GE08_04UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos populacionais: conceitos e fatores
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A análise e compreensão dos fluxos migratórios pressupõe apontar e detalhar os principais conceitos relacionados ao fenômeno, tema e objetivo para esta aula. Ao tomar como recorte espacial privilegiado de análise a América Latina, o exame minucioso dos conceitos e fatores a ela relacionados são de fundamental importância para a compreensão das especificidades locais do fenômeno no espaço regional.
Materiais necessários: Planisfério político (impresso ou digital) do continente americano, com destaque para o Brasil no contexto da América Latina.
Material complementar: mensagens impressas (total de 10 mensagens) a serem entregues aos grupos de alunos;
tabela impressa (total de 5 cópias) a serem entregues aos grupos de alunos.
Os materiais serão entregues a partir da sétima etapa do plano de aula.
Link para material complementar:
Link para os mapas:
http://www.un.org/Depts/Cartographic/english/htmain.htm . Acesso em 18/11/2018.
Contextos prévios: noção do conceito de migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, conceitos relacionados às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Em seguida, proponha aos alunos que se movimentem livremente pela sala, caminhando normalmente, por cerca de 30 segundos, e escolham um lugar na sala (diferente do lugar de origem) para ficar. Observe atentamente como os alunos se movimentam na sala. Em seguida, peça-os para voltarem aos seus lugares. Questione-os: qual(is) motivo(s) levaram a escolha do novo lugar? É possível que surjam as mais variadas respostas. Não se preocupe em questioná-los a fundo sobre esses motivos, apenas comente que por trás dos movimentos existe uma intencionalidade.
Para você saber mais:
Há dois conceitos relacionados à compreensão do espaço geográfico: fixos e fluxos. Ambos conceitos são considerados importantes na reflexão quanto aos movimentos populacionais, dado o caráter espacial dos movimentos, as ações e os objetos a eles relacionados. Os objetos e ações relacionados respectivamente aos fixos e fluxos formam o espaço.
Neste link, há um texto sobre fixos, fluxos e o espaço geográfico, de autoria de Laércio Furquim e Gabriela Leirias:
https://fixosefluxos.wordpress.com/fixos-e-fluxos/ . Acesso em 16/11/2018.
Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf
Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: As imagens a seguir consistem em retratos das múltiplas realidades relacionadas aos movimentos populacionais em todo o mundo. A partir da leitura das imagens, pergunte aos alunos o que as expressões das pessoas nas fotos transmitem, assim como qual é a relação entre as reações demonstradas pelas pessoas e as migrações que elas estão realizando. A ideia central é compreender quais razões estão por trás dos movimentos populacionais, sejam as razões boas ou ruins.
No quadro, elabore uma lista com as respostas dos alunos, com o objetivo de apresentar algumas das razões positivas e negativas que levam as pessoas a migrar.
Como adequar à sua realidade: Você pode levantar questões quanto aos deslocamentos populacionais, presentes ou passados, existentes no município onde se encontra a escola, sejam eles de entrada ou de saída, bem como as possíveis razões que os motivam.
Contextualização
Orientações: A partir desse momento, é importante frisar que para compreender os movimentos populacionais é preciso ter noção de alguns conceitos considerados importantes. A partir da ilustração, é possível exemplificá-los: neste caso, o movimento de atração (relacionado às oportunidades) estimula a família Tavares à migrar de uma região para outra: nesta migração, a família tavares será uma família de emigrantes da região A, e de imigrantes na região de destino. Pergunte aos alunos: Quais oportunidades podem estar atraindo a família Tavares para a região B? Anote as respostas no quadro.
Outro ponto importante está relacionado à mobilidade, exemplificado nos meios de locomoção. Vale a pena reiterar que as condições socioeconômicas e a distância impactam na escolha do meio de deslocamento.
Para você saber mais:
Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf
Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf
Contextualização
Orientações: Neste outro momento, é importante salientar que o movimento de repulsão (relacionado às adversidades) estimula Janaína à migrar de uma região para outra: nesta migração, Janaína será uma emigrante da região B, e uma imigrante na região A. Pergunte aos alunos: Quais podem ser as adversidades que levam Janaína a emigrar? Anote no quadro as respostas dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Dadas as premissas levantadas no último slide da etapa anterior, esta etapa consiste em um avanço para se pensar as migrações para além da escala local. Para tanto, explique aos alunos que o mapa apresentado (seja ele digital ou analógico) trata do contexto latino-americano.
Relate aos alunos a proposta na problematização e atente à questão da escala de análise.
Para você saber mais:
Sobre escala: http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf (O problema da escala, por Iná Elias de Castro). Acesso em 12/11/2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de 3 a 5 componentes. Nomeie os grupos por meio de letras: A. B, C, D e E (caso o limite máximo de 5 grupos) ou A, B, C (caso limite mínimo de 3 grupos). Distribua duas mensagens para cada grupo e peça-os para lerem atentamente. Comente que as mensagens são de amigos de diferentes países da América Latina e que as cartas trazem pistas para se pensar os movimentos populacionais.
Após 5 minutos de leitura, estabelecidos conjuntamente com os alunos, distribua as tabelas impressas. Se não for possível a impressão das tabelas, elabore-as no quadro de acordo com o número de grupos. Os alunos deverão preencher as lacunas da tabela de acordo com a interpretação das mensagens, após os 5 minutos de leitura estabelecidos.
Observação: é importante que o mapa que represente os países da América Latina (seja ele analógico ou digital) seja apresentado a toda a turma. Esteja atento às dúvidas e à maneira como os alunos estão interpretando as mensagens.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Uma vez que os quadros estejam preenchidos pelos grupos de acordo com as 2 mensagens distribuídas para cada grupo, solicite que um dos alunos de cada grupo leia as mensagens calmamente para toda a turma em até 2 minutos. Neste momento, peça que os outros grupos estejam atentos às leituras, debatam sobre o conteúdo dessas leituras e relacione-as com as mensagens que cada grupo recebeu. Atente os alunos às semelhanças e distinções quanto aos aspectos relacionados à migração verificados em cada mensagem.
Em seguida, os grupos apresentarão a sistematização das informações realizadas nas respectivas tabelas para toda a turma em até um minuto. Cada grupo apresentará, junto ao mapa exibido para toda a turma, o deslocamento realizado de acordo com a leitura das respectivas mensagens.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Use as imagens da Contextualização do Plano de Aula. As imagens consistem em retratos das múltiplas realidades relacionadas aos movimentos populacionais em todo o mundo. Envie-as aos alunos via WhatsApp. A partir da leitura das imagens, pergunte o que as expressões das pessoas nas fotos transmitem, bem como qual é a relação entre as reações demonstradas pelas pessoas e as migrações que elas estão realizando. Mostre o caso da família Tavares. É importante frisar que, para compreender os movimentos populacionais, é preciso ter noção de alguns conceitos importantes. A partir da ilustração, é possível exemplificá-los: neste caso, o movimento de atração (relacionado às oportunidades) estimula a família Tavares a migrar de uma região para outra. Nessa migração, a família Tavares será uma família de emigrantes da região A e de imigrantes na região de destino. Pergunte aos alunos: "Quais oportunidades podem estar atraindo a família Tavares para a região B?". Na última imagem, é importante salientar que o movimento de repulsão (relacionado às adversidades) estimula Janaína a migrar de uma região para outra: nessa migração, Janaína será uma emigrante da região B e uma imigrante na região A. Pergunte aos alunos: "Quais podem ser as adversidades que levam Janaína a emigrar?". Solicite que enviem um áudio pelo WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Grave um áudio e envie a problematização criada para esta etapa. Dadas as premissas levantadas no último slide da etapa anterior, esta etapa consiste em um avanço para se pensar as migrações para além da escala local. Tempo estimado: 5 minutos.
Ação propositiva
Professor, os arquivos para enviar para os alunos fazerem as atividades estão disponíveis em "materiais e atividades", no Plano de Aula. Divida a turma em grupos de 3 a 5 componentes. Nomeie os grupos com letras: A. B, C, D e E, dependendo do número de grupos. Distribua duas mensagens para cada grupo e peça para lerem atentamente. Comente que as mensagens são de amigos de diferentes países da América Latina e que as cartas trazem pistas para se pensar os movimentos populacionais. Após um tempo de leitura, distribua as tabelas impressas. Os alunos deverão preencher as lacunas da tabela de acordo com a interpretação das mensagens. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Uma vez que os quadros estejam preenchidos pelos grupos de acordo com as duas mensagens distribuídas para cada grupo, solicite que um dos alunos de cada grupo envie mensagens e fotos da produção para toda a turma. Atente os alunos às semelhanças e distinções quanto aos aspectos relacionados à migração verificados em cada mensagem. Em seguida, os grupos apresentarão a sistematização das informações realizadas nas respectivas tabelas para toda a turma. Cada grupo apresentará o deslocamento realizado de acordo com a leitura das respectivas mensagens. Incentive-os a gravarem áudios ou vídeos curtos. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre migração na América Latina, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Cardoso Da Silva Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Detalhar os principais aspectos relacionados aos movimentos populacionais: os conceitos (migração, emigração e imigração) e os fatores relacionados aos movimentos (atração e repulsão; adversidades e oportunidades)
Habilidade (s) da Base: (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região
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