16326
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - A Floresta Amazônica

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a dinâmica formadora da Floresta Amazônica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_11UND02

Ferramentas sugeridas
     - Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
     - Youtube
     - Internet

Valor trabalhado
     - O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula estudarão a floresta Amazônica e as relações entre a floresta e o clima.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de identificar a localização da floresta amazônica e introduzir a relação com o clima da região Norte. Assim, envie dois mapas do Brasil, disponibilizados na contextualização - mapa de vegetação e de clima - e a fotografia aérea da Amazônia. Peça que os estudantes registrem no caderno: 1) localização da floresta; 2) clima correspondente; 3) enumere três características da vegetação.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula com algumas adaptações em relação ao material de estudo. Para isso, inicialmente, envie o material de estudo para essa aula, composto de: 1) videoaula sobre Floresta Amazônica, disponível aqui; 2) texto de estudo sobre as caracterísitcas da Amazônia, disponível aquiA partir desse material de estudo, peça que os estudantes, conforme originalmente proposto no plano de aula, façam um desenho representando a seguinte questão: a relação entre as chuvas e a vegetação na Amazônia.

Sistematização
Peça que os estudantes fotografem, com a ajuda de uma familiar, o desenho produzido e envie por e-mail. Organize, professor, todos os desenhos e retorne aos estudantes com uma exposição da turma. Essa organização pode ser feita em slides usando o Powerpoint ou o Google Apresentações. Caso a escola tenha redes sociais ou site, pode ser feita também a postagem do material dos alunos como uma exposição pedagógica em tempos de ensino remoto.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que naveguem no site do IBGE, que disponibiliza vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil. Acesse aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_11UND02

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas