16317
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Vias de Transporte no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar os principais tipos de vias de transporte brasileiras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e Museu Virtual do Transporte.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, acessem o seguinte infográfico:
     - Os meios de transporte mais utilizados no Brasil, disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe por e-mail, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de utilização pela escola, para comunicação com os alunos, os slides previstos nesta etapa do plano original. Entretanto, é imprescindível que sejam disponibilizados em dois momentos distintos, de acordo com as orientações do plano original.

Peça aos alunos que respondam no caderno:
     1: de onde vêm os alimentos que estão nas prateleiras do supermercado? 
     2: de onde vem a gasolina que abastece esse automóvel?
     3: de onde vem o combustível que os postos usam para abastecer os veículos?

Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe o slide com a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses.
Acrescente à reflexão uma questão a respeito das alterações no modo de vida devido ao combate ao coronavírus. Encaminhe o slide a seguir e pergunte o que veem na imagem.

Em seguida, pergunte se possuem parentes que trabalham no setor de transportes e como está a situação devido ao coronavírus.

Ação propositiva
Encaminhe o quadro do slide da ação propositiva para que os alunos o preencham individualmente.
Peça que tirem uma foto e encaminhem o resultado ao professor.

Sistematização
Encaminhe o slide da sistematização a ficha com as imagens, prevista no plano original. Peça que os alunos criem uma tabela para o registro das respostas, e colem a imagem da ficha.

Veja o modelo a seguir: 

 

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Convite às famílias
Assista ao vídeo:
     - Geografia - Transporte - Características no Brasil – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_06UND02

(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas