Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os sinais de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
- Ordem de resolução nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização dos sinais de associação, a seguir, coletivamente, discuta o que acontece quando desejamos determinar a ordem de resolução de uma expressão (devemos utilizar os sinais de associação).
Propósito: Retomar o significado do sinal de associação em escritas aritméticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão matemática quando utilizo os sinais de associação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
- A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões com a utilização do sinal de associação?
- A resolução das expressões será a mesma para qualquer uma das utilizações do sinal de associação?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que a aluna Mônica insiste em dizer para as colegas utilizarem o sinal de associação nas expressões?
- Por que cada aluna encontrou um valor para a solução ? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais Complementares: