Sugestão de adaptação para ensino remoto
Na proposta original do plano, os alunos percorreriam os arredores da escola usando uma bússola, com acesso a um mapa do local. Para adequar a proposta a este momento de quarentena, os alunos podem construir uma bússola “caseira” e utilizá-la em casa. Portanto, o objetivo de aprendizagem agora é identificar as direções cardeais dentro de casa, utilizando uma bússola.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Paint.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O tema da aula da aula agora é: Explorando nossa casa.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola para comunicação com os alunos, o seguinte slide (caixa de texto):
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem que pertence à esfera jornalística, muito importante para o ensino de geografia. Peça para se atentarem à compreensão da reportagem.
Espera-se que os alunos comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide (caixa de texto):
A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam sobre o slide e registrem suas respostas.
Espera-se que comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol e a necessidade do uso de uma bússola.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos dois vídeos:
- Como criar uma planta de casa no Paint - disponível aqui;
- Faça uma bússola caseira com agulha - disponível aqui.
Peça que os alunos:
1. Desenhem a planta da casa ou apartamento onde vivem;
2. Construam a bússola como ensina o vídeo;
3. Identifiquem no desenho da planta da casa os pontos cardeais com o uso da bússola;
4. Tirem fotos do desenho e da bússola.
Sistematização
Esta etapa pode ser feita de maneira sincrônica, em um encontro virtual, para que os alunos apresentem à turma as fotos tiradas de suas plantas e bússolas.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Aprenda a se orientar com os pontos cardeais no Manual do Campo – disponível aqui;
- Aprender o básico da bússola – disponível aqui.
Leiam juntos:
- O que é uma bússola? – disponível aqui;
- Aprenda a usar a bússola! – disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO4_09UND03
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes