16339
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O caminho da água até a nossa casa

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender o caminho percorrido pela água até chegar na nossa casa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_04UND02

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam o caminho percorrido pela água até chegar na nossa casa. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo “ Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Acesso em 30/06/2020

O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie o vídeo “ Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs e promova um pequeno debate.

Estimule a turma com as seguintes perguntas: Qual a importância da água? Qual o caminho das águas até a nossa casa? Para que serve a estação de tratamento da água? Qual a estação de tratamento responsável pela água da sua cidade? Qual a mensagem final do vídeo? As respostas devem ser feitas no caderno.

Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie o vídeo por e-mail ou WhatsApp.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o mapa do Brasil que representa a disponibilidade de rede de abastecimento de água, este mapa pode ser acessado pelo link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico. Acesso em 30/06/2020

Explique que as empresas de tratamento de água desempenham um papel importante na qualidade da água oferecida à população. No entanto, o acesso a água ainda é precário em muitas regiões brasileiras. Interprete o mapa com a turma e converse sobre as regiões que têm maior acesso à água tratada e qual região sofre com a falta desse serviço de acordo com o mapa.

Conte que muitas pessoas que vivem em áreas rurais ou periféricas dos grandes centros urbanos sofrem com a falta desse serviço. Pergunte se há problemas de fornecimento de água no bairro deles e se a água que chega às residências é limpa.

Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e explique a importância das companhias de água para assegurar água de qualidade a população e que podemos, de forma simplificada, através da montagem de um filtro observar algumas etapas de filtragem da água. Explique que apesar de ser um filtro a água não estará em condições ideais para uso, pois precisaria passar por procedimentos químicos. É importante que os alunos relacionem o vídeo, em que reconhecerão o processo de filtragem da água até chegar nas residências à atividade prática que simula o último processo de filtragem pelo qual passa a água no sistema de tratamento.

Cada aluno irá montar o seu próprio filtro de garrafa pet e todos os alunos deverão participar da confecção do filtro.

Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 2l, 1 tesoura, 2 chumaços de algodão, 1 copo de 200ml com areia fina, 1 copo de 200 ml com terra, 1 copo de 200ml de cascalho grande, 1 copo de 200ml de cascalho pequeno e 1 copo de 200ml de água barrenta ou visivelmente suja.

MONTE O FILTRO A PARTIR DAS SEGUINTES ETAPAS:
     1. Corte a garrafa pet ao meio, a parte de cima da garrafa, onde tem o gargalo servirá como filtro e ficará no formato de um coador;
     2. Retire a tampa da garrafa e coloque os 2 chumaços de algodão;
     3. Encaixe a parte no formato de coador na base da garrafa;
     4. Agora é o momento de colocar as camadas do filtro:
     5. Depois de colocar o algodão acrescente terra;
     6. adicione areia, os cascalhos grandes e posteriormente os pequenos. É importante que as camadas do filtro sejam facilmente visualizadas;
     7. Por último acrescente a água barrenta.

Para obtenção de água barrenta você pode acrescentar terra ou barro ao copo de 200ml de água até que a água fique com aspecto escuro. As famílias deverão auxiliar na produção dos filtros.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Peça para que os alunos observem a circulação da água por cada camada do filtro e debatam sobre o resultado da experiência. É importante que eles percebam que a água ficou visivelmente mais limpa, ou seja, conseguimos filtrar apenas as partículas maiores. Portanto, está água ainda não é adequada para consumo. Como atividade, peça que os alunos anotem as etapas do processo de filtragem e as suas observações no caderno.

Convite às famílias

Oriente que as famílias acompanhem os estudantes em todas as etapas da confecção do filtro. Ainda assim, deixe a sugestão dos materiais que seguem abaixo para leitura.

     - Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo: https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html. Acesso em 30/06/2020

     - Para aprofundar seus conhecimentos sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo: https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/. Acesso em 30/06/2020

     - Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_04UND02

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas