16319
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Movimentos populacionais: conceitos e fatores

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Detalhar os principais aspectos relacionados aos movimentos populacionais: os conceitos (migração, emigração e imigração) e os fatores relacionados aos movimentos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A análise e compreensão dos fluxos migratórios pressupõe apontar e detalhar os principais conceitos relacionados ao fenômeno, tema e objetivo para esta aula. Ao tomar como recorte espacial privilegiado de análise a América Latina, o exame minucioso dos conceitos e fatores a ela relacionados são de fundamental importância para a compreensão das especificidades locais do fenômeno no espaço regional.

Materiais necessários: Planisfério político (impresso ou digital) do continente americano, com destaque para o Brasil no contexto da América Latina.

Material complementar: mensagens impressas (total de 10 mensagens) a serem entregues aos grupos de alunos;

tabela impressa (total de 5 cópias) a serem entregues aos grupos de alunos.

Os materiais serão entregues a partir da sétima etapa do plano de aula.

Link para material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/waD4MywsNPtWjkKb747PmWX3rgWt5najjFxJUgDHvDuKGsyetJtV3sr2QUxj/tabela-ef08ge0401-planilha-aula08-04-1.pdf (Tabela).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfrdUf2aqZMNGqycBPZBn6gf7GhtwVKAXCmAr7s7kqP7GZY9WZWQUApWsvUb/mensagens.pdf (Mensagens)

Link para os mapas:

http://www.un.org/Depts/Cartographic/english/htmain.htm . Acesso em 18/11/2018.

Contextos prévios: noção do conceito de migração.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, conceitos relacionados às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Em seguida, proponha aos alunos que se movimentem livremente pela sala, caminhando normalmente, por cerca de 30 segundos, e escolham um lugar na sala (diferente do lugar de origem) para ficar. Observe atentamente como os alunos se movimentam na sala. Em seguida, peça-os para voltarem aos seus lugares. Questione-os: qual(is) motivo(s) levaram a escolha do novo lugar? É possível que surjam as mais variadas respostas. Não se preocupe em questioná-los a fundo sobre esses motivos, apenas comente que por trás dos movimentos existe uma intencionalidade.

Para você saber mais:

Há dois conceitos relacionados à compreensão do espaço geográfico: fixos e fluxos. Ambos conceitos são considerados importantes na reflexão quanto aos movimentos populacionais, dado o caráter espacial dos movimentos, as ações e os objetos a eles relacionados. Os objetos e ações relacionados respectivamente aos fixos e fluxos formam o espaço.

Neste link, há um texto sobre fixos, fluxos e o espaço geográfico, de autoria de Laércio Furquim e Gabriela Leirias:

https://fixosefluxos.wordpress.com/fixos-e-fluxos/ . Acesso em 16/11/2018.

Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf

Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: As imagens a seguir consistem em retratos das múltiplas realidades relacionadas aos movimentos populacionais em todo o mundo. A partir da leitura das imagens, pergunte aos alunos o que as expressões das pessoas nas fotos transmitem, assim como qual é a relação entre as reações demonstradas pelas pessoas e as migrações que elas estão realizando. A ideia central é compreender quais razões estão por trás dos movimentos populacionais, sejam as razões boas ou ruins.

No quadro, elabore uma lista com as respostas dos alunos, com o objetivo de apresentar algumas das razões positivas e negativas que levam as pessoas a migrar.

Como adequar à sua realidade: Você pode levantar questões quanto aos deslocamentos populacionais, presentes ou passados, existentes no município onde se encontra a escola, sejam eles de entrada ou de saída, bem como as possíveis razões que os motivam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A partir desse momento, é importante frisar que para compreender os movimentos populacionais é preciso ter noção de alguns conceitos considerados importantes. A partir da ilustração, é possível exemplificá-los: neste caso, o movimento de atração (relacionado às oportunidades) estimula a família Tavares à migrar de uma região para outra: nesta migração, a família tavares será uma família de emigrantes da região A, e de imigrantes na região de destino. Pergunte aos alunos: Quais oportunidades podem estar atraindo a família Tavares para a região B? Anote as respostas no quadro.

Outro ponto importante está relacionado à mobilidade, exemplificado nos meios de locomoção. Vale a pena reiterar que as condições socioeconômicas e a distância impactam na escolha do meio de deslocamento.

Para você saber mais:

Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf

Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste outro momento, é importante salientar que o movimento de repulsão (relacionado às adversidades) estimula Janaína à migrar de uma região para outra: nesta migração, Janaína será uma emigrante da região B, e uma imigrante na região A. Pergunte aos alunos: Quais podem ser as adversidades que levam Janaína a emigrar? Anote no quadro as respostas dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Dadas as premissas levantadas no último slide da etapa anterior, esta etapa consiste em um avanço para se pensar as migrações para além da escala local. Para tanto, explique aos alunos que o mapa apresentado (seja ele digital ou analógico) trata do contexto latino-americano.

Relate aos alunos a proposta na problematização e atente à questão da escala de análise.

Para você saber mais:

Sobre escala: http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf (O problema da escala, por Iná Elias de Castro). Acesso em 12/11/2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 a 5 componentes. Nomeie os grupos por meio de letras: A. B, C, D e E (caso o limite máximo de 5 grupos) ou A, B, C (caso limite mínimo de 3 grupos). Distribua duas mensagens para cada grupo e peça-os para lerem atentamente. Comente que as mensagens são de amigos de diferentes países da América Latina e que as cartas trazem pistas para se pensar os movimentos populacionais.

Após 5 minutos de leitura, estabelecidos conjuntamente com os alunos, distribua as tabelas impressas. Se não for possível a impressão das tabelas, elabore-as no quadro de acordo com o número de grupos. Os alunos deverão preencher as lacunas da tabela de acordo com a interpretação das mensagens, após os 5 minutos de leitura estabelecidos.

Observação: é importante que o mapa que represente os países da América Latina (seja ele analógico ou digital) seja apresentado a toda a turma. Esteja atento às dúvidas e à maneira como os alunos estão interpretando as mensagens.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Uma vez que os quadros estejam preenchidos pelos grupos de acordo com as 2 mensagens distribuídas para cada grupo, solicite que um dos alunos de cada grupo leia as mensagens calmamente para toda a turma em até 2 minutos. Neste momento, peça que os outros grupos estejam atentos às leituras, debatam sobre o conteúdo dessas leituras e relacione-as com as mensagens que cada grupo recebeu. Atente os alunos às semelhanças e distinções quanto aos aspectos relacionados à migração verificados em cada mensagem.

Em seguida, os grupos apresentarão a sistematização das informações realizadas nas respectivas tabelas para toda a turma em até um minuto. Cada grupo apresentará, junto ao mapa exibido para toda a turma, o deslocamento realizado de acordo com a leitura das respectivas mensagens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A análise e compreensão dos fluxos migratórios pressupõe apontar e detalhar os principais conceitos relacionados ao fenômeno, tema e objetivo para esta aula. Ao tomar como recorte espacial privilegiado de análise a América Latina, o exame minucioso dos conceitos e fatores a ela relacionados são de fundamental importância para a compreensão das especificidades locais do fenômeno no espaço regional.

Materiais necessários: Planisfério político (impresso ou digital) do continente americano, com destaque para o Brasil no contexto da América Latina.

Material complementar: mensagens impressas (total de 10 mensagens) a serem entregues aos grupos de alunos;

tabela impressa (total de 5 cópias) a serem entregues aos grupos de alunos.

Os materiais serão entregues a partir da sétima etapa do plano de aula.

Link para material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/waD4MywsNPtWjkKb747PmWX3rgWt5najjFxJUgDHvDuKGsyetJtV3sr2QUxj/tabela-ef08ge0401-planilha-aula08-04-1.pdf (Tabela).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfrdUf2aqZMNGqycBPZBn6gf7GhtwVKAXCmAr7s7kqP7GZY9WZWQUApWsvUb/mensagens.pdf (Mensagens)

Link para os mapas:

http://www.un.org/Depts/Cartographic/english/htmain.htm . Acesso em 18/11/2018.

Contextos prévios: noção do conceito de migração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, conceitos relacionados às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Em seguida, proponha aos alunos que se movimentem livremente pela sala, caminhando normalmente, por cerca de 30 segundos, e escolham um lugar na sala (diferente do lugar de origem) para ficar. Observe atentamente como os alunos se movimentam na sala. Em seguida, peça-os para voltarem aos seus lugares. Questione-os: qual(is) motivo(s) levaram a escolha do novo lugar? É possível que surjam as mais variadas respostas. Não se preocupe em questioná-los a fundo sobre esses motivos, apenas comente que por trás dos movimentos existe uma intencionalidade.

Para você saber mais:

Há dois conceitos relacionados à compreensão do espaço geográfico: fixos e fluxos. Ambos conceitos são considerados importantes na reflexão quanto aos movimentos populacionais, dado o caráter espacial dos movimentos, as ações e os objetos a eles relacionados. Os objetos e ações relacionados respectivamente aos fixos e fluxos formam o espaço.

Neste link, há um texto sobre fixos, fluxos e o espaço geográfico, de autoria de Laércio Furquim e Gabriela Leirias:

https://fixosefluxos.wordpress.com/fixos-e-fluxos/ . Acesso em 16/11/2018.

Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf

Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: As imagens a seguir consistem em retratos das múltiplas realidades relacionadas aos movimentos populacionais em todo o mundo. A partir da leitura das imagens, pergunte aos alunos o que as expressões das pessoas nas fotos transmitem, assim como qual é a relação entre as reações demonstradas pelas pessoas e as migrações que elas estão realizando. A ideia central é compreender quais razões estão por trás dos movimentos populacionais, sejam as razões boas ou ruins.

No quadro, elabore uma lista com as respostas dos alunos, com o objetivo de apresentar algumas das razões positivas e negativas que levam as pessoas a migrar.

Como adequar à sua realidade: Você pode levantar questões quanto aos deslocamentos populacionais, presentes ou passados, existentes no município onde se encontra a escola, sejam eles de entrada ou de saída, bem como as possíveis razões que os motivam.

Slide Plano Aula

Orientações: A partir desse momento, é importante frisar que para compreender os movimentos populacionais é preciso ter noção de alguns conceitos considerados importantes. A partir da ilustração, é possível exemplificá-los: neste caso, o movimento de atração (relacionado às oportunidades) estimula a família Tavares à migrar de uma região para outra: nesta migração, a família tavares será uma família de emigrantes da região A, e de imigrantes na região de destino. Pergunte aos alunos: Quais oportunidades podem estar atraindo a família Tavares para a região B? Anote as respostas no quadro.

Outro ponto importante está relacionado à mobilidade, exemplificado nos meios de locomoção. Vale a pena reiterar que as condições socioeconômicas e a distância impactam na escolha do meio de deslocamento.

Para você saber mais:

Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf

Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste outro momento, é importante salientar que o movimento de repulsão (relacionado às adversidades) estimula Janaína à migrar de uma região para outra: nesta migração, Janaína será uma emigrante da região B, e uma imigrante na região A. Pergunte aos alunos: Quais podem ser as adversidades que levam Janaína a emigrar? Anote no quadro as respostas dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Dadas as premissas levantadas no último slide da etapa anterior, esta etapa consiste em um avanço para se pensar as migrações para além da escala local. Para tanto, explique aos alunos que o mapa apresentado (seja ele digital ou analógico) trata do contexto latino-americano.

Relate aos alunos a proposta na problematização e atente à questão da escala de análise.

Para você saber mais:

Sobre escala: http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf (O problema da escala, por Iná Elias de Castro). Acesso em 12/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 a 5 componentes. Nomeie os grupos por meio de letras: A. B, C, D e E (caso o limite máximo de 5 grupos) ou A, B, C (caso limite mínimo de 3 grupos). Distribua duas mensagens para cada grupo e peça-os para lerem atentamente. Comente que as mensagens são de amigos de diferentes países da América Latina e que as cartas trazem pistas para se pensar os movimentos populacionais.

Após 5 minutos de leitura, estabelecidos conjuntamente com os alunos, distribua as tabelas impressas. Se não for possível a impressão das tabelas, elabore-as no quadro de acordo com o número de grupos. Os alunos deverão preencher as lacunas da tabela de acordo com a interpretação das mensagens, após os 5 minutos de leitura estabelecidos.

Observação: é importante que o mapa que represente os países da América Latina (seja ele analógico ou digital) seja apresentado a toda a turma. Esteja atento às dúvidas e à maneira como os alunos estão interpretando as mensagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Uma vez que os quadros estejam preenchidos pelos grupos de acordo com as 2 mensagens distribuídas para cada grupo, solicite que um dos alunos de cada grupo leia as mensagens calmamente para toda a turma em até 2 minutos. Neste momento, peça que os outros grupos estejam atentos às leituras, debatam sobre o conteúdo dessas leituras e relacione-as com as mensagens que cada grupo recebeu. Atente os alunos às semelhanças e distinções quanto aos aspectos relacionados à migração verificados em cada mensagem.

Em seguida, os grupos apresentarão a sistematização das informações realizadas nas respectivas tabelas para toda a turma em até um minuto. Cada grupo apresentará, junto ao mapa exibido para toda a turma, o deslocamento realizado de acordo com a leitura das respectivas mensagens.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano