16316
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Os movimentos populacionais na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os movimentos populacionais que ocorrem na América Latina.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e gravador de voz

Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender os movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Nesse momento, peça para os alunos visualizarem um mapa-múndi (há um disponível no Plano de Aula; envie-o aos alunos). Questione se eles possuem um conhecimento prévio a respeito dos movimentos populacionais que ocorrem entre os países da América Latina ou dentro de um mesmo país. Incentive-os a participar via WhatsApp. Posteriormente, ressalte que nessa região os movimentos populacionais estão relacionados, sobretudo, aos aspectos socioeconômicos, políticos e culturais vivenciados pelos países que a constituem. Ressalte que os movimentos populacionais podem ocorrer de forma voluntária (busca por melhores condições de vida, empregos, dentre outros) ou forçada (fuga de conflitos étnico-raciais, perseguições políticas e religiosas, dentre outros). Nesse momento, questione se os alunos conhecem alguém da família ou próximo deles que tenha mudado de cidade, estado, país, ou que realize movimentos pendulares em seu dia a dia. Apresente as imagens de movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Informe aos alunos que essa foto foi tirada em 2015, na fronteira da Venezuela com a Colômbia. Posteriormente, enfatize que essa situação ocorre em diversos lugares do mundo e não apenas nos limites da América Latina. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: "Por quais motivos você acredita que idosos também se arriscam ao procurar refúgio em países vizinhos?". Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Neste momento, apresente a situação hipotética que aparece no slide da Problematização que iniciará a atividade proposta a seguir. Faça questionamentos como: “Você já teve contato com migrantes de algum país? De onde eles eram?”. Caso a resposta seja positiva, questione se os alunos tiveram oportunidade de conhecer suas histórias e sugira que façam um breve relato. Caso a resposta seja negativa, solicite que os alunos reflitam sobre os motivos que levam pessoas a abandonarem suas cidades, estados ou países. Tempo estimado: 5 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em trios ou quartetos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as duas atividades. Entretanto, a atividade 1 deverá ser desenvolvida primeiro. Como sugestão, informe aos alunos que cada grupo poderá ter sua história contada em, no máximo, 2 minutos. Na atividade 1, cada grupo elaborará uma breve história hipotética, onde passam a ser migrantes contando relatos de suas vidas, conforme explicitado no slide. Na atividade 2, peça que gravem a história no gravador de voz do celular. Tempo estimado: 30 minutos.

Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido, transmita os áudios gravados na ação propositiva e, em seguida, estimule a turma a discutir acerca dos relatos produzidos. Incentive os alunos a refletirem sobre os motivos que levam famílias a abandonarem suas casas no intuito de encontrarem melhores condições de vida e o que muitas vezes enfrentam não só pelo caminho, mas também quando chegam no lugar que idealizaram. Posteriormente, sugira que os alunos busquem, a todo momento, ajudar as pessoas ao seu redor, migrantes ou não, enfatizando que, por menores que sejam seus gestos, eles podem amenizar as dificuldades sofridas por uma pessoa, grupo ou família. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre migração na América Latina, disponível aquiAssim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_04UND02

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas