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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Leitura e interpretação de mapas cartográficos

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Desenvolver a leitura e a interpretação de mapas cartográficos, destacando seus principais elementos (título, convenções cartográficas, legenda)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); câmera, Google Maps e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem a proposta de aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem cartográfica. É importante destacar que este plano avança, em termos de complexidade, quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato dos estudantes com a linguagem cartográfica. Para a apresentação do tema da aula, a sugestão é enviar os dois mapas que estão na contextualização do plano original e convidar os alunos para o desafio: "você sabe ler um mapa?".

Contextualização
Com base nos dois mapas enviados para a apresentação da aula, a contextualização partirá para a identificação das diferenças entre os elementos cartográficos neles presentes. Solicite aos estudantes que, por escrito, no caderno de Geografia, respondam aos seguintes questionamentos sobre os dois mapas: "Observem os elementos cartográficos: legenda, escala, orientação, título e convenções cartográficas. O que podemos notar de diferente entre os dois mapas?". Esse momento é muito importante, pois serão analisadas algumas simbologias utilizadas em mapas geográficos escolares. É somente a partir do entendimento desses signos que os alunos serão capazes de ler e interpretar adequadamente mapas cartográficos. Faça um vídeo informando e apontando nos mapas que qualquer elemento (natural ou antrópico) significativo, presente no espaço geográfico, poderá ser representado através de símbolos (linhas, pontos, figuras geométricas, cores, hachuras etc.), de modo a transmitir informações de maneira simples e direta. Não se esqueça de informá-los que esses símbolos são convencionados (convenções cartográficas), ou seja, são “padronizados” de modo a facilitar a sua interpretação. Solicite aos alunos que analisem os símbolos contidos nas legendas utilizadas neste slide, destacando a gradação de cores (frias e quentes) utilizadas para representar a variação do relevo. Envie o vídeo aos estudantes por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica.

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta no plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita em duplas. Além disso, o mapa produzido será do quarteirão da residência dos estudantes. Para ajudá-los a visualizar os detalhes do quarteirão sem sair de casa, indique o uso do Google Maps, disponível aqui. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte comanda para a atividade:

Vamos produzir um mapa do quarteirão da sua residência?
Imagine a seguinte situação: sua família pediu pizza para a pizzaria do bairro e o entregador não localizou o seu endereço. Ele ligou para a sua residência e explicou que é novo no bairro e ainda está sem internet para usar o localizador do celular. Pediu a você que ajudasse enviando um mapa com a identificação da localização da residência no seu quarteirão. Para que o entregador chegue logo com a sua pizza, será necessário ser o mais específico possível, afinal, a pizza da sua família está esfriando. Vamos ajudá-lo?

Oriente que os alunos utilizem no mapa variáveis visuais discretas (linhas, pontos, formas geométricas etc.) e/ou variáveis visuais contínuas (gradação de cores) para representarem os diferentes objetos e ambientes existentes no quarteirão da residência (estabelecimentos comerciais, vegetação de grande porte, banca de jornal, prédios etc). Deixe claro aos seus alunos que o mapa deverá obrigatoriamente conter título, símbolos e legenda. Não se preocupe com escala cartográfica nessa atividade. Para tornar a atividade mais individualizada e participativa, você poderá requerer que os alunos pintem o mapa produzido utilizando uma gradação de cores frias (azul escuro, azul claro, verde escuro e verde claro) e cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) para representarem os sentimentos que têm em relação a cada elemento do quarteirão da casa, sendo as cores quentes utilizadas para os lugares de que eles mais gostam. Dessa forma, os lugares de que eles mais gostam deverão estar pintados de vermelho, enquanto os lugares de que menos gostam, de azul escuro.

Sistematização
Finalizado o mapa, solicite que, com a ajuda de um familiar, os estudantes o fotografem e enviem por e-mail ou WhatsApp. Reúna todos os mapas em um único arquivo e devolva à turma uma coleção de mapas do quarteirão da casa dos estudantes. Certamente, será um momento de descontração observar a forma como cada um representou os elementos do espaço no entorno da residência.

Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os mapas históricos do mundo. Indique que naveguem pelo site disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_09UND01

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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