16342
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - As transformações da paisagem por meio de relatos de experiência e memória viva

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre investigar as transformações da paisagem urbano-industrial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_06UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes investiguem as transformações da paisagem urbano-industrial. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente que será iniciado o conteúdo acerca das transformações da paisagem relacionadas ao espaço urbano-industrial, e que será elaborado um roteiro de entrevista para ser aplicado com um morador do bairro em um momento posterior.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, apresente aos alunos as imagens dos slides 3, 4, 5, 6 e 7 e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Incentive os alunos a entender de que forma eles poderiam expressar essas transformações por meio de questões, associando, já nesse primeiro momento, com a construção do roteiro de entrevista.

SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES:
     - As imagens mostram as transformações pelas quais sofreram, mas vocês observam a paisagem do bairro e da cidade onde vivem?
     - Vocês observam transformações na paisagem quando elas acontecem?
     - A paisagem costuma sofrer transformações no dia-a-dia?
     - Se alguém perguntasse para vocês, saberiam dizer o que mudou na paisagem do bairro ou da cidade onde vivem?
     - Vocês comentam com alguém sobre essas transformações?
     - Como vocês expressam essas transformações?
     - Alguém saberia expressá-las?
     - Como você perguntaria a alguém como essas transformações estão ocorrendo?
     - A relação que as pessoas têm com a paisagem é importante?
     - Como? Como vocês perguntariam às pessoas qual a relação delas com a paisagem?

Para envio das imagens por meio de outras ferramentas tecnológicas, utilize o link disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJha6e5meG5TRAmsvNsWUMytczFbDEkaunkB8hxN9YsunDW6H8Ny2GQKZPhQ/ge06-06und01-contextualizacao-imagens.pdf. Acesso em 02/07/2020.

Caso as opções ainda não sejam possíveis, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas ou jornais locais, ou em sites oficiais do município.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original,

     - Para esta atividade, crie ou providencie previamente um roteiro de entrevista fictício acerca da temática proposta ou similar para que os alunos possam conhecer o gênero textual de entrevista e como ele pode ser elaborado. Possibilite um momento para a leitura do roteiro. Um exemplo de roteiro de entrevista pode ser encontrado no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zfe3pfemEH4mrBkWQhdvTnvBmWDFkaW7gBR7VPphd2tKTVK5PVGyz3h5gj4t/ge06-06und01-problematizacao-entrevista-modelo.pdf. Acesso 03/07/2020.

     - O roteiro de entrevista pode ser impresso pelos alunos.
Sugerimos também uma entrevista em áudio, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=m6UYAzq_Bn4. Acesso 03/07/2020.

A entrevista poderá ser apresentada aos alunos de várias formas. Seguem algumas sugestões: criação de um áudio com um diálogo entre duas pessoas a partir de gravação em um aparelho celular com gravador de voz ou aparelho de gravação de voz, ou impressa pelos alunos. Caso seja possível, apresente aos alunos um vídeo de uma entrevista que seja próxima ao objetivo proposto da aula. Utilize o WhatsApp para isso.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, neste momento, os alunos irão iniciar a elaboração dos roteiros de entrevista. Explique aos alunos que a elaboração do roteiro de entrevista tem como objetivo a organização do diálogo a ser realizado com uma pessoa, buscando atingir o objetivo de investigar como se deram as transformações da paisagem urbana-industrial do local onde moram.

     - Algumas sugestões de orientações aos alunos de como construir o roteiro de entrevista estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCukm3yDghnjYnRTFcbu7f6X9MDMPc2kaqrwsTpqR4SEWYjkNUnPFxTvuTWa/ge06-06und01-acao-propositiva-orientacoes-para-elaboracao-de-roteiro.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sugere-se que a entrevista em si seja realizada individualmente.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Para sistematizar a atividade sugerida, proponha a simulação das entrevistas entre os alunos de maneira que possam avaliar as questões elaboradas.

Estabeleça alguns critérios para essa avaliação, tais como: O roteiro prevê os elementos prévios de um roteiro de entrevista? O roteiro prevê a abordagem do sujeito a ser entrevistado? As perguntas estão de acordo com o conteúdo? As perguntas estão de acordo com o objetivo? As questões são claras e objetivas?

Para tanto, algumas sugestões de como os alunos devem avaliar os roteiros uns dos outros estão disponíveis no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxEhnen7Yh9dVwPJBBJrWsdY2mbauErF3SZQ99RVgwfd5UPpEeVhxFsN9kXG/ge06-06und01-sistematizacao-avaliacao-dos-roteiros.pdf. 

Oriente que essa sistematização seja feita por WhatsApp.

Sugere-se que os roteiros de entrevista sejam aplicados com o morador como tarefa escolar, o contato deve ser realizado por meio do WhatsApp.

Convite às famílias

Oriente que casos os estudantes não consigam realizar a entrevista com um morador, façam com adulto da família.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_06UND01

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas