10226
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Multiplicando os dois membros da igualdade I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidades da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.



Objetivos específicos

Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica  um mesmo número a seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional);
  • Lápis e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que as aulas sobre adição e subtração dos mesmos números nos dois membros da igualdade já tenham sido dadas. Vale dizer que a última pergunta será respondida nessa aula, porém, os alunos podem basear-se no que já sabem sobre a adição e subtração de mesmo número nos dois membros da igualdade.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual era a pontuação inicial dos garotos?
  • Como ficou essa pontuação após a multiplicação?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidades da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.



Objetivos específicos

Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica  um mesmo número a seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional);
  • Lápis e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que as aulas sobre adição e subtração dos mesmos números nos dois membros da igualdade já tenham sido dadas. Vale dizer que a última pergunta será respondida nessa aula, porém, os alunos podem basear-se no que já sabem sobre a adição e subtração de mesmo número nos dois membros da igualdade.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Como posso completar essa igualdade?
  • Qualquer número serve?
  • O que devo observar nessa igualdade?
  • Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual era a pontuação inicial dos garotos?
  • Como ficou essa pontuação após a multiplicação?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano