GEO4_09UND03 - Ação propositiva (Orientações sobre o Google My Maps)
Plano de Aula
Plano de aula: Localização de pontos de referência nos arredores da escola
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor ou mapa da contextualização impresso (em número suficiente para os alunos acompanharem em duplas), mapa sem marcadores dos arredores da escola (um por grupo +um para sistematização caso não tenha acesso a um projetor, se possível em tamanho maior), bússolas (uma por grupo), pranchetas (uma por grupo), câmeras (opcional)
Material complementar:
Contextualização - Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEtFbHeUb3uX35HJNMcm53szNGdPM69trP9vTR2PtnQhp4Qh6sKuc2my4qVF/geo4-09und03-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf
Ação propositiva - Como produzir o mapa dos arredores sem marcadores: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kb4mT8VWUuFc3VcAR9fqe5K7zEdmSCRhGzZqgFsDWevQqq4gxbg8hQ3PkdSe/geo4-09und03-acao-propositiva-orientacoes-sobre-o-google-my-maps.pdf
Link para o mapa: https://www.google.com/maps/@-22.8886173,-46.4147189,17z?hl=pt-BR (Acesso em 04/12/2018)
Para você saber mais:
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm (Acesso em 11/11/2018)
- Duas formas de construir uma bússola caseira:
- Como fazer uma bússola. https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-B%C3%BAssola (Acesso em 09/12/2018)
- Construa sua própria bússola. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em http://chc.org.br/acervo/construa-sua-propria-bussola/ (Acesso em 09/12/2018)
Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham explorado a Rosa dos Ventos, a orientação em mapas e que conheçam bem as direções cardeais. É desejável que os alunos tenham alguma familiaridade com bússolas e saibam utilizá-la.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão caminhar ao redor da escola com uma bússola, identificando as direções das ruas e pontos de referência que forem observando pelo caminho.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete e ou disponibilize cópias do mapa para os alunos. Chame a atenção para a Rosa dos Ventos no canto inferior direito do mapa. O que ela significa? Como podemos indicar a localização de alguns pontos de referência nessa cidade?
Estabeleça um ponto de referência com os alunos, por exemplo, a Prefeitura do município de Vargem.
Em duplas, peça para que os alunos troquem ideias brevemente: Como podemos informar a localização dos outros pontos que aparecem no mapa, tomando como ponto de referência a Prefeitura?
Na sequência, abra a discussão para o grande grupo e registre no quadro o que os alunos forem falando. Espera-se que eles digam algo como: O Restaurante Casarão, os Correios e o Ofício de Registro Civil ficam ao Norte da prefeitura. A delegacia fica a Sudoeste da Prefeitura. A Rodovia Fernão Dias fica a Leste da Prefeitura.
Caso prefira, utilize um mapa de um lugar conhecido dos alunos como, por exemplo, algum bairro de seu município. Não utilize, entretanto, um mapa que contenha a escola e seus arredores, pois esse será explorado posteriormente na ação propositiva.
Material complementar:
Contextualização - Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEtFbHeUb3uX35HJNMcm53szNGdPM69trP9vTR2PtnQhp4Qh6sKuc2my4qVF/geo4-09und03-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf
Link para o mapa: https://www.google.com/maps/@-22.8886173,-46.4147189,17z?hl=pt-BR (Acesso em 04/12/2018)
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Forme grupos com os alunos. O número de integrantes por grupo dependerá do número de alunos de sua turma e o número de bússolas disponíveis. Se houver número de bússolas suficientes, forme duplas. Caso contrário, o ideal é que o grupo tenha, no máximo, 4 integrantes. Forneça um bússola para cada grupo. Você também pode construir bússolas com os alunos em um momento anterior a essa aula. Há diversas formas de se construir uma bússola caseira. Veja algumas opções nos links: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-B%C3%BAssola (Acesso em 09/12/2018) e http://chc.org.br/acervo/construa-sua-propria-bussola/ (Acesso em 09/12/2018).
Peça para que os alunos, em seus grupos, manipulem a bússola e alinhem a agulha com a direção Norte da Rosa dos Ventos. Ressalte que todos do grupo devem ter uma oportunidade para manipulá-la. Converse com os alunos:
• Tendo como ponto de referência o aluno X (diga o nome de um aluno que esteja mais ao centro da sala), qual a direção Norte/Sul/Leste/Oeste?
• Qual a localização do aluno Y (diga o nome de um outro aluno) em relação ao aluno X (o mesmo da pergunta anterior)? Repita essa pergunta trocando o aluno Y para outros alunos em diferentes direções.
Se você tiver mais tempo disponível, durante a conversa, você pode ir esquematizando rapidamente um croqui da sala. Desenhe uma Rosa dos Ventos em um canto, coloque o aluno referência no centro e vá colocando os outros alunos de acordo com as localizações que forem sendo apontadas pelos alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Explique para os alunos, ainda em sala, como será a saída. Cada dupla (ou pequeno grupo) terá uma bússola e uma prancheta com um mapa (ou croqui) dos arredores da escola. Você deverá preparar esse mapa (ou um croqui) anteriormente. Veja como preparar esse mapa no link disponível nos materiais complementares.
Os alunos revezarão papéis (bússola ou prancheta). Saia com a turma da escola e caminhe pelos arredores. Você pode dar uma volta no quarteirão ou, se tiver mais tempo disponível, caminhar por outras ruas nas proximidades, passando por praças e outros pontos de interesse nos arredores. Peça para que os alunos marquem no mapa pontos que eles julgarem marcantes durante a caminhada. Explique que esses pontos de interesse ou referência são elementos que chamam a atenção, como casas, lojas, restaurantes, igrejas, correios, árvores marcantes, etc.
Durante a caminhada, vá parando em lugares estratégicos, chamando a atenção para as mudanças de direção ao virar a esquina, mostrando as placas com os nomes da rua (que eles também podem anotar no mapa). Peça para que eles identifiquem uma direção cardeal no mapa. Pode ser a direção de uma das ruas, por exemplo. Dependendo de como você avaliar a turma, invista em diferentes intervenções com o grupo durante a caminhada. Se necessário, pare e diga, por exemplo: Vamos ver na bússola em que direção estamos andando? Se vemos na bússola que essa é a direção Norte (apontando para o Norte), onde está a direção Leste/Oeste/Sul?
Se sua escola possuir dispositivos para captura de imagem (câmeras), os alunos podem também levá-los para fotografar seus pontos de interesse.
Material complementar:
Como utilizar o Google My Maps para fazer o mapa dos arredores da escola sem marcadores: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kb4mT8VWUuFc3VcAR9fqe5K7zEdmSCRhGzZqgFsDWevQqq4gxbg8hQ3PkdSe/geo4-09und03-acao-propositiva-orientacoes-sobre-o-google-my-maps.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Para fechar a aula, projete um mapa dos arredores da escola (como o que você forneceu aos alunos para a ação propositiva, usando o Google My Maps) ou imprima um desses mapas, se possível em um tamanho maior. Sente com os alunos em um semi-círculo. Peça para que cada dupla, uma por vez, marque no mapa coletivo, o ponto que eles julgarem mais marcante no caminho percorrido. Caso o ponto já tenha sido marcado por outra dupla, peça para que escolham outro ponto marcante.
Adicione alguns pontos importantes que os alunos não tenham citado, se necessário. Se você tiver o mapa projetado, use o Google My Maps para ir marcando os pontos. Pergunte sobre a orientação do mapa e construa uma Rosa dos Ventos simples para mostrar a orientação, perguntando aos alunos onde colocar cada ponto cardeal. Faça uma sistematização, perguntando: Tomando como ponto de referência nossa escola, o que encontramos ao Norte/Sul/Leste/Oeste?
Você pode falar sobre os pontos colaterais (Sudeste, Sudoeste, Nordeste e Noroeste) também, caso os alunos estejam familiarizados com eles. Peça para que um aluno vá anotando no quadro ou em um papel grande (kraft ou cartolina) essa sistematização.
Caso os alunos tenham fotografado os pontos de interesse, utilize uma outra aula para adicionar essas fotografias ao mapa da sistematização.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Na proposta original do plano, os alunos percorreriam os arredores da escola usando uma bússola, com acesso a um mapa do local. Para adequar a proposta a este momento de quarentena, os alunos podem construir uma bússola “caseira” e utilizá-la em casa. Portanto, o objetivo de aprendizagem agora é identificar as direções cardeais dentro de casa, utilizando uma bússola.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Paint.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O tema da aula da aula agora é: Explorando nossa casa.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola para comunicação com os alunos, o seguinte slide (caixa de texto):
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem que pertence à esfera jornalística, muito importante para o ensino de geografia. Peça para se atentarem à compreensão da reportagem.
Espera-se que os alunos comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide (caixa de texto):
A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam sobre o slide e registrem suas respostas.
Espera-se que comentem a determinação dos pontos cardeais pelo Sol e a necessidade do uso de uma bússola.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos dois vídeos:
- Como criar uma planta de casa no Paint - disponível aqui;
- Faça uma bússola caseira com agulha - disponível aqui.
Peça que os alunos:
1. Desenhem a planta da casa ou apartamento onde vivem;
2. Construam a bússola como ensina o vídeo;
3. Identifiquem no desenho da planta da casa os pontos cardeais com o uso da bússola;
4. Tirem fotos do desenho e da bússola.
Sistematização
Esta etapa pode ser feita de maneira sincrônica, em um encontro virtual, para que os alunos apresentem à turma as fotos tiradas de suas plantas e bússolas.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Aprenda a se orientar com os pontos cardeais no Manual do Campo – disponível aqui;
- Aprender o básico da bússola – disponível aqui.
Leiam juntos:
- O que é uma bússola? – disponível aqui;
- Aprenda a usar a bússola! – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Andresa Cuginotti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar componentes físicos nos arredores da escola, localizando-os por meio dos pontos cardeais.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
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