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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Regionalização do Brasil (IBGE)

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Reconhecer as cinco grandes regiões brasileiras adotadas pelo IBGE por meio da elaboração e interpretação de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e câmera.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles irão reconhecer as regiões do Brasil. Adicionalmente, pode ser enviado o mapa do Brasil do IBGE, dividido em cincos regiões.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a compreensão do que é e para que serve a regionalização. A proposta do plano original é bem interessante e pode ser feita por ensino remoto. Envie a orientação e o arquivo por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Selecione três ou quatro estudantes e peça para gravarem um áudio explicando a solução que deram para a questão apresentada na atividade. Socialize os áudios com a turma.

Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Organize a turma de modo a distribuir as cinco regiões brasileiras proporcionalmente ao número de alunos (por exemplo, em uma turma de 25 alunos, 5 ficarão com a região Norte, 5 com a região Nordeste e assim por diante). Estabeleça com os estudantes uma maneira de escolher das regiões ou as sorteie. Oriente a turma a respeito da construção do croqui, de acordo com a comanda disponível na Ação propositiva da aula. Peça, adicionalmente, que no croqui sejam representadas ao menos uma informação sobre características naturais (clima, vegetação etc.), uma social (urbanização, economia etc.) e uma cultural (festividades, identidade cultural etc.).

Sistematização
Peça que os estudantes enviem uma fotografia do croqui construído. Organize um arquivo com todos os croquis por regiões brasileiras e reenvie aos estudantes.

Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem o histórico do processo de regionalização do país através do site do IBGE, disponível aqui 

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_10UND02

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.


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