Imagens Paisagens Naturais do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre clima e vegetação no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Sobre este plano
Sobre este plano: Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de relacionar clima e vegetação, compreendendo os principais domínios morfoclimáticos brasileiros e suas localizações (EF07GE11). Outros aspectos serão abordados ao longo do ano.
Materiais necessários: Projetor de slides, imagens impressas, quadro, giz, material de desenho, cola, pincel, cartolina ou papel pardo.
Para você saber mais:
Os domínios morfoclimático brasileiros, que neste plano ainda não foram mencionados, são o resultado da relação entre os elementos do clima, da vegetação e do relevo presentes em diferentes áreas do território do país. Apresentando desde formações florestais úmidas, savanas, campos até áreas semiáridas. Acesse os links: https://vimeo.com/61525410
Material complementar: Mapa da vegetação do Brasil, acessar o link:
Contextos prévios: Nesta aula, é necessário que o aluno tenha uma noção sobre clima, fatores do clima e tipos de clima no Brasil. Caso exista dificuldade com esses conceitos, cabe a você sempre relacioná-los em suas explicações.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vocês iniciarão o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, que serão chamados, aqui, de paisagens naturais do Brasil. No decorrer do ano esse assunto será aprofundado. Comece levantando entre os alunos, através de questionamentos, os conhecimentos prévios sobre o tema. Como o clima pode influenciar nas paisagens, por exemplo. Depois, apresente imagens de paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, questionando a relação de cada uma com o clima. No final, os alunos construirão cartazes apresentando paisagens, com explicações sobre o clima ao qual ela se refere.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá usar o quadro e as imagens deste slide impressas.
Para você saber mais:
Os domínios morfoclimático brasileiros, que, neste plano, ainda não foram mencionados, são o resultado da relação entre os elementos do clima, a vegetação e o relevo presentes em diferentes áreas do território do país. Apresentando desde formações florestais úmidas, savanas, campos até áreas semiáridas. Acesse o link: https://vimeo.com/61525410
Contextos prévios: Nesta aula, é necessário que o aluno tenha uma noção sobre clima, fatores do clima, tipos de clima no Brasil. Caso exista dificuldade com esses conceitos, cabe a você, professor, sempre relacioná-los em suas explicações.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto. Quais são as características da vegetação? Onde é possível encontrá-la no Brasil? O clima desse lugar, como será? Esta é a paisagem da caatinga. É importante, sem oferecer respostas, problematizar as relações entre a vegetação e o clima. No caso, temos uma vegetação xerófita, adaptada ao clima seco.
Pode acessar as imagens deste slide no site: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php ou no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yq5efaggQC7JFQHG4N5c7JqD6bn63nYjJsYF8mHn6XuWJmW6sFAPTFGVeJpW/imagens-paisagens-naturais-do-brasil.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não possa projetar, imprima a foto ou use alguma parecida do livro didático.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto. Como se apresenta a vegetação? Onde é possível encontrá-la no Brasil? O clima desse lugar, como será? Será que chove muito ou pouco? Tem mais umidade do que na foto anterior? Que diferenças essa paisagem apresenta em relação à anterior? No caso da foto, temos a mata atlântica, uma formação vegetal alimentada pela umidade que chega do oceano Atlântico ao litoral brasileiro.
Acesse as imagens deste slide no site: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php ou https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yq5efaggQC7JFQHG4N5c7JqD6bn63nYjJsYF8mHn6XuWJmW6sFAPTFGVeJpW/imagens-paisagens-naturais-do-brasil.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não possa projetar, imprima a foto ou use alguma parecida do livro didático.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto. Onde é possível encontrá-la no Brasil? O clima desse lugar, como será? Que diferenças aparecem em relação à imagem anterior. Como são as árvores da foto? Parece chover mais do que na paisagem da foto anterior? No caso dessa imagem, temos uma paisagem de cerrado, onde temos duas estações: uma chuvosa e outra seca. Desse modo, a vegetação não se mostra tão densa como na floresta tropical.
Acesse as imagens deste slide no site: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php ou https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yq5efaggQC7JFQHG4N5c7JqD6bn63nYjJsYF8mHn6XuWJmW6sFAPTFGVeJpW/imagens-paisagens-naturais-do-brasil.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não possa projetar, imprima a foto ou use alguma parecida do livro didático.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto. Onde é possível encontrá-la no Brasil? O clima desse lugar, como será? Chuvoso ou seco? Que diferenças apresenta em relação às paisagens anteriores? Em relação às árvores, como são? Muitas ou poucas? Importante que se levante essas questões, buscando as respostas dos alunos. No caso da foto, temos a floresta amazônica, uma área equatorial de densa vegetação, alimentada, em grande parte, pela umidade oriunda da sua evapotranspiração.
Pode acessar as imagens deste slide no site: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php
Como adequar à sua realidade: Caso não possa projetar, imprima a foto ou use alguma parecida do livro didático.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Lance a pergunta à turma, problematizando as imagens apresentadas. É possível, também, questionar sobre o comportamento do clima na região onde se encontra a escola. Anote as respostas dos alunos no quadro, esboçando um esquema explicativo.
Para você saber mais: Os domínios morfoclimático brasileiros são o resultado da relação entre os elementos do clima, a vegetação e o relevo presentes em diferentes áreas do território do país. Apresentando desde formações florestais úmidas, savanas, campos até áreas semiáridas. Acesse os links: https://vimeo.com/61525410 e http://marcosbau.com.br/geobrasil-2/dominios-de-natureza-no-brasil/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Distribua uma imagem impressa de um bioma brasileiro diferente para cada dupla, aproveitando as imagens do slide ou outras disponíveis em revistas, livros e internet. Depois, as duplas podem elaborar cartazes com as paisagens, relacionando cada uma com suas características climáticas correspondentes, baseando-se na discussão realizada em aula e nas anotações feitas no quadro. Questionando, por exemplo, como seria a paisagem influenciada por um clima seco e quente, ou chuvoso e quente, etc. Estimule o aluno a pensar sem se importar com o erro, essa é uma aula inicial. Ao longo do ano haverão mais oportunidades para aprofundar o tema. Mais imagens podem ser acessadas nos links: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php
https://geografiavisual.com.br/categoria/infografico
Como adequar à sua realidade: Se não puder projetar as imagens, pode imprimí-las anteriormente ou aproveitar imagens semelhantes no livro didático.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça para que cada dupla apresente seu cartaz e explique como a sua paisagem se relaciona com as características climáticas levantadas por eles. Ao final, é necessário que os alunos sejam capazes de associar, minimamente, os climas às suas paisagens correspondentes.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula introduzirá o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, chamados aqui de paisagens naturais do Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a identificação das diferenças paisagísticas dos país. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo que está na contextualização, com quatro fotografias de diferentes vegetações do Brasil. Peça que pesquisem o nome da formação vegetal e enumere três características de cada uma delas no caderno de Geografia.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas será alterada consideravelmente dada a impossibilidade de realização da proposta original por meio do ensino remoto. A primeira alteração é que a atividade deve ser realizada individualmente. A proposta também será alterada para ampliar a intencionalidade pedagógica do plano, considerando a não presença na sala de aula. Para isso, inicialmente, envie o material de estudo para esta aula, composto por: 1) texto sobre os dimínios morfoclimáticos brasileiros, disponível aqui; 2) videoaula da TV Futura, disponível aqui. A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, com o uso de um mapa do Brasil mudo (disponível aqui) registrem, por meio de desenhos, as características da vegetação predominante de cada região brasileira. Caso os estudantes tenham dificuldades com desenho, outra opção é a colagem de imagens da vegetação. Vegetações predominantes em cada região: Norte - Amazônia; Nordeste - Caatinga; Centro-oeste - Cerrado; Sudeste - Mata Atlântica; Sul - Floresta de Araucárias. Caso a turma nunca tenha construído um mapa pictórico, com desenhos registrados, envie alguns exemplos para que entendam a proposta da atividade. Veja um exemplo disponível aqui.
Sistematização
Peça que os estudantes fotografem, com a ajuda de uma familiar, o mapa pictórico construído e enviem por e-mail. Organize, professor, todos os mapas pictóricos e retorne aos estudantes com uma exposição dos mapas da turma. Essa organização pode ser feita em slides usando o PowerPoint ou o Google Apresentações. Caso a escola tenha redes sociais ou site, pode ser feita também a postagem do material dos alunos como uma exposição pedagógica em tempos de ensino remoto.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os mapas pictóricos que representam o Brasil. Para isso, envie o conteúdo disponível aqui, em que há diversas formas de representação usando ícones pictóricos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rafael Martins da Costa
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Relacionar clima e vegetação, buscando problematizar a escala local.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)
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