Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles estudarão a Mata Atlântica e os atuais impactos ambientais na área da floresta.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de identificar a localização da Mata Atlântica e introduzir a relação com as questões socioeconômicas. Envie os dois mapas do Brasil que estão na contextualização - mapa político e dos biomas - e as fotografias da Mata Atlântica. Peça que os estudantes registrem no caderno: 1) localização da floresta; 2) a região brasileira; 3) enumeração de três características da vegetação.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula com algumas adaptações em relação ao material de estudo. Inicialmente, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o material de estudo para esta aula, composto por: 1) videoaula sobre a Mata Atlântica e os problemas ligados ao desmatamento, disponível aqui; 2) texto de estudo sobre as características da Mata Atlântica, disponível aqui. Peça que os estudantes organizem cinco tópicos de características socioambientais da Mata Atlântica no caderno de Geografia.
A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, conforme originalmente proposto no plano de aula, façam um mapa sobreposto da área original da vegetação com o mapa de densidade demográfica do Brasil. Para isso, oriente os alunos e os familiares a respeito da necessidade de uso de papel vegetal ou papel manteiga. Caso não seja possível, peça que o estudante apenas faça a comparação entre as duas áreas (vegetação e densidade demográfica). Envie os materiais necessários para a realização dessa atividade, disponíveis na ação propositiva do plano original (comanda da atividade, mapa dos biomas e mapa de densidade demográfica do Brasil).
Sistematização
Para a sistematização desta aula oriente os estudantes a escreverem um parágrafo, no caderno, conclusivo sobre a sobreposição dos mapas. Para isso, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta de síntese da aula: "O que podemos concluir sobre os problemas ambientais da Mata Atlântica a partir da sobreposição dos mapas?" Peça que enviem por e-mail as respostas e dê um feedback a cada estudante.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que naveguem no site do IBGE, que traz vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil; disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Regina Tunes
Código: GEO7_11UND03
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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