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Plano de aula - Localização de elementos vizinhos ao município usando pontos cardeais e colaterais

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre localizar elementos em um mapa e suas posições (pontos cardeais e colaterais) em relação a diferentes pontos de referência

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula, os alunos trabalharão em duplas em diversos momentos. Organize as duplas previamente para que isso não consuma muito tempo da aula. Agrupe os alunos para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, levando em consideração afinidades e formas de trabalhar. Leia mais sobre agrupamentos produtivos em https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Como adequar à sua realidade: Nessa aula o trabalho será feito com mapas locais, que mostrem seu município e alguns elementos vizinhos, dependendo de onde seu município se encontra. Caso você não possua um mapa adequado para esse trabalho, pode imprimir um diretamente do GoogleMaps, conforme orientações nos materiais complementares.

Materiais necessários: projetor ou mapas e imagens impressas para contextualização, mapas dos arredores de seu município impressos (um por dupla), fichas sistematização impressas (uma por dupla), Rosa dos Ventos impressa para sistematização (uma por dupla).

Material complementar:

Contextualização - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Ação propositiva - Orientação para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf

Ação propositiva - Exemplos de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf

Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf

Link para o mapa:

http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf (Acesso em 03/11/2018).

Para você saber mais:

Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham manuseado mapas e um Atlas antes e que conheçam os itens componentes de um mapa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão utilizar os pontos cardeais e colaterais para localizar elementos próximos ao seu município.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, imprima em tamanho grande ou disponibilize cópias do mapa impresso para os alunos. Você também pode utilizar mapas disponíveis em um livro ou Atlas, ou usar um mapa de parede, desde que haja a Rosa dos Ventos, legenda e escala no mapa. Em duplas, peça que os alunos listem brevemente: Quais os componentes que vemos nesse mapa?

Abra a discussão para o grande grupo e vá registrando no quadro o que os alunos forem falando. Espera-se que eles citem legenda, escala, fonte e Rosa dos Ventos, com uma explicação bem simplificada da importância de cada um desses componentes. Caso eles não citem algum desses componentes, chame a atenção para ele e retome sucintamente o que eles significam.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Você pode obter mais informações sobre os itens componentes em: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível, com adaptações, em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-que-compoem-um-mapa.htm. Acesso em 11/11/2018.

Fonte do mapa: IBGE. Disponível em: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf.Acesso em 03/11/2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a Rosa dos Ventos ou imprima cópias para os alunos. Pergunte: o que esse componente significa? O que essas letras representam? Caso os alunos estejam com cópias impressas, peça para que escrevam os nomes dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e dos pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste). Caso seja o primeiro contato dos alunos com os pontos cardeais, e eles não demonstrarem um conhecimento prévio sobre o assunto, dedique um tempo a mais para essa familiarização. Você pode, por exemplo, utilizar um texto com os alunos. Sugestão de texto: FREITAS, Eduardo de. "Os Pontos Cardeais e Suas Subdivisões"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm. Acesso em 11/11/2018.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre como localizar elementos em um mapa usando os pontos cardeais e colaterais. Forneça papel e lápis para que os alunos possam desenhar e escrever durante a discussão caso necessário. Após 7 minutos, peça para que os alunos compartilhem as estratégias discutidas e faça uma lista no quadro com o que for falado. Nesse momento, você pode modelar como a localização é feita, retomando o mapa apresentado inicialmente, por exemplo.

Durante a discussão, circule pela sala escutando as estratégias discutidas pelos alunos e auxiliando aqueles que estiverem com dificuldades. Para auxiliar as duplas que estiverem com dificuldades, utilize perguntas como:

  • Como descrevemos a localização de um elemento em um mapa em relação a outro?
  • Como encontramos um elemento quando nos é dito, por exemplo, que ele está ao Sul de outro?
  • Um elemento que está ao Norte de um outro pode estar a Leste de um elemento diferente?
  • O que é um ponto de referência?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ainda nas mesmas duplas, forneça aos alunos um mapa dos arredores de seu município, onde apareça seu município e municípios vizinhos. Você também pode utilizar mapas que apresentem elementos naturais e elementos culturais construídos pelo homem. Utilize um mapa de sua região que você tenha acesso ou imprima de um programa de navegação como, por exemplo, o Google Maps, disponível em https://www.google.com/maps (Acesso em 24/11/2018).

Oriente os alunos a formularem perguntas sobre a localização de elementos presentes no mapa apresentado. Você pode modelar ou criar algumas perguntas coletivamente, e deixar sugestões de estruturas de perguntas visíveis para o grupo. Exemplos: Qual município fica ao Norte do nosso? Qual a localização do nosso município quando tomamos como ponto de referência o município XXX? Você pode ver um exemplo de um mapa com algumas perguntas e respostas nos materiais complementares.

Explique que um membro da dupla deve formular uma pergunta e o outro deve responder, e depois esses papéis devem ser invertidos. Marque um tempo para essa atividade. Os alunos se revezam dentro de cada dupla nesses papéis até esgotar-se o tempo.

Você pode projetar um temporizador, se possível, para auxiliar os alunos no gerenciamento do tempo, ou dar avisos de tempos em tempos. Um temporizador online pode ser acessado em http://www.relogioonline.com.br/temporizador (Acesso em 24/11/2018), por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Faça combinados com a turma sobre possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz (como levantar a mão em cadeia), caso as discussões comecem a ficar muito ruidosas.

Material complementar:

Orientações para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf

Exemplo de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para fechar a aula, distribua uma ficha para cada dupla e peça que registrem alguns dos municípios encontrados em cada uma das direções cardeais e colaterais. A ficha está disponível nos materiais complementares. No centro da Rosa dos Ventos, peça para que eles escrevam o nome do município onde a escola está. Enquanto eles completam o registro, circule pela sala, auxiliando duplas que ainda possam apresentar dificuldades.

Ao final, peça para que cada dupla compartilhe o que registraram. Vá sistematizando o que eles falam no quadro ou em papel kraft, com uma imagem da Rosa dos Ventos no centro. Você também pode pedir a um aluno fazer essa compilação. Esse registro pode ficar disponível na sala por algum tempo juntamente com um mapa da região, para que os alunos o revisitem nos dias seguintes à aula.

Material complementar:

Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nessa aula, os alunos trabalharão em duplas em diversos momentos. Organize as duplas previamente para que isso não consuma muito tempo da aula. Agrupe os alunos para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, levando em consideração afinidades e formas de trabalhar. Leia mais sobre agrupamentos produtivos em https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Como adequar à sua realidade: Nessa aula o trabalho será feito com mapas locais, que mostrem seu município e alguns elementos vizinhos, dependendo de onde seu município se encontra. Caso você não possua um mapa adequado para esse trabalho, pode imprimir um diretamente do GoogleMaps, conforme orientações nos materiais complementares.

Materiais necessários: projetor ou mapas e imagens impressas para contextualização, mapas dos arredores de seu município impressos (um por dupla), fichas sistematização impressas (uma por dupla), Rosa dos Ventos impressa para sistematização (uma por dupla).

Material complementar:

Contextualização - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Ação propositiva - Orientação para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf

Ação propositiva - Exemplos de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf

Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf

Link para o mapa:

http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf (Acesso em 03/11/2018).

Para você saber mais:

Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham manuseado mapas e um Atlas antes e que conheçam os itens componentes de um mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão utilizar os pontos cardeais e colaterais para localizar elementos próximos ao seu município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, imprima em tamanho grande ou disponibilize cópias do mapa impresso para os alunos. Você também pode utilizar mapas disponíveis em um livro ou Atlas, ou usar um mapa de parede, desde que haja a Rosa dos Ventos, legenda e escala no mapa. Em duplas, peça que os alunos listem brevemente: Quais os componentes que vemos nesse mapa?

Abra a discussão para o grande grupo e vá registrando no quadro o que os alunos forem falando. Espera-se que eles citem legenda, escala, fonte e Rosa dos Ventos, com uma explicação bem simplificada da importância de cada um desses componentes. Caso eles não citem algum desses componentes, chame a atenção para ele e retome sucintamente o que eles significam.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Você pode obter mais informações sobre os itens componentes em: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível, com adaptações, em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-que-compoem-um-mapa.htm. Acesso em 11/11/2018.

Fonte do mapa: IBGE. Disponível em: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf.Acesso em 03/11/2018

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a Rosa dos Ventos ou imprima cópias para os alunos. Pergunte: o que esse componente significa? O que essas letras representam? Caso os alunos estejam com cópias impressas, peça para que escrevam os nomes dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e dos pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste). Caso seja o primeiro contato dos alunos com os pontos cardeais, e eles não demonstrarem um conhecimento prévio sobre o assunto, dedique um tempo a mais para essa familiarização. Você pode, por exemplo, utilizar um texto com os alunos. Sugestão de texto: FREITAS, Eduardo de. "Os Pontos Cardeais e Suas Subdivisões"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm. Acesso em 11/11/2018.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mfFHxx4UkU3KwkQvAymxMwbGuNWV8y9FBDAY5HgnaajFJv7KrdvSjcMk5MmU/geo4-09und01-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem sobre como localizar elementos em um mapa usando os pontos cardeais e colaterais. Forneça papel e lápis para que os alunos possam desenhar e escrever durante a discussão caso necessário. Após 7 minutos, peça para que os alunos compartilhem as estratégias discutidas e faça uma lista no quadro com o que for falado. Nesse momento, você pode modelar como a localização é feita, retomando o mapa apresentado inicialmente, por exemplo.

Durante a discussão, circule pela sala escutando as estratégias discutidas pelos alunos e auxiliando aqueles que estiverem com dificuldades. Para auxiliar as duplas que estiverem com dificuldades, utilize perguntas como:

  • Como descrevemos a localização de um elemento em um mapa em relação a outro?
  • Como encontramos um elemento quando nos é dito, por exemplo, que ele está ao Sul de outro?
  • Um elemento que está ao Norte de um outro pode estar a Leste de um elemento diferente?
  • O que é um ponto de referência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ainda nas mesmas duplas, forneça aos alunos um mapa dos arredores de seu município, onde apareça seu município e municípios vizinhos. Você também pode utilizar mapas que apresentem elementos naturais e elementos culturais construídos pelo homem. Utilize um mapa de sua região que você tenha acesso ou imprima de um programa de navegação como, por exemplo, o Google Maps, disponível em https://www.google.com/maps (Acesso em 24/11/2018).

Oriente os alunos a formularem perguntas sobre a localização de elementos presentes no mapa apresentado. Você pode modelar ou criar algumas perguntas coletivamente, e deixar sugestões de estruturas de perguntas visíveis para o grupo. Exemplos: Qual município fica ao Norte do nosso? Qual a localização do nosso município quando tomamos como ponto de referência o município XXX? Você pode ver um exemplo de um mapa com algumas perguntas e respostas nos materiais complementares.

Explique que um membro da dupla deve formular uma pergunta e o outro deve responder, e depois esses papéis devem ser invertidos. Marque um tempo para essa atividade. Os alunos se revezam dentro de cada dupla nesses papéis até esgotar-se o tempo.

Você pode projetar um temporizador, se possível, para auxiliar os alunos no gerenciamento do tempo, ou dar avisos de tempos em tempos. Um temporizador online pode ser acessado em http://www.relogioonline.com.br/temporizador (Acesso em 24/11/2018), por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Faça combinados com a turma sobre possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz (como levantar a mão em cadeia), caso as discussões comecem a ficar muito ruidosas.

Material complementar:

Orientações para o uso do Google Maps: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fj4DwVDfYSNdzNV6NSzr3fGarPtGgcY5yR7MTeUusd9G4uzjsYtJekEYnJc8/geo4-09und01-acao-propositiva-orientacao-para-o-uso-do-google-maps.pdf

Exemplo de perguntas e respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sM7ajKjre9KBrfh6B5m7HqUPgbPNZcPeseXYxssCVWCYdst5ynPYEtEQzk3y/geo4-09und01-acao-propositiva-exemplo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para fechar a aula, distribua uma ficha para cada dupla e peça que registrem alguns dos municípios encontrados em cada uma das direções cardeais e colaterais. A ficha está disponível nos materiais complementares. No centro da Rosa dos Ventos, peça para que eles escrevam o nome do município onde a escola está. Enquanto eles completam o registro, circule pela sala, auxiliando duplas que ainda possam apresentar dificuldades.

Ao final, peça para que cada dupla compartilhe o que registraram. Vá sistematizando o que eles falam no quadro ou em papel kraft, com uma imagem da Rosa dos Ventos no centro. Você também pode pedir a um aluno fazer essa compilação. Esse registro pode ficar disponível na sala por algum tempo juntamente com um mapa da região, para que os alunos o revisitem nos dias seguintes à aula.

Material complementar:

Sistematização - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ahmN9JeB9rwT4Gk7ZQA44mWx6PD8XnhTPhN5PVY788f7y3ZNbd9wftwYZzNV/geo4-09und01-sistematizacao-atividade.pdf

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