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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Localização de elementos vizinhos ao município usando pontos cardeais e colaterais

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre localizar elementos em um mapa e suas posições (pontos cardeais e colaterais) em relação a diferentes pontos de referência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- “Rosa dos Ventos – Aula sobre localização e orientação”, disponível aqui.

Contextualização
De maneira assincrônica, apresente aos alunos a página do Pinterest disponível aqui. Pergunte o que foi escrito no espaço “pesquisar” para que aparecessem essas imagens. Questione o que elas representam.

Como no plano original, nesta etapa a ideia é que os alunos evidenciem os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e os pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste) representados pela Rosa dos Ventos.

Problematização
Apresente aos alunos, ainda de maneira assincrônica, o slide proposto no plano original e dê seguimento a esta etapa conforme o sugerido. A única adaptação necessária é que eles façam a atividade individualmente, com a ajuda de um familiar, em vez de fazê-la em duplas. O registro deve ser feito no caderno.

Ação propositiva
Nesta etapa, ainda de maneira assincrônica, peça aos alunos que:
1) Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
2) Cliquem no ícone “Mapas do Brasil”;
3) Em seguida, cliquem em “Federação e território”;
4) Selecionem o mapa político;
5) Tirem um print dele;
6) Identifiquem no registro feito os elementos essenciais de um mapa (indicação dos pontos cardeais, legenda e escala), o estado do qual seu município faz parte e o município (caso esteja visível);
7) Desenhem uma pequena Rosa dos Ventos sobre o seu estado e indiquem quais estados estão ao Norte, ao Sul, a Leste e a Oeste.

Sistematização
Encaminhe aos estudantes a ficha proposta de sistematização do plano original, disponível aqui. Peça que a preencham, com a ajuda de um familiar, escrevendo no centro da folha o nome do município onde a escola está situada.

Convite às famílias
Sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- “Determinação dos pontos cardeais pelo Sol”, disponível aqui;
- “Aprendendo com videoaulas: Geografia - Pontos cardeais”, disponível aqui;
- “Rosa dos Ventos e orientação solar para desnorteados”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_09UND01

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.


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