16327
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - A Mata Atlântica

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Identificar as áreas de ocorrência da Mata Atlântica, compreendendo sua dinâmica natural, bem como os processos que ameaçam sua diversidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles estudarão a Mata Atlântica e os atuais impactos ambientais na área da floresta.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de identificar a localização da Mata Atlântica e introduzir a relação com as questões socioeconômicas. Envie os dois mapas do Brasil que estão na contextualização - mapa político e dos biomas - e as fotografias da Mata Atlântica. Peça que os estudantes registrem no caderno: 1) localização da floresta; 2) a região brasileira; 3) enumeração de três características da vegetação.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula com algumas adaptações em relação ao material de estudo. Inicialmente, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o material de estudo para esta aula, composto por: 1) videoaula sobre a Mata Atlântica e os problemas ligados ao desmatamento, disponível aqui; 2) texto de estudo sobre as características da Mata Atlântica, disponível aquiPeça que os estudantes organizem cinco tópicos de características socioambientais da Mata Atlântica no caderno de Geografia.

A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, conforme originalmente proposto no plano de aula, façam um mapa sobreposto da área original da vegetação com o mapa de densidade demográfica do Brasil. Para isso, oriente os alunos e os familiares a respeito da necessidade de uso de papel vegetal ou papel manteiga. Caso não seja possível, peça que o estudante apenas faça a comparação entre as duas áreas (vegetação e densidade demográfica). Envie os materiais necessários para a realização dessa atividade, disponíveis na ação propositiva do plano original (comanda da atividade, mapa dos biomas e mapa de densidade demográfica do Brasil).

Sistematização
Para a sistematização desta aula oriente os estudantes a escreverem um parágrafo, no caderno, conclusivo sobre a sobreposição dos mapas. Para isso, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta de síntese da aula: "O que podemos concluir sobre os problemas ambientais da Mata Atlântica a partir da sobreposição dos mapas?" Peça que enviem por e-mail as respostas e dê um feedback a cada estudante.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que naveguem no site do IBGE, que traz vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil; disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_11UND03

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas