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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Múltiplos territórios

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Explicar os conceitos de território e territorialidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula
Grave um áudio para a turma e apresente o tema da aula. Comente que nesta aula vocês irão discutir o conceito de território e territorialidade, quais são as forças atuantes na constituição de seus limites e como um território muda sua configuração ao longo do tempo. Estimule-os a pensar em diferentes escalas territoriais (local, nacional, mundial). Depois, eles devem pensar em sua realidade cotidiana e fazer um croqui representando os territórios presentes no ambiente escolar. Professor, nas orientações do plano de aula há informações que podem ajudá-lo a guiar esta aula com mais segurança. A aula deve ser conduzida pelo WhatsApp, mas se não houver possibilidade, tente fazer uma adaptação para o e-mail. O tempo estimado para esse momento é de 5 minutos.

Contextualização
Envie o arquivo disponível aqui à turma. Envie também um áudio pedindo para abrirem o arquivo e questionando se os limites territoriais dos países sempre foram assim. Espere pelas respostas deles. É possível que surjam as duas respostas: sim e não, embora se espera que respondam que não. Procure questionar o porquê das respostas dadas. Questione, por exemplo, se o limite territorial brasileiro sempre foi assim. Discuta que o limite territorial pode sofrer modificações ao longo dos anos. Há povos que vivem em territórios que lhes pertencem historicamente, mas que foram apropriados por outros povos que lhes negam a independência. Assim, o mapa político do mundo não é definitivo, pois esses povos, por exemplo, poderão ainda vir a ser detentores de seus próprios territórios, alterando a configuração atual dos países. O tempo estimado para esse momento é de 5 minutos.

Problematização
Envie o arquivo disponível aqui e peça que reflitam sobre as questões propostas. Reflita com eles sobre as mudanças na extensão do território boliviano. Pergunte aos alunos: "Quais mudanças vocês observam? Será que todas as perdas ocorreram da mesma forma? Há alguma perda que pode ser considerada pior?". É provável e esperado que os alunos indiquem que o território diminuiu de tamanho e que nem todas as perdas ocorreram ao mesmo tempo e pelos mesmos motivos. Discuta com eles que algumas ocorreram por meio de guerras e outras por acordos, como no caso da parte incorporada ao Brasil. É interessante discutir que a perda para o Chile significou a perda de acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico, e que isso tem sido discutido até hoje entre os dois países, gerando conflitos entre eles. Professor, mais detalhes para aprofundar o debate estão disponíveis no plano de aula. Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Professor, divida a turma em duplas. Em seguida, apresente as orientações para a elaboração do croqui. Vocês devem pensar em diferentes territórios presentes no ambiente escolar, espacializando esses grupos e pensando na forma como se organizam e exercem seu poder. Sugira aos alunos que pensem nos diferentes agrupamentos identitários que existem na escola (por exemplo: K-pop, "patricinhas", "nerds", "descolados" etc.), como estão segregados e usam o território escolar (sobretudo nos momentos de intervalo), suas intencionalidades, discursos e relações de poder com os demais grupos. Lembre aos alunos que essa pode ser uma construção espaço-temporal fluida. Oriente-os que um croqui é uma representação à mão livre, sem o uso de escala; porém, é importante tentar manter as proporções dos espaços e áreas ocupadas pelos grupos representados. É interessante que haja uma legenda indicando os grupos para facilitar a discussão na próxima etapa. Peça que, no verso da folha (ou, se preferirem, na própria legenda), indiquem as formas como esses grupos se organizam, se identificam e exercem seu poder no espaço escolar. Estima-se 50 minutos para essa ação.

Sistematização
Solicite que os alunos enviem os croquis e um áudio de, no máximo, 3 minutos comentando suas opiniões para o WhatsApp da classe. Questione-os, promovendo um pequeno debate: “Quais são as semelhanças e diferenças entre as representações? Há territórios ocupados por mais de um grupo? Há conflitos? Há disputas territoriais?”. Seja mediador nesse processo. Caso haja representações diferentes, discuta por que alguns grupos não reconhecem aquele território como pertencente a determinado grupo. Explique que o mesmo pode ocorrer entre os países. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos à reportagem disponível aqui, que mostra os conflitos no território da fronteira entre Brasil e Paraguai.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_05UND01

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.


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