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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Importância da demarcação de territórios indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a importância da existência de territórios indígenas demarcados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

WhatsApp; e-mail; Atlas Escolar; Google Docs e WordArt.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o mapa “Parques e terras indígenas”, disponível aqui. Sugira que observem os elementos essenciais do mapa (título, legenda, escala, fonte e orientação).

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. De maneira assincrônica ou sincrônica, peça aos alunos para registrarem individualmente o que entendem por terras demarcadas.

Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:

 

Peça aos alunos que observem o recorte do mapa “Parques e terras indígenas”, disponível aqui, encaminhado na apresentação do tema.
Pergunte o que querem dizer as legendas: declarada, homologada e regularizada. Peça que procurem essas palavras no dicionário. Depois, peça para refletirem sobre a problematização e fazerem o registro de suas hipóteses.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o slide previsto no plano original. Dê seguimento às atividades de modo que os alunos as realizem individualmente. A ideia é que utilizem o Google Docs para fazer um registro coletivo, em que cada aluno entra e complementa as anotações do aluno anterior.

Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google. Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A importância da existência de territórios indígenas demarcados.
Eles precisam:
     - escolher as palavras que serão utilizadas;
     - assistir ao tutorial disponível aqui;
     - acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     - tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Demarcação de terras indígenas a partir da perspectiva do índio é prevista na Constituição - disponível aqui;
     - Realidade Indígena: A demarcação de terras indígenas - disponível aqui.

Leiam juntos:
     - Por que demarcar? - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND03

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


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