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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas temáticos do Brasil: leitura, interpretação e produção

Desenvolver a leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, destacando o seu significado e importância para para a compreensão e análise do espaço geográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); câmera; internet e Atlas do IBGE.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem a proposta de aprofundar os conhecimentos sobre os mapas temáticos. É importante destacar que este plano avança, em termos de complexidade, quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato dos estudantes com a linguagem cartográfica. Para a apresentação do tema da aula, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte frase: Mapas temáticos - você sabe o que são e como podemos construir um?

Contextualização
A contextualização deste plano deve avançar um pouco na apresentação das características dos mapas temáticosaos estudantes. A sugestão, para isso, é o envio do esquema disponível na contextualização do plano original, pedindo que eles identifiquem, no Atlas Geográfico que tiverem em casa, os diferentes mapas citados no esquema. Caso os estudantes não tenham Atlas em casa, indique que a proposta pode ser realizada com o uso do Atlas do IBGE, disponível aqui.

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta no plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita individualmente. Envie aos estudantes o arquivo com o mapa mudo e a legenda pré-estruturada. Explique, por meio de uma mensagem escrita ou um áudio, que eles devem produzir um mapa temático sobre o índice de analfabetismo por região do Brasil. Os dados estão presentes no material. Na mensagem aos estudantes com a comanda da atividade, esclareça que devem se atentar às cores do mapa temático: eles deverão pintar o mapa regional do Brasil utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas com maiores taxas). Fique atento para sanar as dúvidas que poderão surgir nesse momento; oriente que lhe enviem mensagens por WhatsApp ou e-mail caso tenham dúvidas.

Sistematização
Finalizado o mapa, solicite que o estudante escreva um parágrafo para envio, por e-mail ou WhatsApp, apresentando a importância da representação de um tema - no caso da aula, da taxa de analbetismo - em forma de mapa. Peça que enviem junto uma fotografia do mapa produzido. Dê feedbacks individuais.

Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os mapas históricos do mundo. Indique que naveguem pelo site disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_09UND02

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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