16323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Deslocamentos populacionais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Entender o conceito de migração a partir do continente africano, enfocando o nomadismo dos povos beduínos e a crise migratória na Líbia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mauricio Barbosa Carneiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula
O objetivo principal é entender as migrações no continente africano. Usaremos uma ferramentas assíncrona para esta aula. A sugestão é o WhatsApp. Caso não seja possível, procure adaptar toda a aula para o uso do e-mail.

Grave um áudio ou um vídeo curto perguntando aos alunos o que é migração. O conhecimento prévio é primordial para você entender o que eles já sabem. Depois, aproveite para comentar os principais movimentos migratórios no continente africano. A reportagem do jornal El País intitulada "A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa", disponível aqui, será importante para iniciar a conversa. Envie o link a eles.

Faça mais uma pergunta: para onde os africanos migram? Escute as respostas e envie outro áudio para fazer os comentários que julgar necessários. Aproveite para diferenciar emigração de imigração, conceitos que os alunos costumam confundir muito. Tempo estimado para esta etapa: 30 minutos.

Contextualização
Envie o mapa "Sistema Agrícola Mundial", disponível aqui. Grave um áudio e peça que os alunos, com o apoio de um mapa disponível na internet, localizem dois países africanos: a Líbia e o Egito. Peça para eles analisarem o mapa do sistema agrícola mundial. É possível estabelecer comparações entre os dois países e o continente europeu; por exemplo, ficará evidente a desertificação. Assim, os alunos irão compreender melhor a razão da migração de pessoas da região. Incentive a comparação com outras áreas do planeta. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.

Problematização
Disponibilize duas imagens de emigração da Líbia, uma bem antiga e outra mais atual, disponíveis aqui. Pergunte aos alunos por que a migração na Líbia resiste ao tempo. Comente com eles que não precisam responder, apenas pesquisar mais sobre a migração no país atualmente, para entenderem melhor o motivo. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio ou vídeo para explicar como ocorrerá a atividade. Divida a turma em três grupos. Em seguida, apresente as orientações. Cada grupo deve tentar identificar elementos que estabeleçam relação com o processo migratório no continente africano a partir das realidades propostas.

O primeiro grupo terá como abordagem o entendimento de como as pessoas migram. O segundo grupo levantará informações sobre por que as pessoas migram. O terceiro grupo estabelecerá um vínculo com a realidade local.

Oriente os alunos a respeito da confecção dos cartazes como na proposta original, disponível aqui. Peça que enviem por WhatsApp os cartazes produzidos. Tempo estimado para esta etapa: 50 minutos.

Sistematização
Aproveite para lhes mostrar a imagem disponível aqui. Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano. Volte à problemática e, a partir das questões sociais, pontue novos elementos: como e por que acontecem as migrações. Finalize o áudio com os dados sobre as pessoas deslocadas no mundo, onde estão, de onde vêm.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentário da ONU intitulado “Refugiados e migrantes: longe de casa", disponível aqui. Esta pode ser uma maneira de ampliar a discussão sobre os imigrantes.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_01UND01

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas