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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Múltiplos territórios

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Explicar os conceitos de território e territorialidade

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do conceito de território. Pretende-se com essa aula que os alunos identifiquem que a organização e delimitação de um território (em nível local, regional, nacional e mundial) é fruto de relações sociais e de poder e que podem ocasionar conflitos.

Materiais necessários: 1 folha de sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, borracha, lápis de cor, fita adesiva, projeção dos slides ou impressão dos mapas apresentados nos slides.

Material complementar:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfzGAx9VFbbKrz55xqmC4fewFjN394CqnbdJmJqyF2Cxz5zdgKZcR42GAVpd/geo8-05und01-atividade-da-contextualizacao.pdf

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83XpK43kJsD5GeRpufnJ7p5na3Kf2VvfyYNy8s8nDJJb7xfurDbkpSQqkagk/geo8-05und01-atividade-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

- Diferenças entre território e territorialidade: há várias definições para o conceito de território, mas nos baseamos aqui em Rogério Haesbaert e Milton Santos para compreender o território como o espaço delimitado por e a partir de relações de poder, tanto no sentido de dominação, quanto no sentido mais simbólico, de apropriação. Esse poder pode ser econômico, ideológico, político, simbólico-afetivo. Por isso ele é sempre múltiplo, diverso e complexo. Corresponde ao espaço que vai além do físico geopolítico, mas que é produto da dinâmica e tensionamento de diferentes sujeitos. Já a territorialidade tem a ver com a forma como os diferentes sujeitos sociais utilizam esse espaço, como se organizam e como conferem significado. Nesse sentido, em um mesmo território podem existir muitas territorialidades.

- Confira mais detalhes sobre os conceitos de território e territorialidade no artigo "Dos múltiplos territórios à territorialidade", de Rogério Haesbaert, disponível em:

<http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf> Acesso em 03 de novembro de 2018.

- Confira mais detalhes sobre as alterações territoriais da Bolívia e os diferentes acordos e guerras travadas no artigo "As perdas territoriais do Estado boliviano (1825 - 1935)", de Fernando Siliano Reyes, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74148/77791> Acesso em 09 de novembro de 2018. É importante destacar que a proposta não é estudar o caso boliviano, mas sim discutir as diferentes formas que um território pode ser perdido ou anexado.

- Confira mais detalhes sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile pelo acesso ao Oceano Pacífico na reportagem "A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar" disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml> Acesso em 05 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir o conceito de território e territorialidade, quais são as forças atuantes na constituição de seus limites e como um território muda sua configuração ao longo do tempo. Estimule-os a pensarem em diferentes escalas territoriais (local, nacional, mundial). Depois, eles pensarão em sua realidade cotidiana e farão um croqui representando os territórios presentes em ambiente escolar.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros microterritórios presentes em sua realidade, como o microterritório do tráfico, das prostitutas, dos moradores de rua etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide, imprima o mapa ou então utilize um mapa-mundi que tenha disponível na escola ou no livro didático dos alunos. Leia a pergunta para os alunos e espere por respostas deles. É possível que surjam as duas respostas, sim e não, embora espera-se que respondam que não. Procure questionar o porquê das respostas dadas. Questione, por exemplo, se o limite territorial brasileiro sempre foi assim. Espera-se que os alunos retomem o conteúdo de Formação Territorial Brasileira abordado no 7º ano e respondam que houve mudanças ao longo do tempo. Discuta que o mesmo aconteceu/acontece com os demais países. Há povos que vivem em territórios que lhes pertencem historicamente, mas que foram apropriados por outros povos que lhes negam a independência. Assim, o mapa político do mundo não é definitivo, pois esses povos, por exemplo, poderão ainda vir a ser detentores de seus próprios territórios, alterando a configuração atual dos países. É o caso dos chechenos na Rússia; dos palestinos, no Oriente Médio; dos bascos entre a Espanha e França; dos curdos entre a Turquia, Irã, Iraque, Armênia e Síria. Estimule-os a pensar como esses limites são estabelecidos.

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfzGAx9VFbbKrz55xqmC4fewFjN394CqnbdJmJqyF2Cxz5zdgKZcR42GAVpd/geo8-05und01-atividade-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível pensar em outros microterritórios presentes em sua realidade, como o microterritório do tráfico, das prostitutas, dos moradores de rua etc.

Para você saber mais:

- Confira mais detalhes sobre os conceitos de território e territorialidade no artigo "Dos múltiplos territórios à territorialidade", de Rogério Haesbaert, disponível em:

http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf Acesso em 03 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O mapa apresentado mostra as perdas territoriais da Bolívia para os países sul-americanos fronteiriços ao longo do tempo, resultando em mudanças em suas fronteiras desde então. Projete ou imprima o mapa para os alunos e reflita com eles sobre as mudanças na extensão do território boliviano. Pergunte aos alunos: "Quais mudanças eles observam?", "Será que todas foram da mesma forma?", "Há alguma perda que pode ser considerada pior?". É provável e esperado que os alunos indiquem que o território diminuiu de tamanho e que nem todas as perdas ocorreram ao mesmo tempo e pelos mesmos motivos. Discuta com eles que algumas ocorreram por meio de guerras e outras por acordos, como no caso da parte incorporada ao Brasil. É interessante discutir que a perda para o Chile significou a perda de acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico, e que isso tem sido discutido até hoje entre os dois países, gerando conflito entre eles. Ao longo desses anos, a Bolívia perdeu 1.265.188 Km2, mais da metade da sua área inicial, restando-lhe atualmente 1.098.581 Km2.

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83XpK43kJsD5GeRpufnJ7p5na3Kf2VvfyYNy8s8nDJJb7xfurDbkpSQqkagk/geo8-05und01-atividade-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar mapas de microterritórios da sua cidade (tráfico, prostitutas, moradores de rua) caso deseje e tenha acesso a eles. O importante é que eles mostrem a diferença na extensão deste território (aquisição ou perda) ao longo do tempo. Neste caso, poderão ser colocados 2 mapas de períodos diferentes ou um único mapa como o exemplo do slide. No caso dos microterritórios das prostitutas, por exemplo, é possível trabalhar com a ideia de existências flutuantes ou territórios móveis. Em muitas cidades brasileiras esses territórios da prostituição estão localizados em espaços considerados "deteriorados" e são "apropriados" por esse grupo à noite apenas. Durante o dia, as ruas apresentam outra configuração, com predomínio de atividades comerciais, por exemplo.

Para você saber mais:

- Confira mais detalhes sobre as alterações territoriais da Bolívia e os diferentes acordos e guerras travadas no artigo "As perdas territoriais do Estado boliviano (1825 - 1935)", de Fernando Siliano Reyes, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74148/77791> Acesso em 09 de novembro de 2018. É importante destacar que a proposta não é estudar o caso boliviano, mas sim discutir as diferentes formas que um território pode ser perdido ou anexado.

- Confira mais detalhes sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile pelo acesso ao Oceano Pacífico na reportagem "A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar" disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml> Acesso em 05 de novembro de 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia inicialmente as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetar, apenas leia as manchetes para os alunos. Esclareça que o conceito de território pode ser pensado em diferentes escalas e que a proposta agora é compreendê-lo no local. Leia a pergunta do slide, mas não se preocupe que os alunos a respondam neste momento. Ela serve apenas como disparador para a ação propositiva em si. Divida a turma em duplas e distribua uma folha de sulfite para cada uma. Em seguida, apresente as orientações para a elaboração do croqui. Você pode projetar o slide, imprimir ou escrever no quadro as orientações. Sugira aos alunos que pensem nos diferentes agrupamentos identitários que existem na escola (por exemplo: estilo KPOP, "patricinhas", "nerds", "descolados(as)" etc.), como estão segregados e usam o território escolar (sobretudo nos momentos de intervalo), suas intencionalidades, discursos e relações de poder com os demais grupos. Lembre aos alunos que essa pode ser uma construção espaço-temporal fluida.

Oriente os alunos de que um croqui é uma representação à mão livre, sem o uso de escala, porém, que é importante tentar manter as proporções dos espaços e áreas ocupadas pelos grupos representados. É interessante que haja uma legenda indicando os grupos para facilitar a discussão na próxima etapa. Peça que no verso da folha (ou se preferirem na própria legenda) indiquem as formas como esses grupos se organizam, se identificam e exercem seu poder no espaço escolar.

Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe a elaboração das representações. Tire as dúvidas e auxilie na elaboração das legendas, se necessário. Vale observar que alguns critérios utilizados podem ser particulares, gerando representações diferentes do mesmo espaço. Caso isso ocorra, não há problema e é até interessante para a discussão subsequente.

As reportagens expostas no slide podem ser acessadas a partir dos links:

TREZZI, Humberto. Gaúchos habitam território de disputa entre Brasil e Uruguai: terras inóspitas e belas são reivindicadas há mais de cem anos pelos dois países. GaúchaZH. Porto Alegre, 05 out. 2012. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/10/gauchos-habitam-territorio-de-disputa-entre-brasil-e-uruguai-3907850.html> Acesso em 17 de novembro de 2018.

Angra dos Reis vira território de disputa entre traficantes de drogas. SBT Brasil. São Paulo, 06 fev. 2018. Disponível em: <https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/102884/Angra-dos-Reis-vira-territ%C3%B3rio-de-disputa-entre-traficantes-de-drogas.html> Acesso em 17 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: É possível adaptar essa atividade para outras escalas se desejar. É possível pensar apenas dentro da sala de aula ou em microterritórios dentro do bairro ou mesmo da cidade e pedir que os alunos os representem. Pode ser o território ocupado pelos traficantes, prostitutas, moradores de rua etc. Da mesma forma, solicite que pensem na forma como eles se organizam, se identificam e exercem seu poder.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os croquis elaborados, prenda-os no quadro ou então deixe-os em cima da mesa de forma que todos os alunos consigam observar todos os croquis e analisá-los. Dê um tempo de cerca de 3 minutos para que possam fazer essa observação. Nesse momento, será necessário que os alunos circulem pela sala, sendo aconselhável que levantem três duplas por vez a fim de garantir que todos consigam de fato olhar as representações feitas. Depois, sentados de volta às duplas, questione-os, promovendo um pequeno debate: Quais são as semelhanças e diferenças entre as representações? Há territórios ocupados por mais de um grupo? Há conflitos? Há disputas territoriais? Seja mediador nesse processo. Caso haja representações diferentes, discuta por que alguns grupos não reconhecem aquele território como pertencente a determinado grupo. Explique que o mesmo pode ocorrer entre os países. Discuta os diferentes tipos de poder existentes e suas territorialidades. É provável que haja alguns baseados nas relações de poder por dominação e outros mais simbólicos, por apropriação. Procure sempre traçar paralelos entre o que eles trazem das representações feitas com o que acontece localmente/mundialmente. Peça ao final que elaborem oralmente, a partir dos croquis e da discussão, uma definição com toda a turma dos conceitos de território e territorialidade, que poderá ser escrita no quadro pelo professor.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do conceito de território. Pretende-se com essa aula que os alunos identifiquem que a organização e delimitação de um território (em nível local, regional, nacional e mundial) é fruto de relações sociais e de poder e que podem ocasionar conflitos.

Materiais necessários: 1 folha de sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, borracha, lápis de cor, fita adesiva, projeção dos slides ou impressão dos mapas apresentados nos slides.

Material complementar:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfzGAx9VFbbKrz55xqmC4fewFjN394CqnbdJmJqyF2Cxz5zdgKZcR42GAVpd/geo8-05und01-atividade-da-contextualizacao.pdf

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83XpK43kJsD5GeRpufnJ7p5na3Kf2VvfyYNy8s8nDJJb7xfurDbkpSQqkagk/geo8-05und01-atividade-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

- Diferenças entre território e territorialidade: há várias definições para o conceito de território, mas nos baseamos aqui em Rogério Haesbaert e Milton Santos para compreender o território como o espaço delimitado por e a partir de relações de poder, tanto no sentido de dominação, quanto no sentido mais simbólico, de apropriação. Esse poder pode ser econômico, ideológico, político, simbólico-afetivo. Por isso ele é sempre múltiplo, diverso e complexo. Corresponde ao espaço que vai além do físico geopolítico, mas que é produto da dinâmica e tensionamento de diferentes sujeitos. Já a territorialidade tem a ver com a forma como os diferentes sujeitos sociais utilizam esse espaço, como se organizam e como conferem significado. Nesse sentido, em um mesmo território podem existir muitas territorialidades.

- Confira mais detalhes sobre os conceitos de território e territorialidade no artigo "Dos múltiplos territórios à territorialidade", de Rogério Haesbaert, disponível em:

<http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf> Acesso em 03 de novembro de 2018.

- Confira mais detalhes sobre as alterações territoriais da Bolívia e os diferentes acordos e guerras travadas no artigo "As perdas territoriais do Estado boliviano (1825 - 1935)", de Fernando Siliano Reyes, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74148/77791> Acesso em 09 de novembro de 2018. É importante destacar que a proposta não é estudar o caso boliviano, mas sim discutir as diferentes formas que um território pode ser perdido ou anexado.

- Confira mais detalhes sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile pelo acesso ao Oceano Pacífico na reportagem "A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar" disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml> Acesso em 05 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir o conceito de território e territorialidade, quais são as forças atuantes na constituição de seus limites e como um território muda sua configuração ao longo do tempo. Estimule-os a pensarem em diferentes escalas territoriais (local, nacional, mundial). Depois, eles pensarão em sua realidade cotidiana e farão um croqui representando os territórios presentes em ambiente escolar.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros microterritórios presentes em sua realidade, como o microterritório do tráfico, das prostitutas, dos moradores de rua etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide, imprima o mapa ou então utilize um mapa-mundi que tenha disponível na escola ou no livro didático dos alunos. Leia a pergunta para os alunos e espere por respostas deles. É possível que surjam as duas respostas, sim e não, embora espera-se que respondam que não. Procure questionar o porquê das respostas dadas. Questione, por exemplo, se o limite territorial brasileiro sempre foi assim. Espera-se que os alunos retomem o conteúdo de Formação Territorial Brasileira abordado no 7º ano e respondam que houve mudanças ao longo do tempo. Discuta que o mesmo aconteceu/acontece com os demais países. Há povos que vivem em territórios que lhes pertencem historicamente, mas que foram apropriados por outros povos que lhes negam a independência. Assim, o mapa político do mundo não é definitivo, pois esses povos, por exemplo, poderão ainda vir a ser detentores de seus próprios territórios, alterando a configuração atual dos países. É o caso dos chechenos na Rússia; dos palestinos, no Oriente Médio; dos bascos entre a Espanha e França; dos curdos entre a Turquia, Irã, Iraque, Armênia e Síria. Estimule-os a pensar como esses limites são estabelecidos.

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfzGAx9VFbbKrz55xqmC4fewFjN394CqnbdJmJqyF2Cxz5zdgKZcR42GAVpd/geo8-05und01-atividade-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível pensar em outros microterritórios presentes em sua realidade, como o microterritório do tráfico, das prostitutas, dos moradores de rua etc.

Para você saber mais:

- Confira mais detalhes sobre os conceitos de território e territorialidade no artigo "Dos múltiplos territórios à territorialidade", de Rogério Haesbaert, disponível em:

http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf Acesso em 03 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O mapa apresentado mostra as perdas territoriais da Bolívia para os países sul-americanos fronteiriços ao longo do tempo, resultando em mudanças em suas fronteiras desde então. Projete ou imprima o mapa para os alunos e reflita com eles sobre as mudanças na extensão do território boliviano. Pergunte aos alunos: "Quais mudanças eles observam?", "Será que todas foram da mesma forma?", "Há alguma perda que pode ser considerada pior?". É provável e esperado que os alunos indiquem que o território diminuiu de tamanho e que nem todas as perdas ocorreram ao mesmo tempo e pelos mesmos motivos. Discuta com eles que algumas ocorreram por meio de guerras e outras por acordos, como no caso da parte incorporada ao Brasil. É interessante discutir que a perda para o Chile significou a perda de acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico, e que isso tem sido discutido até hoje entre os dois países, gerando conflito entre eles. Ao longo desses anos, a Bolívia perdeu 1.265.188 Km2, mais da metade da sua área inicial, restando-lhe atualmente 1.098.581 Km2.

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83XpK43kJsD5GeRpufnJ7p5na3Kf2VvfyYNy8s8nDJJb7xfurDbkpSQqkagk/geo8-05und01-atividade-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar mapas de microterritórios da sua cidade (tráfico, prostitutas, moradores de rua) caso deseje e tenha acesso a eles. O importante é que eles mostrem a diferença na extensão deste território (aquisição ou perda) ao longo do tempo. Neste caso, poderão ser colocados 2 mapas de períodos diferentes ou um único mapa como o exemplo do slide. No caso dos microterritórios das prostitutas, por exemplo, é possível trabalhar com a ideia de existências flutuantes ou territórios móveis. Em muitas cidades brasileiras esses territórios da prostituição estão localizados em espaços considerados "deteriorados" e são "apropriados" por esse grupo à noite apenas. Durante o dia, as ruas apresentam outra configuração, com predomínio de atividades comerciais, por exemplo.

Para você saber mais:

- Confira mais detalhes sobre as alterações territoriais da Bolívia e os diferentes acordos e guerras travadas no artigo "As perdas territoriais do Estado boliviano (1825 - 1935)", de Fernando Siliano Reyes, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74148/77791> Acesso em 09 de novembro de 2018. É importante destacar que a proposta não é estudar o caso boliviano, mas sim discutir as diferentes formas que um território pode ser perdido ou anexado.

- Confira mais detalhes sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile pelo acesso ao Oceano Pacífico na reportagem "A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar" disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml> Acesso em 05 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia inicialmente as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetar, apenas leia as manchetes para os alunos. Esclareça que o conceito de território pode ser pensado em diferentes escalas e que a proposta agora é compreendê-lo no local. Leia a pergunta do slide, mas não se preocupe que os alunos a respondam neste momento. Ela serve apenas como disparador para a ação propositiva em si. Divida a turma em duplas e distribua uma folha de sulfite para cada uma. Em seguida, apresente as orientações para a elaboração do croqui. Você pode projetar o slide, imprimir ou escrever no quadro as orientações. Sugira aos alunos que pensem nos diferentes agrupamentos identitários que existem na escola (por exemplo: estilo KPOP, "patricinhas", "nerds", "descolados(as)" etc.), como estão segregados e usam o território escolar (sobretudo nos momentos de intervalo), suas intencionalidades, discursos e relações de poder com os demais grupos. Lembre aos alunos que essa pode ser uma construção espaço-temporal fluida.

Oriente os alunos de que um croqui é uma representação à mão livre, sem o uso de escala, porém, que é importante tentar manter as proporções dos espaços e áreas ocupadas pelos grupos representados. É interessante que haja uma legenda indicando os grupos para facilitar a discussão na próxima etapa. Peça que no verso da folha (ou se preferirem na própria legenda) indiquem as formas como esses grupos se organizam, se identificam e exercem seu poder no espaço escolar.

Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe a elaboração das representações. Tire as dúvidas e auxilie na elaboração das legendas, se necessário. Vale observar que alguns critérios utilizados podem ser particulares, gerando representações diferentes do mesmo espaço. Caso isso ocorra, não há problema e é até interessante para a discussão subsequente.

As reportagens expostas no slide podem ser acessadas a partir dos links:

TREZZI, Humberto. Gaúchos habitam território de disputa entre Brasil e Uruguai: terras inóspitas e belas são reivindicadas há mais de cem anos pelos dois países. GaúchaZH. Porto Alegre, 05 out. 2012. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/10/gauchos-habitam-territorio-de-disputa-entre-brasil-e-uruguai-3907850.html> Acesso em 17 de novembro de 2018.

Angra dos Reis vira território de disputa entre traficantes de drogas. SBT Brasil. São Paulo, 06 fev. 2018. Disponível em: <https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/102884/Angra-dos-Reis-vira-territ%C3%B3rio-de-disputa-entre-traficantes-de-drogas.html> Acesso em 17 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: É possível adaptar essa atividade para outras escalas se desejar. É possível pensar apenas dentro da sala de aula ou em microterritórios dentro do bairro ou mesmo da cidade e pedir que os alunos os representem. Pode ser o território ocupado pelos traficantes, prostitutas, moradores de rua etc. Da mesma forma, solicite que pensem na forma como eles se organizam, se identificam e exercem seu poder.

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os croquis elaborados, prenda-os no quadro ou então deixe-os em cima da mesa de forma que todos os alunos consigam observar todos os croquis e analisá-los. Dê um tempo de cerca de 3 minutos para que possam fazer essa observação. Nesse momento, será necessário que os alunos circulem pela sala, sendo aconselhável que levantem três duplas por vez a fim de garantir que todos consigam de fato olhar as representações feitas. Depois, sentados de volta às duplas, questione-os, promovendo um pequeno debate: Quais são as semelhanças e diferenças entre as representações? Há territórios ocupados por mais de um grupo? Há conflitos? Há disputas territoriais? Seja mediador nesse processo. Caso haja representações diferentes, discuta por que alguns grupos não reconhecem aquele território como pertencente a determinado grupo. Explique que o mesmo pode ocorrer entre os países. Discuta os diferentes tipos de poder existentes e suas territorialidades. É provável que haja alguns baseados nas relações de poder por dominação e outros mais simbólicos, por apropriação. Procure sempre traçar paralelos entre o que eles trazem das representações feitas com o que acontece localmente/mundialmente. Peça ao final que elaborem oralmente, a partir dos croquis e da discussão, uma definição com toda a turma dos conceitos de território e territorialidade, que poderá ser escrita no quadro pelo professor.

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