16320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Lixo como forma de poluição

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o  lixo como forma de poluição a partir de exemplos em seu entorno

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Devido à quarentena, adaptamos o plano para atividades em casa e, por isso, o objetivo também foi alterado.
Objetivo de aprendizagem: identificar o lixo como forma de poluição a partir de exemplos em casa.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, acessem a imagem disponível aqui.
Faça as perguntas previstas no plano original e apresente o tema da aula alterado para este momento da quarentena: Conhecendo o lixo que produzimos em casa.

Contextualização
Disponibilize aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o slide da contextualização do plano original. Prossiga como sugerido, ou seja, encaminhe ou dialogue com os alunos a respeito dos questionamentos propostos nesta etapa, com exceção das questões que tratam do ambiente escolar.

Problematização
Encaminhe aos alunos a nova problematização:

Leve os alunos a pensarem sobre os espaços que existem na casa deles, quem são os moradores e o que se consome diariamente. Pergunte quantas lixeiras existem na residência dos alunos e o que se joga em cada uma delas.

Ação propositiva
Peça aos alunos que elaborem um planta da casa e identifiquem as lixeiras existentes.
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos dois vídeos:
     - Como criar uma planta de casa pelo Paint - disponível aqui
     - Faça uma bússola caseira com uma agulha - disponível aqui.

 

Elabore uma tabela indicando que tipo de material é descartado em cada lixo.
Veja o exemplo a seguir:

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: Como diminuir a quantidade de lixo gerado. Eles precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
     3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
     - Diminuir o lixo no dia a dia: 5 dicas - disponível aqui;
     - 10 dicas para reduzir o uso de plástico - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - Como diminuir o lixo em casa em até 90% - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_11UND01

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas