16305
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - A Participação Brasileira e Sul-Africana no Comércio Mundial

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Comparar a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vinicius Arantes De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é comparar a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul. Ressalte que as trocas de mercadorias entre as nações são desiguais e estão diretamente relacionadas aos diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Faça uma breve retomada das principais características dos países centrais, periféricos e emergentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e leia os questionamentos disponíveis aqui para a turma. O objetivo nesse momento é entender os conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos conceitos de importação e exportação, bem como os seus respectivos hábitos de consumo. Não se esqueça de solicitar que eles façam o registro de suas respectivas respostas no caderno. Independentemente das respostas fornecidas pelos estudantes, faça uma rápida retomada dos conceitos de importação e exportação, visto que o entendimento dos mesmos é imprescindível para a contemplação do objetivo proposto nesta aula. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Mais uma vez, grave um áudio e pergunte aos alunos: "O que há em comum entre a economia brasileira e a sul-africana?". Solicite apenas que reflitam sobre a problematização. Explique aos estudantes que eles irão construir as suas próprias respostas a essa questão, a partir da análise de materiais previamente selecionados. Tempo estimado de 5 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos os arquivos sobre as exportações sul-africanas, disponível aqui, e brasileiras, disponível aqui, e as atividades de verificação, disponíveis aqui. Pergunte: "Quais foram os três produtos mais exportados pelo Brasil? Quais são as principais aplicações comerciais desses produtos? Quais foram os três países que mais importaram produtos do Brasil em 2016? O que você já ouviu falar sobre esses países? Quais foram os três países que mais importaram produtos da África do Sul em 2016? O que você já ouvir falar sobre esses países?". Incentive-os a se comunicarem via WhatsApp para a discussão. Agora é hora de fazer a atividade de verificação. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Solicite que os alunos enviem suas produções finais pelo WhatsApp. Retome a questão utilizada na problematização da aula e solicite que os estudantes verbalizem, via mensagem de WhatsApp, as semelhanças que encontraram entre a economia brasileira e a sul-africana, no decorrer desta aula. Aproveite a ocasião para ressaltar o papel desempenhado pelas atividades relacionadas ao setor primário da economia dos países analisados. e introduza o conceito de BRICS. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre as exportações brasileiras durante a pandemia. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_13UND01

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas