10224
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecer os sinais de associação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivo específico

  • Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.

Conceito-chave

  • Sinal de Associação.
  • Ordem de resolução nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
  • A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
  • A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivo específico

  • Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.

Conceito-chave

  • Sinal de Associação.
  • Ordem de resolução nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).

Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
  • A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
  • A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
  • Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano