)? Se houver predomínio de rios, cite a importância desse elemento para os deslocamentos, comunicação e sobrevivência dos povos indígenas.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Contextos prévios: É possível, e talvez importante, questionar a relação dos alunos com os meios de transporte inseridos em sua realidade. Quais meios de transporte utilizam para se deslocar até a escola? Como se chamam, ou que tipos de meios de transportes se encontram próximos do lugar onde vocês estão?
Contextualização
Orientações: A primeira imagem apresentada pode representar uma trilha indígena.
Comente que essas vias eram abertas pelos povos indígenas de nosso continente, e algumas delas chegavam a ter milhares de quilômetros (como o caminho conhecido como Peabiru).
As imagens referentes a rodovia dos Tamoios (SP) e o Vale do Anhangabaú em São Paulo (SP) têm a função de despertar a curiosidade nos alunos: “Quem são os tamoios?”, “Por que existe uma rodovia com esse nome?”, “Vale do Anhangabaú, o que significa Anhangabaú?” , “Se é um vale, cadê o rio?”, “Os índios também utilizavam os rios para se deslocar?”
Essas perguntas não precisam ser respondidas nesta etapa, o professor pode instigar a curiosidade dos alunos. Espera-se que eles consigam fazer essas conexões após a ação propositiva, durante a sistematização.
Como adequar à sua realidade: O professor pode verificar se existem trilhas ou caminhos na localidade onde se encontram. Tem importância histórica ou econômica? Caso não seja possível utilizar a imagem, seja projetando ou imprimindo para os alunos, questione se eles já viram uma trilha ou caminho.
Se houverem rodovias próximas a sua localidade que fazem referências aos povos indígenas, você pode substituir a imagem da rodovia dos Tamoios. O vale do Anhangabaú é uma área que foi ocupada pela urbanização, e durante o processo de expansão urbana houve a canalização do ribeirão que recebe o mesmo nome. Caso exista algum rio ou ribeirão, denominado a partir das línguas indígenas (próximo de sua realidade), utilize para fazer referência importância da hidrografia para os deslocamentos dos povos indígenas.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A primeira imagem apresentada pode representar uma trilha indígena.
Comente que essas vias eram abertas pelos povos indígenas de nosso continente, e algumas delas chegavam a ter milhares de quilômetros (como o caminho conhecido como Peabiru).
As imagens referentes a rodovia dos Tamoios (SP) e o Vale do Anhangabaú em São Paulo (SP) têm a função de despertar a curiosidade nos alunos: “Quem são os tamoios?”, “Por que existe uma rodovia com esse nome?”, “Vale do Anhangabaú, o que significa Anhangabaú?” , “Se é um vale, cadê o rio?”, “Os índios também utilizavam os rios para se deslocar?”
Essas perguntas não precisam ser respondidas nesta etapa, o professor pode instigar a curiosidade dos alunos. Espera-se que eles consigam fazer essas conexões após a ação propositiva, durante a sistematização.
Materiais complementares
Caso não possa projetar os slides, segue o link com o arquivo e as imagens correspondentes para impressão dessa etapa do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xCexmrqfDFRmGw7YmHz2zynturtA5Ms8qxbfSK3NEqBdryezPwMwRUePsQuQ/geo07-07un01-contextualizacao-imagens.pdf
Como adequar à sua realidade: O professor pode verificar se existem trilhas ou caminhos na localidade onde se encontram. Tem importância histórica ou econômica? Caso não seja possível utilizar a imagem, seja projetando ou imprimindo para os alunos, questione se eles já viram uma trilha ou caminho.
Se houverem rodovias próximas a sua localidade que fazem referências aos povos indígenas, você pode substituir a imagem da rodovia dos Tamoios. O vale do Anhangabaú é uma área que foi ocupada pela urbanização, e durante o processo de expansão urbana houve a canalização do ribeirão que recebe o mesmo nome. Caso exista algum rio ou ribeirão, denominado a partir das línguas indígenas (próximo de sua realidade), utilize para fazer referência importância da hidrografia para os deslocamentos dos povos indígenas.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
https://youtu.be/7SojNJmu4NM - Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá - 27/11/2011
https://youtu.be/adQ4jgAh4nw - O CAMINHO DO PEABIRU - EDUARDO BUENO
https://youtu.be/rHgpCYjKekc - BANDEIRANTES | EDUARDO BUENO
https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ - Existem estradas que nasceram do caminho dos índios.
Contextualização
Orientações: A primeira imagem apresentada pode representar uma trilha indígena.
Comente que essas vias eram abertas pelos povos indígenas de nosso continente, e algumas delas chegavam a ter milhares de quilômetros (como o caminho conhecido como Peabiru).
As imagens referentes a rodovia dos Tamoios (SP) e o Vale do Anhangabaú em São Paulo (SP) têm a função de despertar a curiosidade nos alunos: “Quem são os tamoios?”, “Por que existe uma rodovia com esse nome?”, “Vale do Anhangabaú, o que significa Anhangabaú?” , “Se é um vale, cadê o rio?”, “Os índios também utilizavam os rios para se deslocar?”
Essas perguntas não precisam ser respondidas nesta etapa, o professor pode instigar a curiosidade dos alunos. Espera-se que eles consigam fazer essas conexões após a ação propositiva, durante a sistematização.
Como adequar à sua realidade: O professor pode verificar se existem trilhas ou caminhos na localidade onde se encontram. Tem importância histórica ou econômica? Caso não seja possível utilizar a imagem, seja projetando ou imprimindo para os alunos, questione se eles já viram uma trilha ou caminho.
Se houverem rodovias próximas a sua localidade que fazem referências aos povos indígenas, você pode substituir a imagem da rodovia dos Tamoios. O vale do Anhangabaú é uma área que foi ocupada pela urbanização, e durante o processo de expansão urbana houve a canalização do ribeirão que recebe o mesmo nome. Caso exista algum rio ou ribeirão, denominado a partir das línguas indígenas (próximo de sua realidade), utilize para fazer referência importância da hidrografia para os deslocamentos dos povos indígenas.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após a contextualização e reflexão sobre as características dos caminhos, os alunos devem refletir sobre a importâncias dessas trilhas. Existe alguma conexão entre esses caminhos e as vias de transportes modernas?
Como adequar à sua realidade: O professor pode partir da localidade onde se encontra e questionar a turma sobre como ocorreu a chegada de populações nessa área. Era um lugar habitado por povos indígenas? Que vias podem ter sido usadas? Os primeiros colonizadores abriram caminhos? Aproveitaram caminhos?
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Problematização
Orientações: Após a contextualização e reflexão sobre as características dos caminhos, os alunos devem refletir sobre a importâncias dessas trilhas. Existe alguma conexão entre esses caminhos e as vias de transportes modernas?
Como adequar à sua realidade: O professor pode partir da localidade onde se encontra e questionar a turma sobre como ocorreu a chegada de populações nessa área. Era um lugar habitado por povos indígenas? Que vias podem ter sido usadas? Os primeiros colonizadores abriram caminhos? Aproveitaram caminhos?
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
O slide ilustra uma representação de espaço, pode ser a própria sala de aula, o pátio, quadra de esportes ou área disponível para a atividade.
Faça marcação dos traços que representará os caminhos no chão.
Os números indicados não precisam estar impressos ou estabelecidos nesse espaço, se houver a possibilidade de realizar as indicações será melhor. Esses números representam a localização da aldeia que será o ponto de partida de cada grupo.
Cada grupo terá posse de um tipo de produto (instrumentos metálicos, cerâmica, cestos, milho, batata-doce, feijão preto, amendoim e sal). Escreva o nome de cada produto em oito tiras de papel e dobre-as.
Se quiser trabalhar o conceito de orientação espacial e tiver uma bússola ou for possível fazer isso pelo movimento aparente do Sol, seria interessante indicar no espaço da atividade para onde fica o Norte e os outros pontos cardeais.
Etapas:
1 - Posicione cada grupo de alunos (entre 3 e 5 pessoas) nos locais indicados com os números. Entregue as tiras com o nome dos produtos. Nesse momento os alunos podem ver o produto pertencentes ao grupo, mas não o que são os produtos dos outros grupos.
2 - Um aluno de cada grupo deve ir para o caminho e espalhar as tiras de papel (eles podem deixar mais próximo ou mais distante dos outros grupos). Após essa ação, cada um volta para Inicialmente, ao percorrer a trilha (representada com fita ou aberta entre carteiras e cadeiras) eles devem deixar ao longo do caminho, o papel com o nome do produto e voltar para o ponto de origem.
3- Após a ação de espalhar as tiras dobradas ao longo do caminho. Oriente que o aluno de cada grupo que partir para trilha deve pegar no máximo sete tiras.
Nesse momento, existem duas possibilidades: não permitir que eles abram as tiras (para ver o tipo de produto que pegaram) ou permitir que isso aconteça.
4 - Os grupos não podem trocar informações de forma oral. Apenas os integrantes do grupo podem conversar em um tom de voz baixo. A ideia é que a troca seja feita de maneira silenciosa (uma vez que nesses caminhos, muitas vezes as populações indígenas não se encontravam, ou quando se encontravam não falavam a mesma língua). Sugerimos que cada grupo crie um sinal sonoro (bater palmas por exemplo) para ser usado enquanto percorrem a trilha.
5 - Após pegar as sete tiras, eles devem voltar para seu respectivo grupo. Espera-se que consigam coletar um produto dos sete produtos diferentes.
Fique a vontade para realizar adaptações que considerar pertinente. Escreva as regras no quadro, pois a exposição oral das regras pode deixar os alunos confusos.
Sugestão: a descrição das características de cada produto encontra-se no arquivo da ação propositiva, se quiser, deixe essa descrição no pedaço de papel com o nome do produto.
Materiais complementares
Orientações para ação propositiva e descrição dos produtos:
Como adequar à sua realidade:
Ao invés de imprimir as folhas onde estarão os nomes do produtos com as tiras, você pode pedir para cada grupo confeccionar as próprias tiras, e desenhar os seus grupos.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a realização da dinâmica, na qual os alunos percorreram o caminho e realizaram as trocas, eles devem responder as questões (que podem estar impressas, ou escritas no quadro).
Para esse momento é importante reservar os primeiros minutos para a resolução. Já os últimos minutos podem ser utilizados para a sociabilizarem as respostas com a turma. Se houver preocupação com o tempo, defina duas perguntas para cada grupo. Assim, eles terão tempo para responder e depois sobrará tempo para compartilhar as respostas. Se possível, comente que os rios também eram muito utilizados pelos povos indígenas para os deslocamentos. Nesse caso, sistematize as respostas/hipóteses, no quadro.
O professor pode finalizar a aula lembrando que alguns desses caminhos serviram de referência para algumas rodovias na atualidade, se quiser, cite a Rodovia dos Tamoios no estado de São Paulo.
Materiais complementares
Perguntas para a Sistematização:
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais); internet e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês discutirão a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres pelo interior do Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de problematizar a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres no Brasil. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, as imagens que estão na problematização desta aula (são 3 imagens). Diga que não é necessária a impressão do material, mas que os estudantes devem, a partir da observação das imagens, pesquisar os nomes desses locais, buscando compreender sua relação com os indígenas.
Ação propositiva
A ação propositiva deste plano será completamente transformada dada a impossibilidade de realização da dinâmica proposta originalmente. A partir da pesquisa realizada na contextualização, envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, os seguintes materiais de apoio: 1) "Existem estradas que nasceram do caminho dos índios" (Estadão, 2014), disponível aqui; 2) videoaula sobre os bandeirantes paulistas, disponível aqui. A partir destes dois materiais de apoio, solicite que os estudantes escrevam um parágrafo no caderno de Geografia respondendo à seguinte questão: que relação podemos estabelecer entre os caminhos traçados pelos indígenas e as atuais rotas de estradas no Brasil?
Sistematização
Peça aos estudantes que enviem a resposta à questão anterior por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. A partir da análise do material recebido, avalie a necessidade da gravação de um áudio para envio aos estudantes esclarecendo a relação discutida na aula. Caso não veja a necessidade, envie alguns exemplos de bons parágrafos aos colegas.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os caminhos indígenas assistindo, junto com os estudantes, à reportagem da TV Brasil disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Yamaguti
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância dos caminhos indígenas nos fluxos terrestres do interior do Brasil
Habilidade (s) da Base: (EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro
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