16308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Guerra comercial entre potências:Made in China x América First”

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “América First”, por meio do aumento das tarifas comerciais à importação da China

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_07UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade;

Apresentação do tema da aula
Explique para os alunos que o objetivo desta aula é analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “América First”, por meio do aumento das tarifas comerciais à importação da China, e quais impactos no fluxo do comércio internacional. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente neste plano. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio e pergunte aos alunos se eles sabem explicar a "guerra comercial" entre os EUA e a China. Espere as respostas, desta forma, você terá acesso aos conhecimentos prévios deles sobre o tema. Comente que a tensão entre as duas maiores potências econômicas tem o potencial de afetar vários países e reduzir o fluxo do comércio internacional. Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema e tragam anotações para a próxima etapa. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Solicite que os alunos leiam e analise as tirinha. Incentive-os a enviar áudios para a classe. Como eles fizeram uma pesquisa, provavelmente estarão sabendo mais sobre o tema. Comente com a turma que o combate aos produtos "made in China" é uma bandeira de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março, ele começou a colocar em prática sua política 'America First' (América Primeiro, na tradução livre), que tem entre seus focos fortalecer a indústria americana em detrimento de produtos importados. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Professor, envie o texto, disponível aqui, para a classe. Divida a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Explique aos alunos que eles devem agendar um horário pelo WhatsApp onde todos possam trabalhar de forma colaborativa. Incentive um encontro síncrono entre eles, pode ser pelo WhatsApp ou pelo Hangout. Eles devem trabalhar com uma metodologia ativa chamada "diferentes perspectivas de um texto". Eles devem anotar numa folha antes de começar a leitura do texto três pontos (para cada pontos eles terão que responder, os dois primeiros a resposta é individual; e o último é em grupo):

1- Principais ideias/conceitos do texto;
2- Meu ponto de vista sobre o texto;
3- Síntese: nosso ponto de vista sobre o texto.

Peça a todos para enviarem as respostas dos grupos apenas para você. Com posse de todas as respostas, envie para os grupos as respostas de outro grupo. Agora, solicite que eles analisem estas respostas e identifiquem problemas, sentimentos, efeitos ou preocupações em torno dessa perspectiva particular. Os grupos devem anotar o que pensam so asbre respostas e encaminharem apenas para você. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Agora é o momento de encerrar a aula com uma grande discussão/debate entre os grupos, ressaltando a importância de olhar o texto por meio de vários pontos de vista, ou seja, de adquirir conhecimento por meio de diferentes perspectivas. Por fim, pergunte aos grupos se os EUA e a China estão respeitando o ambiente onde vivem e à própria coletividade. Solicite que enviem áudios para a turma. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre China e EUA, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_07UND02

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas