Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e Museu Virtual do Transporte.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, acessem o seguinte infográfico:
- Os meios de transporte mais utilizados no Brasil, disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe por e-mail, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de utilização pela escola, para comunicação com os alunos, os slides previstos nesta etapa do plano original. Entretanto, é imprescindível que sejam disponibilizados em dois momentos distintos, de acordo com as orientações do plano original.
Peça aos alunos que respondam no caderno:
1: de onde vêm os alimentos que estão nas prateleiras do supermercado?
2: de onde vem a gasolina que abastece esse automóvel?
3: de onde vem o combustível que os postos usam para abastecer os veículos?
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe o slide com a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses.
Acrescente à reflexão uma questão a respeito das alterações no modo de vida devido ao combate ao coronavírus. Encaminhe o slide a seguir e pergunte o que veem na imagem.
Em seguida, pergunte se possuem parentes que trabalham no setor de transportes e como está a situação devido ao coronavírus.
Ação propositiva
Encaminhe o quadro do slide da ação propositiva para que os alunos o preencham individualmente.
Peça que tirem uma foto e encaminhem o resultado ao professor.
Sistematização
Encaminhe o slide da sistematização a ficha com as imagens, prevista no plano original. Peça que os alunos criem uma tabela para o registro das respostas, e colem a imagem da ficha.
Veja o modelo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Convite às famílias
Assista ao vídeo:
- Geografia - Transporte - Características no Brasil – disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO5_06UND02
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes