16311
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Localização de pontos de referência nos arredores da escola

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar componentes físicos nos arredores da escola, localizando-os por meio dos pontos cardeais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Na proposta original do plano, os alunos percorreriam os arredores da escola usando uma bússola, com acesso a um mapa do local. Para adequar a proposta a este momento de quarentena, os alunos podem construir uma bússola “caseira” e utilizá-la em casa. Portanto, o objetivo de aprendizagem agora é identificar as direções cardeais dentro de casa, utilizando uma bússola.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Paint.

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O tema da aula da aula agora é: Explorando nossa casa.

Contextualização
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola para comunicação com os alunos, o seguinte slide (caixa de texto):

A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem que pertence à esfera jornalística, muito importante para o ensino de geografia. Peça para se atentarem à compreensão da reportagem.

Espera-se que os alunos comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol.

Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide (caixa de texto):

 

A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam sobre o slide e registrem suas respostas.
Espera-se que comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol e a necessidade do uso de uma bússola.

Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos dois vídeos:
     - Como criar uma planta de casa no Paint - disponível aqui
     - Faça uma bússola caseira com agulha - disponível aqui.

Peça que os alunos:
     1. Desenhem a planta da casa ou apartamento onde vivem;
     2. Construam a bússola como ensina o vídeo;
     3. Identifiquem no desenho da planta da casa os pontos cardeais com o uso da bússola;
     4. Tirem fotos do desenho e da bússola.

Sistematização
Esta etapa pode ser feita de maneira sincrônica, em um encontro virtual, para que os alunos apresentem à turma as fotos tiradas de suas plantas e bússolas.

Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Aprenda a se orientar com os pontos cardeais no Manual do Campo – disponível aqui;
     - Aprender o básico da bússola – disponível aqui.

Leiam juntos:
     - O que é uma bússola? – disponível aqui;
     - Aprenda a usar a bússola! – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_09UND03

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas