16337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Água: De onde vem?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender o ciclo da água

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_04UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam o ciclo da água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique o ciclo hidrológico por meio da imagem e do vídeo “O ciclo da água” disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O uso desses recursos facilitará a visualização do ciclo da água na natureza pelos alunos e também potenciará o debate sobre a importância da água.

Contextualização (20 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Por meio da interpretação da imagem, apresente à turma o ciclo hidrológico na natureza utilizando a imagem como apoio.

Por meio do link: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html. Acesso em 02/07/2020

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o vídeo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4. Acesso em 02/07/2020

Na sequência, pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância da água? Quais os estados físicos da água presentes no vídeo? Qual a importância da energia solar nesse processo? Como se formam as nuvens e a chuva?

Peça que anotem as respostas no caderno, e posteriormente enviem uma foto no grupo de WhatsApp da turma.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, explique que o terrário representa um micro ambiente em equilíbrio e que por meio dele podemos observar o ciclo da água. Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: recipiente transparente de boca larga com tampa, como exemplo pote de maionese ou uma jarra, terra, pedrinhas ou cascalhos, areia, água para borrifar e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade, podemos citar como exemplo, musgo, pequenas samambaias, heras ou mudas de tempero. Nesse caso específico, como a intenção da montagem do terrário será especificamente para a observação do ciclo da água, o tipo de muda que será utilizada não interferirá no experimento.

Grave um outro vídeo, com o passo a passo da elaboração do terrário, e diga aos estudantes, que poderão contar com o auxilio de um adulto.

Monte o terrário seguindo as etapas:
     1. Lave com água corrente e seque o pote transparente;
     2. Coloque as pedrinhas ou cascalhos no fundo do pote;
     3. Acrescente uma camada de areia;
     4. Acrescente uma camada de terra;
     5. Coloque a muda de sua preferência;
     6. Complete com terra até cobrir a raiz;
     7. Umedeça com água a terra e a muda;
     8. Tampe o pote.

Apresente aos alunos a imZagem do terrário como exemplo para que possa auxiliá-los na confecção do terrário.

Sistematização (20 minutos- assincronamente)

Inicialmente não será possível observar o ciclo da água no terrário. No entanto, baseado na aula e nas orientações para a montagem do terrário, peça para que os alunos observem o terrário e debatam sobre a circulação da água. Como atividade, peça que os alunos anotem suas hipóteses no caderno para que futuramente seja possível compará-las com as transformações que acontecerão no terrário ao longo da semana.

Convite às famílias

Oriente que as famílias acompanhem os estudantes na confecção do terrário, além disso, segue um vídeo com passo a passo para elaboração.

     - O Terrário - https://www.youtube.com/watch?v=CFEgQST8ngk . Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_04UND01

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas