16329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Relação entre clima e vegetação no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Relacionar clima e vegetação, buscando problematizar a escala local

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula introduzirá o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, chamados aqui de paisagens naturais do Brasil.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a identificação das diferenças paisagísticas dos país. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo que está na contextualização, com quatro fotografias de diferentes vegetações do Brasil. Peça que pesquisem o nome da formação vegetal e enumere três características de cada uma delas no caderno de Geografia.

Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas será alterada consideravelmente dada a impossibilidade de realização da proposta original por meio do ensino remoto. A primeira alteração é que a atividade deve ser realizada individualmente. A proposta também será alterada para ampliar a intencionalidade pedagógica do plano, considerando a não presença na sala de aula. Para isso, inicialmente, envie o material de estudo para esta aula, composto por: 1) texto sobre os dimínios morfoclimáticos brasileiros, disponível aqui; 2) videoaula da TV Futura, disponível aqui. A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, com o uso de um mapa do Brasil mudo (disponível aqui) registrem, por meio de desenhos, as características da vegetação predominante de cada região brasileira. Caso os estudantes tenham dificuldades com desenho, outra opção é a colagem de imagens da vegetação. Vegetações predominantes em cada região: Norte - Amazônia; Nordeste - Caatinga; Centro-oeste - Cerrado; Sudeste - Mata Atlântica; Sul - Floresta de Araucárias. Caso a turma nunca tenha construído um mapa pictórico, com desenhos registrados, envie alguns exemplos para que entendam a proposta da atividade. Veja um exemplo disponível aqui.

Sistematização
Peça que os estudantes fotografem, com a ajuda de uma familiar, o mapa pictórico construído e enviem por e-mail. Organize, professor, todos os mapas pictóricos e retorne aos estudantes com uma exposição dos mapas da turma. Essa organização pode ser feita em slides usando o PowerPoint ou o Google Apresentações. Caso a escola tenha redes sociais ou site, pode ser feita também a postagem do material dos alunos como uma exposição pedagógica em tempos de ensino remoto.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os mapas pictóricos que representam o Brasil. Para isso, envie o conteúdo disponível aqui, em que há diversas formas de representação usando ícones pictóricos.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_11UND01

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas