16321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Os primeiros a deixarem a África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender a importância dos fósseis na dinâmica migratória dos povos primitivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Problematização

Apresentação do tema da aula
Professor, comente que nesta aula vocês irão discutir o fluxo migratório dos primeiros humanos do continente africano para o mundo, mas o foco será na chegada ao continente americano. Deixe claro que o tema é polêmico e novas descobertas colocam em xeque antigas pesquisas. Conte ao alunos que as primeiras migrações para a América ocorreram há cerca de 15 mil anos, quando os humanos modernos (Homo sapiens) adentraram o continente. Isso provavelmente ocorreu quando atravessaram uma passagem temporária no Estreito de Bering, criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial (esta é a teoria mais aceita). Grave um áudio ou um vídeo curto e envie para o WhatsApp da turma (crie um grupo caso não haja nenhum). As orientações estão disponíveis aqui. Elas podem lhe ajudar a preparar o seu áudio. Tempo estimado: 10 minutos.

Contextualização
Envie as reportagens disponíveis aqui aos alunos via WhatsApp. Grave um áudio e envie aos alunos. Peça para lerem as duas reportagens e anotarem suas reflexões sobre a importância dos fósseis no processo de migração; logo eles usarão essas reflexões. Para enriquecer o debate, envie também a imagem disponível aqui. Os alunos poderão conhecer melhor os caminhos da migração humana. Tempo estimado: 35 minutos.

Problematização
Para problematizar o tema, envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Peça para os alunos refletirem sobre essa questão. Solicite que façam uma pequena pesquisa sobre o tema de datação dos fósseis e anotem o que encontraram; assim, irão perceber que outras áreas do conhecimento são importantes para essa difícil tarefa. Tempo estimado: 25 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique aos alunos como será essa atividade. Comente com eles que farão uma metodologia ativa chamada de timeline (linha do tempo), uma proposta para estimular a percepção da sucessão e da duração dos acontecimentos históricos, o que vai possibilitar um aprendizado lúdico e autônomo para alunos de diferentes níveis e modalidades. Para exemplificar, envie o arquivo disponível aqui. Divida a turma em cinco grupos e forneça a cada um uma cópia do arquivo "identificação", disponível aqui. Com a folha "identificação" em mãos, os alunos devem cortar os oito fósseis. Explique que na timeline é obrigatório colocar os fósseis em ordem cronológica, escrever a data ou período quando foram encontrados e nomeá-los (por exemplo, Homo sapiens). Incentive os alunos a desenharem ou colorirem a timeline. O ideal é que um membro do grupo faça a timeline numa cartolina ou em outro tipo de papel disponível em casa. Todos os grupos devem enviar suas linhas do tempo pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 60 minutos.

Sistematização
Agora é o momento de finalizar a aula. O ideal é retomar o objetivo de aprendizagem. Grave um vídeo curto comentando a timeline que eles criaram; se houver algum equívoco, comente-o com os alunos. Explique que a Ciência está sempre em evolução e, daqui a algum tempo, outra pesquisa pode apresentar e defender outras ideias; por exemplo, que os Homo sapiens chegaram à América numa data diferente e por outros caminhos. Novas técnicas de datação vão surgir e o conhecimento sobre o tema que temos hoje pode ser outro daqui a 10 anos, ou mesmo antes. Discuta com os alunos que a África é de onde saíram os primeiros hominídeos e se tratou de uma migração para o mundo (Europa, Ásia, Oceania e América). Tempo estimado: 10 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentários "Fósseis", disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_01UND02

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas