16335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Como as paisagens são modificadas?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificar como as sociedades modificam as paisagens ao longo da história por meio da evolução das técnicas e da necessidade que cada uma apresenta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_02UND02

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem como as sociedades modificam as paisagens ao longo da história por meio da evolução das técnicas e da necessidade que cada uma apresenta. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as modificações das paisagens ao longo da história e considerando as técnicas que foram desenvolvidas e utilizadas pelos diferentes povos ao longo do tempo. Diga que as mudanças nas paisagens são comuns, porém algumas características de povos mais antigos continuam marcadas nas paisagens. Através delas podemos compreender como esses povos viviam e se relacionavam com a paisagem. Será dado destaque para a população inca que viveu na América Latina.

Contextualização (45 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles registrem no caderno o que estão observando.

     - Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf. Acesso em 01/07/2020

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e leve em consideração as sugestões que constam no plano.

Pergunte e oriente o registro no caderno.
     - as paisagens serão sempre modificadas, por quê?
     - as sociedades adaptam as paisagens de acordo com suas necessidades? Como podemos enxergar essas adaptações?
     - as modificações feitas mostram como as sociedades viviam? Quais características você observa?

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Cada aluno deve colar em uma cartolina as imagens que pesquisou. A cartolina deve ser dividida em duas partes: uma parte deve ter a imagem do país ocupado pelos povos originários e a outra parte, deve conter a imagem atual do país. Após a colagem, eles devem gravar um áudio curto e enviar no WhatsApp, discutindo as principais mudanças que observaram e as razões dessas modificações.

Os alunos vão notar que suas respostas estão sempre baseadas na necessidade de adaptar a paisagem à sociedade que a habita. Comente com os alunos que no caso da América Latina é possível observar que a maioria dos países, após a colonização, passaram a ter características europeias e não mais incas, astecas ou maias, pois os europeus passaram a ocupar o território e a adaptar a paisagem de acordo com suas necessidades e cultura.

Para a pesquisa sugira alunos sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens boas para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
     - https://www.adventureclub.com.br/blog/dicas-de-viagem/descubra-a-guatemala-o-berco-da-civilizacao-maia/
     - http://www.chiledesarrollosustentable.cl/noticias/noticia-pais/camino-del-inca-declarado-patrimonio-de-la-humanidad/
     - http://geografiabest704.blogspot.com/2016/04/aula-1-pindorama.html

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Os alunos deverão compartilhar suas produções enviado fotos dos cartazes no grupo de WhatsApp da turma.

Oriente que gravem um áudio curto, acompanhando suas produções.

Se preferir, tome como sugestão de sistematização as orientações que constam no plano original.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com os estudantes aos dois vídeos que seguem como sugestão, sendo um dele sum documentário para saber sobre as civilizações.

     - Povos Pré-Colombianos - Incas, Astecas e Maias - desenho animado- https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE. Acesso em 30/06/2020

DOCUMENTÁRIO
     - Civilizações Secretas - Maias, Astecas e Incas. https://www.youtube.com/watch?v=f0j4O2xJQSY. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_02UND02

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas