16328
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Paisagem local/paisagem mundial: o caminho de casa até a escola

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre comparar diferenças e semelhanças naturais e culturais entre diversos lugares do mundo com o lugar do aluno, e possibilitar o contato digital entre estudantes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes comparem diferenças e semelhanças, naturais e culturais, entre diversos lugares do mundo e o lugar de vivência deles, além de possibilitar o contato virtual da turma. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá na maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula eles irão conhecer como vivem outros estudantes, como eles se relacionam com a paisagem e o povo de seu lugar, fazendo parte da história e podendo influenciar mudanças.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Inicie a aula pedindo que expliquem como vão à escola. Incentive-os a falar sobre os seus costumes locais: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem os acompanha.

Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave dois vídeos nesta etapa: um para o início e outro para problematizar as imagens e sua localização no globo.

Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original. Fale para os alunos que eles assistirão a pequenos vídeos mostrando crianças indo à escola. Eles deverão relacionar os vídeos às situações que eles mesmos vivenciam.

Vídeos:
1 - Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China. Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível aqui.
2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia. Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível aqui.
3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível aqui.

Neste momento, é preciso relacionar os lugares vistos nos vídeos e suas localizações no planeta com o seu próprio local, destacando diferenças e semelhanças entre essas localidades e suas paisagens.

Indique no mapa as localizações dos lugares vistos nas imagens e o seu lugar, explicando que as paisagens podem variar dependendo de sua localização no globo terrestre, como eles viram nas imagens anteriores. Por exemplo:
      1 - No vídeo em que as crianças sobem a montanha pelas escadas aparecem as encostas do Himalaia, no sudoeste da China;
      2 - O vídeo das crianças atravessando a enxurrada na costa leste da Índia, onde o relevo é mais movimentado e sofre com as monções, em contraste com o vídeo Sur le chemin de l'école, em que Samuel faz um caminho de terreno suave e o clima é mais seco, no noroeste do país;
      3 - No vídeo Sur le chemin de l’école, além de Samuel no norte da Índia, temos Carlos nas planícies da Patagônia, na Argentina, onde o clima é temperado; Jackson, nas Savanas do Quênia, de clima semi-árido; Zahira, que caminha pelo Monte Atlas, no Marrocos, onde o clima é de montanha, em uma área intertropical.

Outras observações, como as características físicas e a língua -- escrita e falada --, são critérios de identidade entre pessoas e países.
Acesso o mapa-múndi com localização dos lugares vistos nos vídeos, disponível aqui.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Este é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e a identidade sociocultural. Aqui, o aluno terá a oportunidade de rever mentalmente o que foi visto nos vídeos, comparando-os com sua realidade e sua paisagem.

Sugerimos a exibição de imagens ilustrativas para representar diferentes situações e meios de transportes utilizados pelos estudantes para ir à escola, de acordo com as características naturais, socioeconômicas e culturais que formam as diversas paisagens do nosso país.

A atividade da ação propositiva está disponível aqui.

Sistematização (45 minutos- assincronamente)
Este é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e identidade sociocultural, utilizando meios digitais para comunicar a estudantes de outros países como é sua rotina de ir à escola.

A atividade de sistematização está disponível aqui.

Aqui, o aluno terá a oportunidade de rever o que foi visto nos vídeos, compará-los com sua realidade e viver a experiência de também comunicar isso a outras crianças.

Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem nas etapas da ação propositiva e da sistematização. Fica a sugestão de que assistam com os estudantes aos vídeos da problematização.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_01UND02

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas