16314
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Nações e suas organizações espaciais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os conceitos de nação e Estado-nação

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento dos conceitos de nação e Estado-nação. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam o significado destes dois conceitos e que nem sempre há identidade completa entre eles, pois há Estados com duas ou mais nações, assim como nações sem Estado, lutando por seu território próprio e por soberania.

Materiais necessários: projeção dos slides, impressão dos materiais para a ação propositiva, uma folha sulfite ou pautada por grupo, lápis preto, borracha e Atlas Escolar.

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Definição dos conceitos de nação e Estado-nação: A nação consiste em um grupo de pessoas que compartilham um passado histórico que deu origem a uma identidade cultural, ou seja, tem características comuns quanto ao idioma, costumes, língua, tradições, crenças. É um conceito definido, portanto, culturalmente. Uma nação pode ter múltiplas origens étnicas miscigenadas, como é o caso brasileiro. Quando ocupam um território e se organizam político-administrativamente, dão origem a um Estado ou Estado-nação. Nem sempre há identidade completa entre Estado e nação, visto que há Estados com duas ou mais nações e nações sem Estado, lutando ainda por seu território e soberania.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante retomar o conceito de território na contextualização (caso isso apareça nas falas dos alunos) e na ação propositiva nas atividades com os mapas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir os conceitos de nação e Estado-nação, quais são os elementos que os constituem, as relações entre os dois conceitos e as diferentes configurações possíveis. Explique que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros contextos, como os times de futebol (nação rubro-negra, nação gremista, nação atleticana...), os indígenas, os ciganos, por exemplo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetar, apenas leia as manchetes para os alunos. Após a leitura, questione o que entendem por nação e Estado-nação a partir das reportagens. Podemos utilizar os termos “nação” e “Estado-nação” como sinônimos? Toda nação possui um Estado? Toda nação é soberana sobre o território onde vivem? Não se preocupe neste momento com que os alunos cheguem a uma resposta correta, e é esperado que talvez apareçam alguns equívocos conceituais em suas falas. Estimule-os apenas a expressarem suas ideias e o porquê de suas respostas. O importante é levantar os conhecimentos prévios deles sobre esses dois conceitos. O professor pode anotar as ideias principais ou palavras-chave no quadro. Comente com os alunos que nem todas as nações são independentes e soberanas sobre o território onde vivem, encontrando-se sob a autoridade de governos de outras nações. Elas recebem o nome de minorias nacionais ou minorias étnicas, embora nem sempre correspondam à minorias numéricas, mas sim nações reprimidas e muitas vezes com o uso da violência. É o que ocorre com os chechenos, na Rússia; os uigures, na China; os catalães, na Espanha; os curdos, entre Irã, Iraque, Síria, Turquia, Armênia, Azerbaijão e Geórgia; os Palestinos entre Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza etc.

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível escolher outras manchetes desde que contenham as palavras “nação” e “Estado-nação” ou “Estado”. Isso é importante visto que a proposta desta etapa é levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca desses dois conceitos.

Para você saber mais

- KERSHNER, Isabel. “Israel aprova lei que define o país como ‘Estado-nação do povo judeu’ : Texto determina que o hebreu se torna a única língua oficial israelense, eliminando o árabe, e que os assentamentos judeus são de interesse nacional; para opositores, proposta é discriminatória”. O Estado de São Paulo. 19 jul. 2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,israel-aprova-lei-controversa-que-define-pais-como-estado-nacao-do-povo-judeu,70002407143> Acesso em 23 nov. 2018.

- Bolsonaro diz não reconhecer a Palestina como nação. Metro. 01 nov. 2018. Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/11/01/bolsonaro-diz-nao-reconhecer-palestina-como-nacao.html> Acesso em 23 nov. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de imagens que representam elementos constituintes de uma nação e que auxiliarão na discussão. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural, e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: "Quais os elementos que constituem uma nação?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (7 minutos para cada rodada e mais 2 minutos para organização da sala).

Orientações: Divida a sala em três grupos. Caso julgue que é interessante grupos com uma quantidade menor de alunos, divida-os em seis grupos. É importante que essa divisão seja múltiplo de três, pois no total serão três tarefas diferentes por grupo e que irão rodar entre si. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso o professor prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, entregue uma atividade para cada grupo disponíveis nos links abaixo juntamente com uma folha de papel sulfite ou pautada, conforme for mais fácil:

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

É interessante que junto com as atividades da Ação Propositiva I e II seja disponibilizado também um Atlas Escolar para que os alunos possam localizar cada região ou país estudado. Os grupos terão 7 minutos para realizar a tarefa proposta, respondendo na folha à parte. Ao final deste tempo, o professor recolhe a folha com a atividade e a passa para o próximo grupo. Por exemplo, a folha que estava com o grupo 1 vai para o grupo 2; a do grupo 2 para o grupo 3 e a do grupo 3 para o grupo 1. Novamente os alunos terão mais 7 minutos para realizá-la, sempre respondendo na folha recebida à parte. Ao final do tempo, o professor roda novamente as folhas. Ao término da terceira rodada, o professor deve recolher todas as folhas de atividades deixando com os alunos apenas a folha com a resposta. Caso divida a sala em três grupos, será necessário a impressão de uma cópia de cada atividade. Se optar por seis grupos, neste caso serão duas cópias por atividade.

Essa proposta foi baseada na metodologia de “Rotação por Estações”. Neste caso, para facilitar o andamento da aula, são as atividades que "rodam" ao invés dos grupos. As atividades não são sequenciais e, portanto, não há uma ordem necessária. O fundamental é que todos os grupos realizem todas as atividades propostas.

Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado para cada etapa. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas se necessário.

Em relação às respostas esperadas em cada atividade, deseja-se que na Atividade Ação Propositiva I os alunos percebam que a nação em questão não apresenta território próprio e nem um Estado; na Atividade Ação Propositiva II, que um mesmo território apresenta várias nações e quem nem todas são soberanas e que em ambas as atividades isso pode gerar conflitos separatistas; e na Atividade Ação Propositiva III, espera-se que as definições fiquem próximas às apresentadas no primeiro slide do plano no item “Para você saber mais”.

Como adequar à sua realidade: É possível a escolha de outros mapas além desses dois selecionados que o professor pode pesquisar na internet ou usar os que estão no próprio livro didático. O interessante apenas é que seja uma de uma nação sem território e a outra de um território com várias nações.

Materiais:

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as definições elaboradas para os conceitos de “nação” e “Estado-nação”, bem como o que observaram nos dois mapas presentes na atividade no que se refere à ocupação e organização do território. Espera-se que os alunos tenham observado que há nações que não possuem um território próprio (como é o caso dos Curdos) e outros territórios que possuem mais de uma nação (como é o caso da Líbia). Estimule-os a dividirem as possíveis consequências disso discutidas nos grupos como, por exemplo, os conflitos entre essas nações em busca de soberania sobre o território ocupado e que muitas vezes esses conflitos podem ser violentos. Ao final, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: “Há identidade completa entre Estado e nação?”, justificando com os apontamentos feitos ao longo da aula. Espera-se que eles respondam que não, visto que há nações sem Estado e Estados com duas ou mais nações. O registro da resposta poderá ser feito na mesma folha utilizada na Ação Propositiva. Ao término da aula, o professor recolhe todas as folhas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento dos conceitos de nação e Estado-nação. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam o significado destes dois conceitos e que nem sempre há identidade completa entre eles, pois há Estados com duas ou mais nações, assim como nações sem Estado, lutando por seu território próprio e por soberania.

Materiais necessários: projeção dos slides, impressão dos materiais para a ação propositiva, uma folha sulfite ou pautada por grupo, lápis preto, borracha e Atlas Escolar.

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Definição dos conceitos de nação e Estado-nação: A nação consiste em um grupo de pessoas que compartilham um passado histórico que deu origem a uma identidade cultural, ou seja, tem características comuns quanto ao idioma, costumes, língua, tradições, crenças. É um conceito definido, portanto, culturalmente. Uma nação pode ter múltiplas origens étnicas miscigenadas, como é o caso brasileiro. Quando ocupam um território e se organizam político-administrativamente, dão origem a um Estado ou Estado-nação. Nem sempre há identidade completa entre Estado e nação, visto que há Estados com duas ou mais nações e nações sem Estado, lutando ainda por seu território e soberania.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante retomar o conceito de território na contextualização (caso isso apareça nas falas dos alunos) e na ação propositiva nas atividades com os mapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir os conceitos de nação e Estado-nação, quais são os elementos que os constituem, as relações entre os dois conceitos e as diferentes configurações possíveis. Explique que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros contextos, como os times de futebol (nação rubro-negra, nação gremista, nação atleticana...), os indígenas, os ciganos, por exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetar, apenas leia as manchetes para os alunos. Após a leitura, questione o que entendem por nação e Estado-nação a partir das reportagens. Podemos utilizar os termos “nação” e “Estado-nação” como sinônimos? Toda nação possui um Estado? Toda nação é soberana sobre o território onde vivem? Não se preocupe neste momento com que os alunos cheguem a uma resposta correta, e é esperado que talvez apareçam alguns equívocos conceituais em suas falas. Estimule-os apenas a expressarem suas ideias e o porquê de suas respostas. O importante é levantar os conhecimentos prévios deles sobre esses dois conceitos. O professor pode anotar as ideias principais ou palavras-chave no quadro. Comente com os alunos que nem todas as nações são independentes e soberanas sobre o território onde vivem, encontrando-se sob a autoridade de governos de outras nações. Elas recebem o nome de minorias nacionais ou minorias étnicas, embora nem sempre correspondam à minorias numéricas, mas sim nações reprimidas e muitas vezes com o uso da violência. É o que ocorre com os chechenos, na Rússia; os uigures, na China; os catalães, na Espanha; os curdos, entre Irã, Iraque, Síria, Turquia, Armênia, Azerbaijão e Geórgia; os Palestinos entre Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza etc.

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível escolher outras manchetes desde que contenham as palavras “nação” e “Estado-nação” ou “Estado”. Isso é importante visto que a proposta desta etapa é levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca desses dois conceitos.

Para você saber mais

- KERSHNER, Isabel. “Israel aprova lei que define o país como ‘Estado-nação do povo judeu’ : Texto determina que o hebreu se torna a única língua oficial israelense, eliminando o árabe, e que os assentamentos judeus são de interesse nacional; para opositores, proposta é discriminatória”. O Estado de São Paulo. 19 jul. 2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,israel-aprova-lei-controversa-que-define-pais-como-estado-nacao-do-povo-judeu,70002407143> Acesso em 23 nov. 2018.

- Bolsonaro diz não reconhecer a Palestina como nação. Metro. 01 nov. 2018. Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/11/01/bolsonaro-diz-nao-reconhecer-palestina-como-nacao.html> Acesso em 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de imagens que representam elementos constituintes de uma nação e que auxiliarão na discussão. Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural, e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: "Quais os elementos que constituem uma nação?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima os slides para os alunos. Caso não seja possível, o professor pode recortar algumas imagens de revistas ou então selecionar algumas do próprio livro didático. O interessante é que sejam imagens que estejam relacionadas ao conceito de nação. No slide há duas imagens representando costumes culturais (comida e festas), idioma e características históricas. Peça para os alunos observarem as imagens e descrevam o que está representado nela. Há alguma relação entre elas? Depois, caso não seja possível o uso do projetor, escreva no quadro a questão que aparece no slide: “Quais os elementos que constituem uma nação?”. Permita que os estudantes expressem suas opiniões. Espera-se que eles consigam trazer elementos das imagens em suas explicações, focalizando nos aspectos culturais ou em uma identidade cultural e indicando que ela não se manifesta da mesma forma em todo o mundo. Ao final, o professor poderá comentar com os alunos que esses aspectos particulares dos costumes, língua, hábitos, tradições, adquiridas por meio de laços históricos comuns compartilhados por um grupo de pessoas, confere uma mesma identidade cultural e constituem as nações. Geralmente, as pessoas que fazem parte de uma mesma nação desenvolvem um sentimento de nacionalidade. Uma nação se define culturalmente. Já o Estado é uma organização político-administrativa e não necessariamente cultural. Assim, uma nação pode existir sem Estado, mesmo que seja comum fazer a associação entre eles.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se o professor desejar, é possível selecionar algumas imagens relacionadas à expressões culturais típicas da sua cidade, estado ou região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (7 minutos para cada rodada e mais 2 minutos para organização da sala).

Orientações: Divida a sala em três grupos. Caso julgue que é interessante grupos com uma quantidade menor de alunos, divida-os em seis grupos. É importante que essa divisão seja múltiplo de três, pois no total serão três tarefas diferentes por grupo e que irão rodar entre si. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso o professor prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, entregue uma atividade para cada grupo disponíveis nos links abaixo juntamente com uma folha de papel sulfite ou pautada, conforme for mais fácil:

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

É interessante que junto com as atividades da Ação Propositiva I e II seja disponibilizado também um Atlas Escolar para que os alunos possam localizar cada região ou país estudado. Os grupos terão 7 minutos para realizar a tarefa proposta, respondendo na folha à parte. Ao final deste tempo, o professor recolhe a folha com a atividade e a passa para o próximo grupo. Por exemplo, a folha que estava com o grupo 1 vai para o grupo 2; a do grupo 2 para o grupo 3 e a do grupo 3 para o grupo 1. Novamente os alunos terão mais 7 minutos para realizá-la, sempre respondendo na folha recebida à parte. Ao final do tempo, o professor roda novamente as folhas. Ao término da terceira rodada, o professor deve recolher todas as folhas de atividades deixando com os alunos apenas a folha com a resposta. Caso divida a sala em três grupos, será necessário a impressão de uma cópia de cada atividade. Se optar por seis grupos, neste caso serão duas cópias por atividade.

Essa proposta foi baseada na metodologia de “Rotação por Estações”. Neste caso, para facilitar o andamento da aula, são as atividades que "rodam" ao invés dos grupos. As atividades não são sequenciais e, portanto, não há uma ordem necessária. O fundamental é que todos os grupos realizem todas as atividades propostas.

Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado para cada etapa. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas se necessário.

Em relação às respostas esperadas em cada atividade, deseja-se que na Atividade Ação Propositiva I os alunos percebam que a nação em questão não apresenta território próprio e nem um Estado; na Atividade Ação Propositiva II, que um mesmo território apresenta várias nações e quem nem todas são soberanas e que em ambas as atividades isso pode gerar conflitos separatistas; e na Atividade Ação Propositiva III, espera-se que as definições fiquem próximas às apresentadas no primeiro slide do plano no item “Para você saber mais”.

Como adequar à sua realidade: É possível a escolha de outros mapas além desses dois selecionados que o professor pode pesquisar na internet ou usar os que estão no próprio livro didático. O interessante apenas é que seja uma de uma nação sem território e a outra de um território com várias nações.

Materiais:

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as definições elaboradas para os conceitos de “nação” e “Estado-nação”, bem como o que observaram nos dois mapas presentes na atividade no que se refere à ocupação e organização do território. Espera-se que os alunos tenham observado que há nações que não possuem um território próprio (como é o caso dos Curdos) e outros territórios que possuem mais de uma nação (como é o caso da Líbia). Estimule-os a dividirem as possíveis consequências disso discutidas nos grupos como, por exemplo, os conflitos entre essas nações em busca de soberania sobre o território ocupado e que muitas vezes esses conflitos podem ser violentos. Ao final, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: “Há identidade completa entre Estado e nação?”, justificando com os apontamentos feitos ao longo da aula. Espera-se que eles respondam que não, visto que há nações sem Estado e Estados com duas ou mais nações. O registro da resposta poderá ser feito na mesma folha utilizada na Ação Propositiva. Ao término da aula, o professor recolhe todas as folhas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano