16325
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Canais de participação social

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o que são associações comunitárias

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, impressora e folhas de papel (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Para você saber mais:

Como montar uma associação de moradores em sua comunidade - finalidade e estrutura de uma associação de moradores

https://www.avozdocidadao.com.br/como-montar-uma-associacao-de-moradores-em-sua-comunidade/

O que é uma associação de moradores em um bairro ou condomínio - Diferença entre associação de moradores de bairro e de condomínio

https://www.casadicas.com.br/condominio/o-que-e-uma-associacao-de-moradores-em-um-bairro-ou-condominio/

Contextos prévios: Na sistematização os alunos devem elaborar uma carta, logo, é necessário que os alunos já tenham desenvolvido esta competência.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: você já ouviu falar em associações comunitárias? Você já ouviu falar em associações de moradores ou associações de bairro? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala.

Caso na sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Para você saber mais:

O papel da associação na comunidade - conceito e funções de associação de moradores

http://www.umamc.com.br/noticias/562-o-papel-da-associacao-na-comunidade

Associação de moradores - conceito, definição e objetivo

https://por-leitores.jusbrasil.com.br/noticias/2497223/associacao-de-moradores

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicia a aula orientando aos alunos que observem a imagem (disponivel para visualização no portal CBN Campinas: https://www.portalcbncampinas.com.br/2017/07/cansados-moradores-pedem-infraestrutura-no-jardim-sul-america/ ), observando a cena e que leiam o texto da faixa dos manifestantes. Indague-os sobre que tipo de ação estas pessoas estão realizando e qual seria a finalidade desta manifestação. Perguntas como: É importante que as pessoas lutem pelos seus direitos? Como as pessoas podem fazer isso? É preciso se organizar para reivindicar seus direitos?

Em seguida, você deve introduzir o tema da aula partindo para uma explanação sobre associação comunitária. Você pode perguntá-los se eles sabem o que significa associação comunitária, mas lembre-se: possivelmente ainda não possuem esse conceito. Você deve mediar um diálogo com eles, buscando explicar sobre associação comunitária. Explique aos alunos o significado de associação de moradores a partir do material disponibilizado no “Para você saber mais”. Não esqueça de informá-los que associação de moradores, de bairro ou comunitária têm o mesmo significado. Você deve também fazer suas próprias intervenções a respeito do tema a partir do seu conhecimento prévio ou acerca do que você leu no material disponibilizado no tópico “Para você saber mais”.

No caso desta etapa, caso na sua escola não tenha projetor, você pode comentar sobre o conteúdo do texto em sua fala sobre a explanação do significado de associação comunitária. Em outros casos, você pode reproduzir o trecho do texto num cartaz ou imprimir em tamanho adequado para que os alunos possam ler na sala.

Caso tenha interesse, você também pode fazer uma compilação de textos reunindo o significado, os objetivos e a importância das associações comunitárias para os bairros e localidades e, em seguida, imprimir para os alunos e alunas.

Como adequar à sua realidade: Caso na localidade onde os alunos residam não haja nenhum tipo de associação comunitária, questione-os sobre a importância que uma associação de moradores teria para o bairro/localidade onde eles moram.

Para você saber mais:

Associação de moradores de bairro - Conceito de associação comunitária http://arquivo.edemocracia.camara.leg.br/web/espaco-livre/forum/-/message_boards/message/334832?prsrc=3

Associação de moradores - conceito e definição de associação de moradores

https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_moradores

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a problematização questionando aos alunos e alunas de que forma uma associação comunitária poderia ajudar no bairro onde moram. É importante que você se aproprie da existência de associações no bairro ou localidade onde a escola está inserida para que você possa estimular o diálogo entre os alunos.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projeto ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso na comunidade onde a escola está inserida não possua associações comunitárias, busque tomar conhecimento sobre o bairro ou localidade mais próxima onde haja uma associação comunitária. Informe-se sobre o seu funcionamento e converse com os alunos sobre ela. Há também a possibilidade, no caso de não haver associações locais, de você dialogar sobre o quanto seria importante para o bairro ou comunidade uma associação de moradores.

Para você saber mais:

Como funciona uma associação de moradores - Como funciona, o que é e para que serve uma associação comunitária

https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-funciona-uma-associacao-de-moradores-12872.html

A importância de uma associação de moradores - Importância e papel de uma associação comunitária

http://associacaodemoradoresbetel.com.br/a-importancia-de-uma-associacao-de-moradores/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Explique aos alunos e alunas que uma associação comunitária objetiva colaborar com o desenvolvimento do bairro na qual está inserida nas mais diversas áreas - saúde, educação, cultura, lazer etc. - e, em seguida oriente-os a se organizarem em grupos e cada um destes criar uma espécie de associação comunitária, onde cada uma irá desenvolver uma ação para ajudar a solucionar os problemas do bairro onde os alunos moram.

Observe que as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias criadas pelos grupos de alunos devem ser ações conjuntas que atenderão as necessidades de uma determinada comunidade. É importante ressaltar para a turma que as ações de uma associação comunitária servem para gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas de um bairro, comunidade ou cidade.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projetor ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Para você saber mais:

Associação de moradores comprova que é possível alcançar melhorias - Reportagem sobre a Associação de Moradores de Ipanema Amipanema e a possibilidade de alcançar melhorias para os bairros através das associações

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/associacao-de-moradores-comprova-que-possivel-alcancar-melhorias-12302595

A importância das associações comunitárias de moradores para o município - Breve texto sobre os objetivos e a importância das associações comunitárias

http://www.portalcomunitario.jor.br/index.php/novidades/270-geral/bloco/515-a-importancia-das-associacoes-de-moradores-para-o-municipio

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa, os alunos irão sistematizar o que produziram na ação propositiva. Ou seja, irão compartilhar as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias que criaram. Peça as equipes que compartilhem quais problemas do bairro gostariam de solucionar e quais suas sugestões sobre como resolver estes problemas.

As equipes deverão escolher um representante responsável por apresentar as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias criadas por eles. Neste momento, você pode também ressaltar a importância de uma liderança comunitária para presidir este tipo de associação.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projeto ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso o bairro ou localidade da escola não possua associações comunitárias, você deve sempre instigar os alunos sobre a hipótese e a importância do bairro onde eles moram possuir uma associação de moradores.

Para você saber mais:

Saiba porque criar uma associação de moradores é importante - Vantagens e importância da criação de associações de moradores para as comunidades

https://caldasadv.com.br/criacao-associacao-de-moradores/

Associação de moradores: descubra sua importância - conceito e criação de uma associação de moradores

http://mfloteamentos.com.br/2018/01/31/associacao-de-moradores-descubra-sua-importancia/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, impressora e folhas de papel (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Para você saber mais:

Como montar uma associação de moradores em sua comunidade - finalidade e estrutura de uma associação de moradores

https://www.avozdocidadao.com.br/como-montar-uma-associacao-de-moradores-em-sua-comunidade/

O que é uma associação de moradores em um bairro ou condomínio - Diferença entre associação de moradores de bairro e de condomínio

https://www.casadicas.com.br/condominio/o-que-e-uma-associacao-de-moradores-em-um-bairro-ou-condominio/

Contextos prévios: Na sistematização os alunos devem elaborar uma carta, logo, é necessário que os alunos já tenham desenvolvido esta competência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: você já ouviu falar em associações comunitárias? Você já ouviu falar em associações de moradores ou associações de bairro? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala.

Caso na sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Para você saber mais:

O papel da associação na comunidade - conceito e funções de associação de moradores

http://www.umamc.com.br/noticias/562-o-papel-da-associacao-na-comunidade

Associação de moradores - conceito, definição e objetivo

https://por-leitores.jusbrasil.com.br/noticias/2497223/associacao-de-moradores

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicia a aula orientando aos alunos que observem a imagem (disponivel para visualização no portal CBN Campinas: https://www.portalcbncampinas.com.br/2017/07/cansados-moradores-pedem-infraestrutura-no-jardim-sul-america/ ), observando a cena e que leiam o texto da faixa dos manifestantes. Indague-os sobre que tipo de ação estas pessoas estão realizando e qual seria a finalidade desta manifestação. Perguntas como: É importante que as pessoas lutem pelos seus direitos? Como as pessoas podem fazer isso? É preciso se organizar para reivindicar seus direitos?

Em seguida, você deve introduzir o tema da aula partindo para uma explanação sobre associação comunitária. Você pode perguntá-los se eles sabem o que significa associação comunitária, mas lembre-se: possivelmente ainda não possuem esse conceito. Você deve mediar um diálogo com eles, buscando explicar sobre associação comunitária. Explique aos alunos o significado de associação de moradores a partir do material disponibilizado no “Para você saber mais”. Não esqueça de informá-los que associação de moradores, de bairro ou comunitária têm o mesmo significado. Você deve também fazer suas próprias intervenções a respeito do tema a partir do seu conhecimento prévio ou acerca do que você leu no material disponibilizado no tópico “Para você saber mais”.

No caso desta etapa, caso na sua escola não tenha projetor, você pode comentar sobre o conteúdo do texto em sua fala sobre a explanação do significado de associação comunitária. Em outros casos, você pode reproduzir o trecho do texto num cartaz ou imprimir em tamanho adequado para que os alunos possam ler na sala.

Caso tenha interesse, você também pode fazer uma compilação de textos reunindo o significado, os objetivos e a importância das associações comunitárias para os bairros e localidades e, em seguida, imprimir para os alunos e alunas.

Como adequar à sua realidade: Caso na localidade onde os alunos residam não haja nenhum tipo de associação comunitária, questione-os sobre a importância que uma associação de moradores teria para o bairro/localidade onde eles moram.

Para você saber mais:

Associação de moradores de bairro - Conceito de associação comunitária http://arquivo.edemocracia.camara.leg.br/web/espaco-livre/forum/-/message_boards/message/334832?prsrc=3

Associação de moradores - conceito e definição de associação de moradores

https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_moradores

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a problematização questionando aos alunos e alunas de que forma uma associação comunitária poderia ajudar no bairro onde moram. É importante que você se aproprie da existência de associações no bairro ou localidade onde a escola está inserida para que você possa estimular o diálogo entre os alunos.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projeto ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso na comunidade onde a escola está inserida não possua associações comunitárias, busque tomar conhecimento sobre o bairro ou localidade mais próxima onde haja uma associação comunitária. Informe-se sobre o seu funcionamento e converse com os alunos sobre ela. Há também a possibilidade, no caso de não haver associações locais, de você dialogar sobre o quanto seria importante para o bairro ou comunidade uma associação de moradores.

Para você saber mais:

Como funciona uma associação de moradores - Como funciona, o que é e para que serve uma associação comunitária

https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-funciona-uma-associacao-de-moradores-12872.html

A importância de uma associação de moradores - Importância e papel de uma associação comunitária

http://associacaodemoradoresbetel.com.br/a-importancia-de-uma-associacao-de-moradores/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Explique aos alunos e alunas que uma associação comunitária objetiva colaborar com o desenvolvimento do bairro na qual está inserida nas mais diversas áreas - saúde, educação, cultura, lazer etc. - e, em seguida oriente-os a se organizarem em grupos e cada um destes criar uma espécie de associação comunitária, onde cada uma irá desenvolver uma ação para ajudar a solucionar os problemas do bairro onde os alunos moram.

Observe que as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias criadas pelos grupos de alunos devem ser ações conjuntas que atenderão as necessidades de uma determinada comunidade. É importante ressaltar para a turma que as ações de uma associação comunitária servem para gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas de um bairro, comunidade ou cidade.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projetor ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Para você saber mais:

Associação de moradores comprova que é possível alcançar melhorias - Reportagem sobre a Associação de Moradores de Ipanema Amipanema e a possibilidade de alcançar melhorias para os bairros através das associações

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/associacao-de-moradores-comprova-que-possivel-alcancar-melhorias-12302595

A importância das associações comunitárias de moradores para o município - Breve texto sobre os objetivos e a importância das associações comunitárias

http://www.portalcomunitario.jor.br/index.php/novidades/270-geral/bloco/515-a-importancia-das-associacoes-de-moradores-para-o-municipio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa, os alunos irão sistematizar o que produziram na ação propositiva. Ou seja, irão compartilhar as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias que criaram. Peça as equipes que compartilhem quais problemas do bairro gostariam de solucionar e quais suas sugestões sobre como resolver estes problemas.

As equipes deverão escolher um representante responsável por apresentar as ações a serem desenvolvidas pelas associações comunitárias criadas por eles. Neste momento, você pode também ressaltar a importância de uma liderança comunitária para presidir este tipo de associação.

O texto do slide pode ser lido, caso na sua escola não tenha projeto ou na hipótese da aula ser realizada num outro espaço que não possua quadro.

Como adequar à sua realidade: Caso o bairro ou localidade da escola não possua associações comunitárias, você deve sempre instigar os alunos sobre a hipótese e a importância do bairro onde eles moram possuir uma associação de moradores.

Para você saber mais:

Saiba porque criar uma associação de moradores é importante - Vantagens e importância da criação de associações de moradores para as comunidades

https://caldasadv.com.br/criacao-associacao-de-moradores/

Associação de moradores: descubra sua importância - conceito e criação de uma associação de moradores

http://mfloteamentos.com.br/2018/01/31/associacao-de-moradores-descubra-sua-importancia/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano