16308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Guerra comercial entre potências:Made in China x América First”

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “América First”, por meio do aumento das tarifas comerciais à importação da China

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Explique para os alunos que o objetivo desta aula é analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “America First”, por meio do aumento das tarifas comerciais impostas à importação da China, e quais seus impactos no fluxo do comércio internacional. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente neste plano. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio e pergunte aos alunos se eles sabem explicar a "guerra comercial" entre os EUA e a China. Espere as respostas; dessa forma, você terá acesso aos conhecimentos prévios deles sobre o tema. Comente que a tensão entre as duas maiores potências econômicas tem o potencial de afetar vários países e reduzir o fluxo do comércio internacional. Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema e tragam anotações para a próxima etapa. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Solicite que os alunos leiam e analisem a tirinha. Incentive-os a enviar áudios para o grupo da classe. Como fizeram uma pesquisa, provavelmente estarão sabendo mais sobre o tema. Comente com a turma que o combate aos produtos "made in China" é uma bandeira da campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março, ele começou a colocar em prática sua política "America First" (América Primeiro, em tradução livre), que tem entre seus focos o fortalecimento da indústria americana em detrimento de produtos importados. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Professor, envie aos alunos o texto disponível aqui. Divida a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Explique aos alunos que eles devem agendar um horário pelo WhatsApp em que todos possam trabalhar de forma colaborativa. Incentive um encontro síncrono entre eles; pode ser pelo WhatsApp ou pelo Google Meet. Eles devem trabalhar com uma metodologia ativa chamada "diferentes perspectivas de um texto", anotando numa folha, antes de começar a leitura do texto, três pontos (que terão de responder - os dois primeiros, de maneira individual, e o terceiro, em grupo):
1 - Principais ideias/conceitos do texto;
2 - Meu ponto de vista sobre o texto;
3 - Síntese: nosso ponto de vista sobre o texto.

Peça a todos para enviarem as respostas dos grupos apenas a você. Com posse de todas as respostas, envie aos grupos as respostas de outro grupo. Agora, solicite que eles analisem essas respostas e identifiquem problemas, sentimentos, efeitos ou preocupações em torno dessa perspectiva particular. Os grupos devem anotar o que pensam sobre as respostas e encaminhar apenas a você. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Agora é o momento de encerrar a aula com uma grande discussão/debate entre os grupos, ressaltando a importância de olhar o texto por meio de vários pontos de vista, ou seja, de adquirir conhecimento por meio de diferentes perspectivas. Por fim, pergunte aos grupos se os EUA e a China estão respeitando o ambiente onde vivem e a própria coletividade. Solicite que enviem áudios para o grupo da turma. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre China e EUA disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_07UND02

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas