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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - A importância da escala em mapas cartográficos

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Promover a análise e reflexão do significado e função da escala cartográfica em mapas geográficos escolares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); câmera; internet; Atlas do IBGE e Google Earth.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
A aula tem a proposta de aprofundar os conhecimentos sobre a escala cartográfica. É importante destacar que este plano avança, em termos de complexidade, quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato do aluno com a linguagem cartográfica.

Para a apresentação do tema da aula, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o seguinte desafio: você já reparou que os mapas do seu Atlas têm escalas? Sabe para que elas servem? Vamos descobrir isso nesta aula. Caso o aluno não tenha um Atlas em casa, indique que a observação pode ser realizada com o uso do Atlas do IBGE, disponível aqui

Contextualização
A contextualização deste plano seguirá a proposta original do plano, mas com uma adaptação. A ideia é mostrar aos alunos a noção de escala usando a ferramenta de zoom para a localização de um elemento no mapa. Em sala de aula, certamente essa atividade poderia ser realizada usando o Google Earth. No entanto, adaptando a proposta para o ensino remoto, sugerimos que você faça uma captura de imagens da ferramenta, disponível aqui. Do ponto mais próximo (com a visualização da escala na visão vertical, como o Google Earth permite), vá ampliando a visão com mais três ou quatro capturas, para mostrar que, conforme nos afastamos, o objeto fica cada vez menor, até chegar a um ponto em que não é mais possível distingui-lo na superfície. Envie essa sequência de imagens indicando que isso mostra uma questão de escala. Caso seja possível, esse mesmo exercício pode ser feito de forma síncrona com a turma, em uma videochamada.

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação daquela originalmente proposta no plano de aula. A atividade será feita individualmente e com o mapeamento de um cômodo da casa do aluno. Envie o arquivo com as orientações sobre a construção do mapa com escala. Esclareça que, para medir as distâncias das paredes do quarto, pode ser usada uma fita métrica ou uma trena. Com a medida do cômodo, diga que a escala do mapa será fixa, ou seja, utilizaremos a sugestão do plano, de escala 1:25.

Para que essa atividade possa ser realizada com êxito, é necessário que o aluno receba o auxílio de um familiar. Oriente-os a respeito disso na mensagem enviada com a comanda da atividade. Fique atento para sanar as dúvidas que poderão surgir nesse momento. Oriente que enviem mensagens caso tenham alguma dúvida.

Sistematização
Finalizado o trabalho, solicite que o aluno escreva um parágrafo apresentando a importância da escala na produção de um mapa. Peça que enviem junto uma fotografia do mapa produzido. Dê feedbacks individuais.

Convite às famílias
Convide os familiares a fazer, junto com os alunos, o mesmo exercício realizado, agora para observarem, com o uso do Google Earth, a escala no local de residência da família.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_09UND03

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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