16319
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Movimentos populacionais: conceitos e fatores

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Detalhar os principais aspectos relacionados aos movimentos populacionais: os conceitos (migração, emigração e imigração) e os fatores relacionados aos movimentos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Use as imagens da Contextualização do Plano de Aula. As imagens consistem em retratos das múltiplas realidades relacionadas aos movimentos populacionais em todo o mundo. Envie-as aos alunos via WhatsApp. A partir da leitura das imagens, pergunte o que as expressões das pessoas nas fotos transmitem, bem como qual é a relação entre as reações demonstradas pelas pessoas e as migrações que elas estão realizando. Mostre o caso da família Tavares. É importante frisar que, para compreender os movimentos populacionais, é preciso ter noção de alguns conceitos importantes. A partir da ilustração, é possível exemplificá-los: neste caso, o movimento de atração (relacionado às oportunidades) estimula a família Tavares a migrar de uma região para outra. Nessa migração, a família Tavares será uma família de emigrantes da região A e de imigrantes na região de destino. Pergunte aos alunos: "Quais oportunidades podem estar atraindo a família Tavares para a região B?". Na última imagem, é importante salientar que o movimento de repulsão (relacionado às adversidades) estimula Janaína a migrar de uma região para outra: nessa migração, Janaína será uma emigrante da região B e uma imigrante na região A. Pergunte aos alunos: "Quais podem ser as adversidades que levam Janaína a emigrar?". Solicite que enviem um áudio pelo WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Grave um áudio e envie a problematização criada para esta etapa. Dadas as premissas levantadas no último slide da etapa anterior, esta etapa consiste em um avanço para se pensar as migrações para além da escala local. Tempo estimado: 5 minutos.

Ação propositiva
Professor, os arquivos para enviar para os alunos fazerem as atividades estão disponíveis em "materiais e atividades", no Plano de Aula. Divida a turma em grupos de 3 a 5 componentes. Nomeie os grupos com letras: A. B, C, D e E, dependendo do número de grupos. Distribua duas mensagens para cada grupo e peça para lerem atentamente. Comente que as mensagens são de amigos de diferentes países da América Latina e que as cartas trazem pistas para se pensar os movimentos populacionais. Após um tempo de leitura, distribua as tabelas impressas. Os alunos deverão preencher as lacunas da tabela de acordo com a interpretação das mensagens. Tempo estimado: 30 minutos.

Sistematização
Uma vez que os quadros estejam preenchidos pelos grupos de acordo com as duas mensagens distribuídas para cada grupo, solicite que um dos alunos de cada grupo envie mensagens e fotos da produção para toda a turma. Atente os alunos às semelhanças e distinções quanto aos aspectos relacionados à migração verificados em cada mensagem. Em seguida, os grupos apresentarão a sistematização das informações realizadas nas respectivas tabelas para toda a turma. Cada grupo apresentará o deslocamento realizado de acordo com a leitura das respectivas mensagens. Incentive-os a gravarem áudios ou vídeos curtos. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre migração na América Latina, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_04UND01

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas