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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas temáticos do Brasil: leitura, interpretação e produção

Desenvolver a leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, destacando o seu significado e importância para para a compreensão e análise do espaço geográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_09UND02

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atlas do IBGE

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de aprofundar os conhecimentos sobre os mapas temáticos. É importante destacar que esse plano avança em termos de complexidade quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato do estudante com a linguagem cartográfica. Para a apresentação do tema da aula, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o seguinte tema: Mapas Temáticos, você sabe o que são e como podemos construir um?

Contextualização
A contextualização desse plano deve avançar um pouco na apresentação aos estudantes das características dos mapas temáticos. A sugestão, para isso, é o envio do esquema que está na contextualização do plano original, pedindo para que eles identifiquem, no Atlas Geográfico que eles tem em casa, os diferentes mapas citados no esquema. Caso o estudantes não tenham Atlas em casa, indique que a proposta pode ser realizada com uso do Atlas do IBGE (disponível aqui).

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta pelo plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita individualmente. Envie aos estudantes o arquivo com o mapa mudo e a legenda pré-estruturada. Explique, por meio de uma mensagem escrita ou um áudio, que eles devem produzir um mapa temático sobre o índice de analfabetismo por região no Brasil. Os dados já estão presentes no material. Na mensagem aos estudantes com a comanda da atividade, esclareça que eles devem se atentar para a questão das cores no mapa temático: deverão pintar o mapa regional do Brasil utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas de maiores taxas). Fique atento para orientar e sanar as dúvidas que poderão surgir neste momento, assim oriente que eles enviem mensagens por WhatsApp ou e-mail caso tenha alguma dúvida.

Sistematização
Finalizado o mapa, solicite que o estudante escreva um parágrafo para envio por e-mail ou WhatsApp, apresentando a importância da representação de um tema - no caso da aula da taxa de analbetismo - no formato de um mapa. Peça que envie junto uma fotografia do mapa produzido. Dê um feedback individual, professor.

Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os mapas históricos do mundo. Indique que eles naveguem pelo site, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_09UND02

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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