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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Uso dos pontos cardeais no globo terrestre

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar e descrever direções de deslocamento no globo terrestre utilizando pontos cardeais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo:
     - Ilha Rá-Tim-Bum – disponível aqui.

Esse seriado, produzido pela TV Cultura e exibido pela primeira vez em 2002, conta a história de cinco personagens que se perdem no oceano e acabam indo parar em uma ilha. Nesta ilha, passam por diversas aventuras, retratadas em casa episódio da série.

Contextualização
Encaminhe aos alunos, de maneira assincrônica:
     1. O texto originalmente proposto no plano de aula, disponível aqui;
     2. O vídeo: VARIG 254 - Caixa preta, disponível aqui.

Em seguida, peça aos alunos que, individualmente, identifiquem o erro que levou ao acidente.
Depois, pergunte se é possível que um acidente como esse ainda aconteça nos dias atuais?

Problematização
Conforme proposto no plano original, encaminhe aos alunos o slide da problematização e peça que localizem os municípios de Marabá e Belém utilizando o Google Maps, como no modelo abaixo:

 

Em seguida, peça que tracem a rota de avião entre os municípios utilizando o Google Maps.
Localizar os municípios e traçar as rotas é importante para a visualização do erro de direção que ocasionou o acidente mencionado.

Ação propositiva
De maneira assincrônica, separe os alunos da turma em grupos e a cada grupo entregue:
     - uma situação-problema diferente, todas disponíveis aqui;
     - o mapa-múndi disponível aqui.

Peça que, ainda utilizando o Google Maps identifiquem:
     - a rota esperada:

        - a rota realizada:

 


Sistematização

Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda, em um encontro virtual, as rotas realizadas na etapa anterior.

Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Determinação dos pontos cardeais pelo Sol – disponível aqui;
     - Geografia: Pontos Cardeais – disponível aqui;
     - Rosa dos Ventos e Orientação Solar para desnorteados – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_09UND02

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.


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